Pages

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Prestação de Contas da Prefeitura foi apresentada no dia 18 de abril




Em relação ao pedido de impeachment do prefeito Carlos Eduardo protocolado pelo vereador Sandro Pimentel, a Prefeitura do Natal informa que solicitou no dia 29 de março à Câmara Municipal a prorrogação do prazo para o dia 30 de abril para o envio das demonstrações contábeis anuais referentes ao exercício de 2015. em virtude da mudança do sistema de informações da Prefeitura no decorrer do ano passado, o que acarretou algumas inconsistências durante a migração da base de dados.

Veja aqui o documento.

Na segunda-feira, dia 18 de abril, o Executivo apresentou à Câmara Municipal a referida prestação de contas,portanto, dentro do  prazo previsto em Resolução do Tribunal de Contas do Estado (Resolução nº 004/2013, de 31 de janeiro de 2013) e na Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, art. 51, § 1º. 

A Prefeitura respeita e destaca o importante papel desempenhado pelos órgãos de controle externo e pelo legislativo municipal e desde o início da gestão tem priorizado a transparência de informações através da internet e com a aplicação da Lei de Acesso a Informação em todas as secretarias.


Ao mesmo tempo lamenta a posição do vereador e seu partido que em Brasília é contrário ao impeachment da Presidente da República por considerar que o processo analisado na Câmara dos Deputados não configura crime de responsabilidade, mas no âmbito municipal tenta o impeachment do prefeito democraticamente eleito por conta de um simples atraso plenamente justificado e dentro do prazo estabelecido pelos órgãos de controle.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte recebe vários eventos neste fim de semana


Tem evento para todo gosto e tem muito aprendizado e solidariedade também. O cenário é o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, que recebe neste sábado(16) e domingo(17) uma turma que vai começar a oficina de mosaicos, com o mosaicista Sol das Oliveiras Leão, um artista múltiplo com trabalhos musicais, é faixa preta de aikidô e faz massagem ayuvédica. 

Foto: Marco Polo
A oficina, gratuita, é beneficiada pelo Fundo de Incentivo à cultura de Natal (FIC) e vai acontecer no período de 16/04 a 08/05, aos sábados de domingos, das 14h às 18h. A inscrição deve ser feita pelo e-mail seteasas@gmail.com, informando o nome, telefone e e-mail. Haverá seminários teóricos e oficinas práticas de produção de mosaico individuais e um grande painel coletivo reunindo as maiores riquezas do local. Esta é a segunda edição do projeto, após a construção de um painel no município de Cerro-Corá E Rio Branco, no Acre.

No domingo(17) serão três os eventos que acontecerão no Parque da Cidade. A continuação da aula de mosaico será à tarde. Mas, tem outras duas galeras do bem praticando a solidariedade e amor ao próximo. A partir das 8h, uma galera jovem do projeto “Som do Bem” vai animar a manhã de domingo com exercício funcional, alogamento, Kung Fu, aula de dança, Pilates e palestra sobre vida saudável. O grupo que promove o projeto “Exercitando o Bem” está vendendo camisetas, por R$20,00, para custear as ações do projeto que são realizadas nas comunidades carentes. É chegar, comprar a camiseta e participar do momento de solidariedade.

Já no auditório do Parque da Cidade, a especialista em Síndrome de Down, Gisele Fontes, vaiconversar com pais, familiares, profissionais da saúde e da educação, além de pessoas interessadas no assunto, das 9h às 16h. Ela vai tirar todas as dúvidas em como lidar com o assunto, seja no seio familiar ou no trabalho e no atendimento às pessoas com Síndrome de Down.

A entrada e estacionamento no Parque da Cidade são grátis, porém, os eventos “Exercitando o Bem” e “Conhecendo e Compreendendo a Síndrome de Down” são promovidos por particulares e cobrada a participação de cada um.

Então, está afim de fazer algo diferente nesse fim de semana? Vá para o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, um lugar seguro para o seu lazer!


terça-feira, 5 de abril de 2016

Revista destaca avanços na educação de Natal


A revista especializada em educação Linha Direta publicou na edição de fevereiro uma matéria destacando o trabalho que a Secretaria Municipal de Educação vem fazendo em Natal. O texto "Fortalecendo a Educação" traz inúmeros dados sobre as ações em favor do crescimento da educação pública na capital do Rio Grande do Norte. 

O texto destaca os avanços feitos em cerca de 3 anos de gestão, com o investimento de R$ 1,1 milhão para equipar 72 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 72 escolas de ensino fundamental. Além da distribuição e milhares de livros e de 50 mil fardamentos para os alunos da rede municipal de ensino de Natal. 

Além disso, a revista destaca as parcerias feitas pelo Município com ONGs como a Paralapracá, a Prazer em Ler e o Instituto Ayrton Sena. As ações conjuntas geraram projetos de incentivo e formação de leitores, além do combate ao analfabetismo.  O programa "MenteInovadora", que tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades cognitivas dos estudantes e beneficiou mais de 4 mil alunos, também foi destaque. 

A conquista de prêmios e a valorização do magisério também entrar na matéria. Sobre este último, foi destacado que nos últimos 3 anos a Prefeitura concedeu um reajuste de 49,7% aos profissionais da educação. Além disso, houve a escolha democrática de gestores nas unidades de ensino e uma mesa permanente de negociação com o Sindicato.

Confira a matéria na íntegra aqui.