Pages

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Bairro de Ribeira, em Natal, é tema da série Arquiteturas

O 9º episódio da série Arquiteturas deste sábado, 26 de dezembro, às 21h, pelo SescTV, terá como tema o bairro da Ribeira, em Natal. O local viveu seu auge de movimentação com a circulação de soldados americanos durante a Segunda Guerra Mundial, no século XX. Ribeira atraiu uma forte onda de apropriação cultural com apresentações musicais, casas de show, e ainda feiras de artesanato e antiguidades a partir da metade da década de 1990.

Com 26 episódios de 26 minutos, Arquiteturas fala sobre espaços públicos cujo uso e ocupação foram alterados pelos usuários e moradores. No dia seguinte à exibição de cada episódio pelo SescTV, o público tem o conteúdo disponível no site arquiteturas.sesctv.org.br – onde também estão fotos de bastidores, informações sobre novos episódios e vídeos inéditos relacionados à temporada. A direção do programa é do jornalista Paulo Markun e do cineasta Sergio Roizenblit.

Ribeira
         Campina da Ribeira foi o primeiro nome do bairro erguido na várzea do rio Potengi. O bairro surgiu no caminho entre a Fortaleza dos Reis Magos e a Cidade Alta, primeiro núcleo de Natal, no Rio Grande do Norte, a partir de 1800.

        
Assessoria de Imprensa/Semurb
Em 1861, vieram as primeiras obras urbanísticas: a construção de um muro para separar a área do alagadiço e o aterramento. Desta forma, as enchentes, constantes no bairro, cessaram e as enfermidades entre a população diminuíram. O movimento na Ribeira cresceu ainda mais com a implantação da ferrovia Imperial Bazilian Natal and Nova Cruz Railway Company, em 1880. O entreposto, serviços e comércio deu a Ribeira uma movimentada vida noturna, de bares e prostíbulos.

         Durante a Segunda Guerra Mundial, o bairro viveu seu apogeu de movimentação no comércio e nos serviços. A circulação de soldados americanos agitou a cultura e a boemia do bairro. Entretanto, a partir dos anos de 1950, com o deslocamento dos centros econômicos de Natal, Ribeira caiu em esquecimento. O desenvolvimento do turismo na capital, principalmente em torno do bairro de Ponta Negra, levou Ribeira a ser somente um cenário de passagem do circuito histórico.

         Para resgatar a importância cultural, em 1995 o projeto Fachadas da Rua Chile reformou a fachada de 45 estabelecimentos. A iniciativa foi bem aceita, e Ribeira atraiu uma grande onda de apropriação cultural, com apresentações musicais, casas de show, feiras de artesanato e antiguidades. Com isso, grandes empreendimentos se instalaram no bairro.
         O impulso, apesar de promissor, perdeu fôlego e diversas casas fecharam. Hoje, produtores acreditam que com a reforma do Terminal Marítimo de Passageiros e a chegada dos turistas dos cruzeiros a Ribeira ganhe em evidência e possa recuperar o papel que teve no passado.

Segundo a pesquisadora Ana Carolina de Araújo, os produtores culturais temem que a verticalização e valorização do centro histórico descaracterizem o bairro e desagreguem sua dinâmica cultural. Para o historiador Carlos Henrique Pessoa, após a abertura de bares e boates, o bairro passou a ser frequentado por jovens de classe média que apreciam rock e reggae. Mas cinco anos atrás, Ribeira era considerado um espaço marginal.
  
Nascimento do projeto
A série arquiteturas foi criada em 2013 pela Revanche Produções e Miração Filmes e realizada pelo SescTV. Firma-se na proposta de uma abordagem aprofundada do tema, mostrando que a arquitetura pode ser tão importante para explicar o homem, seu entorno e sua época, quanto a arte, a cultura e a história.

Sobre o SescTV

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil.

Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclo temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Via Assessoria de Imprensa  SescTV

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Programa “Nossa Cidade #TamojuntoNatal” chega a Zona Oeste


Foto: Joana Lima

O projeto “Nossa Cidade - #TamojuntoNatal”, da Prefeitura Municipal chega ao bairro de Cidade Nova, na Zona Oeste, da capital potiguar. O programa reúne, na Escola Municipal Professora Emília Ramos e no CMEI Marise Paiva, vários serviços administrativos e atendimento à comunidade em áreas como Saúde, Assistência Social, Serviços Urbanos e Habitação. Os atendimentos serão realizados no próximo sábado (12) e o horário de funcionamento será das 8h às 14h.

As ações são desenvolvidas por servidores de 19 secretarias e além dos moradores de Cidade Nova, a Prefeitura pretende receber a população de Felipe Camarão, Nova Cidade, Cidade da Esperança, Bom Pastor e Guarapes. O programa irá percorrer todas as regiões de Natal, sendo realizado a cada mês em um bairro diferente.

A coordenadora do projeto, Joanna Guerra, secretária-adjunta especial da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), explica que as melhorias no bairro começam antes mesmo do Projeto chegar. "Atualmente, o bairro já vem recebendo algumas ações que fazem parte do Projeto com ações como: Tapa Buraco; melhoria da sinalização horizontal (faixas, lombadas); melhoria na iluminação pública; serviços de limpeza pública; melhoria das condições físicas e estruturais da Escola Municipal Emília Ramos (parte hidráulica, elétrica, substituição de ventiladores, instalação de ar-condicionados, troca de lâmpadas, limpeza do entorno da escola, entre outras", revelou.

A capacitação dos cidadãos também é o objetivo do “Nossa Cidade #TamojuntoNatal”. Os interessados recebem encaminhamentos para cursos profissionalizantes. Oficinas educativas e palestras. Crianças e jovens podem participar de atividades de lazer.

Durante a primeira edição do projeto, os moradores dos conjuntos Pajuçara (1 e 2), do loteamento Novo Horizonte, dos conjuntos Parque das Dunas (1 ao 4), Vila Verde (1 e 2), Alvorada; Morada Alvorada, Nova República, Vista Verde, Brasil Novo, Além Potengi e João Paulo 2º foram os beneficiados.

Para o próximo ano, a Prefeitura planeja uma ampliação dos trabalhos do projeto Nossa Cidade, que conta ainda com a parceria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio/RN), representada pelo Sesc e pelo Senac; da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) e do Sebrae. Essas instituições também levarão seus serviços às comunidades atendidas pelo programa.



Confira a lista de atividades oferecidas em cada bairro onde o projeto chega:
- Mutirão de serviços urbanos: melhoria da iluminação e limpeza pública
- Biblioteca Móvel
- Biblioteca Virtual
- Escovódromo
- Vacinação
- Avaliação do IMC (Índice de Massa Corpórea)
- Aferição de Pressão Arterial
- Teste de Glicemia Capilar
- Teste rápido de HIV e Sífilis, além de aconselhamento aos casos positivos
- Atualização e emissão do Cartão SUS
- Orientações e distribuição de preservativos
- Orientações de combate à Dengue e Chycungunya - Orientações voltadas para a segurança
alimentar
- Mini campeonatos de futebol e outras atividades de esporte e lazer - Palestras e
orientações voltadas para o Microempreendedor Individual (MEI)
- Atendimento e orientações voltadas para o consumidor
- Mapeamento e encaminhamentos para a política do trabalho (Acessuas Trabalho)
- Agendamento para emissão da Carteira de Trabalho - Emissão de CPF
- Programa Minha Casa, Minha Vida: inscrições e atualização de dados
- CadÚnico: atualização e cadastramento
- Oficina de customização de roupas - Corte de cabelo
- Oficina de cabelo Afro
- Oficinas de brinquedos, desenho e de debates acerca de diferentes temáticas
- Apresentações artísticas e culturais: balé, capoeira, bandas de música, palhaço, entre
outras atrações
- Exposições fotográficas
- Informações turísticas
- Inscrições para cursos PRONATEC 2016.1
- Realização de atendimento social, psicológico e jurídico as mulheres em situação de
violência doméstico familiar
- Emissão do cartão do idoso
- Entrega de cartão de estacionamento para idoso/deficiente
- Orçamento Participativo

Secretarias e órgãos da Prefeitura que participam do projeto:

Agência e Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município (Arsban)
Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas)
Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos estruturantes (Seharpe)
Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov)
Procon Natal
Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes)
Secretaria Municipal de Turismo (Setur); Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur)
Secretaria Municipal de Saúde
Companhia de Serviços Urbanos de Nata - Urbana
Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU)
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Semul)
Secretaria Municipal de Cultura (Secult)
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb)
Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla)
Ouvidoria Municipal
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).