Pages

terça-feira, 14 de abril de 2015

Biblioteca do Cemure está com acervo e equipamentos novos

A Biblioteca do Educador está integrada ao Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), está com acervo e equipamentos novos.  Localizada na Av. Coronel Estevam, 3705, no bairro de Nossa Senhora de Nazaré, a biblioteca oferece referencial pedagógico, organiza, preserva e dissemina informações para os profissionais da rede municipal de Educação. A mesma funciona dentro das instalações do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) e é chamada de Biblioteca do Educador Professora Olindina Gomes (BEPOG), onde também funciona o Núcleo de Memória da Educação de Natal.   

De acordo com a bibliotecária Rhavena Medeiros, a Biblioteca do Educador é especializada em educação e busca dar suporte aos projetos educacionais de estímulo ao ensino, à extensão e à pesquisa bibliográfica e científica. A biblioteca também reúne, sistematiza e disponibiliza informações contribuindo para auto capacitação e formação dos profissionais da rede municipal de ensino.

Além de todas as qualidades pedagógicas, recentemente a biblioteca do Cemure foi reformada e está de cara nova, com a renovação de acervos e de equipamentos. Foi criado um espaço adequado para Educação Infantil, com literatura e livros infantis para a criançada. “O espaço está climatizado e com mais iluminação, deixando a biblioteca mais aconchegante e agradável”, disse Rhavena Medeiros.

Foto: Adrovando Claro
Ainda segundo a bibliotecária, o acervo é constituído por obras de referências, livros, periódicos nacionais e internacionais e especializados, periódicos de referências, folhetos, relatórios, monografias, dissertações, teses, mapoteca, hemeroteca, multimeios (CD's, DVD's), entre outros. Todo o acervo é da Biblioteca do Educador Professora Olindina Gomes (BEPOG), da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do Núcleo de Memória da Educação de Natal. Entre as publicações da Secretaria Municipal de Educação e o acervo fotográfico, pode-se encontrar também coleção de cordéis e coleção em braile.

Os serviços disponíveis na biblioteca variam desde empréstimos domiciliares, a normalização de trabalhos acadêmicos e pesquisa virtual.

A biblioteca possui ainda um sistema on line que permite que a renovação de empréstimos de livros possa ser feita virtualmente, informando apenas a matrícula e o nome do usuário, que é criado no ato do primeiro empréstimo, como também informar o número do código de barras do livro. Já a solicitação de renovação é feita pelo email - bibliotecadocemure@gmail.com, porém é necessário que seja com pelo menos dois dias de antecedência do prazo de devolução do item.


A Biblioteca do Educador professora Olindina Gomes atende de segunda à quinta-feira, dás 08h às 21h, sem interrupção para almoço e na sexta feira de 08h ao meio dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário