Pages

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Acontece nesta segunda o Fórum Interconselhos para discutir PPA 2018-2021


O Fórum Interconselhos acontece nesta segunda-feira, 8, a partir das 8h30, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). Promovido pela Prefeitura Municipal de Natal e coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), o evento objetiva debater acerca dos programas, ações e metas definidas pela gestão municipal para compor o Plano Plurianual Participativo (PPA) 2018-2021.

O Fórum contará com a participação dos órgãos da gestão municipal de Natal e das entidades de diversos segmentos sociais, dentre as quais, os conselhos municipais. Todos tiveram acesso, para análise e sugestões, ao documento preliminar com os projetos e ações propostos no PPA. "Daí ser necessário e importante a participação de todas as entidades envolvidas neste momento de definições", ressaltou a secretária de Planejamento, Glenda Dantas.

Segundo Glenda, "o Fórum é mais um espaço de participação da sociedade civil disponibilizado pela gestão municipal para garantir legitimidade a um processo tão importante para o planejamento da cidade, como é o de elaboração do PPA". Antes, aconteceu a reunião ampliada de lançamento do processo de elaboração do PPA e a ferramenta do PPA Participativo Virtual – que esteve disponível entre os meses de fevereiro e março, no site da Prefeitura.

Na última terça-feira, a Sempla promoveu uma reunião, com as secretarias municipais, para tratar da preparação do Fórum Interconselhos. Na ocasião, os participantes conheceram a metodologia pensada e puderam apresentar as suas sugestões para o evento.

O PPA é uma ferramenta de planejamento governamental do município, para a organização dos recursos do governo e da sociedade local em direção a uma visão de futuro de médio prazo, estabelecendo, dentre outros elementos, as diretrizes, os objetivos e as metas da gestão governamental. Lançado oficialmente no dia 20 de fevereiro, o processo de elaboração do PPA vem envolvendo todas as secretarias do município de Natal, sob a coordenação da Sempla.


 A proposta da Prefeitura do Natal é construir o PPA para o quadriênio 2018/2021 em conjunto com a sociedade, obedecendo ao princípio de da gestão democrática. O documento deverá ser entregue à Câmara Municipal até o final do mês de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário