O volume de obras de mobilidade em Natal pode aumentar em 2015 com a injeção de recursos que podem chegar até R$ 700 milhões, fonte de financiamento para a implantação do BRT (Bus Rapid Transit) e do Sistema Integrado de Transporte. A origem da verba é o Programa Aceleração do Crescimento (PAC) Grandes Cidades, que prevê a destinação de R$ 50 bilhões para todo país, anunciado pela presidente Dilma Rousseff em junho de 2013 em resposta às manifestações das ruas.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) espera na segunda quinzena de maio acabar com os transtornos causados ao trânsito da cidade em função das obras relacionadas à Copa do Mundo. Atualmente, a Prefeitura investe R$ 222 milhões com obras de mobilidade relacionadas ao evento esportivo e mais R$ 108 milhões no sistema de drenagem da Avenida Capitão Mor Gouveia.
Segundo a titular da Semob, Elequicina Santos, as obras de mobilidade deste ano incluem a construção de quatro estações de transferência, quatro terminais de passageiros e 1.052 abrigos para ônibus com recursos da Caixa Econômica Federal. Para 2015, os técnicos da Semob estão elaborando projetos a serem entregues à Caixa para obtenção de recursos estimados em R$ 451 milhões, mas que podem chegar a R$ 700 milhões depois de que os projetos executivos forem elaborados, anunciou Elequicina Santos.
Nesse rol, o projeto do BRT está orçado em R$ 130 milhões. Inclui um corredor exclusivo de ônibus biarticulados, de Gramorezinho (Zona Norte) a Ponta Negra (Zona Sul), passando pela Avenida Bernardo Vieira. Para isso, serão aproveitados os corredores exclusivos de ônibus do Pró-Transporte, na Zona Norte.
Pelo projeto, serão construídos túneis e viadutos nos corredores de ônibus das avenidas Salgado Filho com a Bernardo Vieira, túneis na Antônio Basílio com a Salgado Filho e dois viadutos na Salgado Filho com a Nascimento de Castro e Amintas Barros. Além de faixas exclusivas do BRT, que vai dar mais rapidez às viagens, os ônibus terão mais conforto com ar-condicionado, plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos e estações de integração com controle rigoroso de horários.
Também serão construídos corredores exclusivos de ônibus na Prudente de Morais ao custo de R$ 43 milhões; na Presidente Bandeira (R$ 15 milhões); e na João Medeiros Filho (R$ 42 milhões). Com a aprovação dos projetos executivos, esses valores poderão aumentar, explicou a secretária.
A reforma e a ampliação do Terminal de Passageiros de Soledade, na Zona Norte, irão custar R$ 4 milhões e a rede integrada de mobilidade urbana inclui ciclovias e corredores para bicicletas em todas as vias de circulação de ônibus.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) espera na segunda quinzena de maio acabar com os transtornos causados ao trânsito da cidade em função das obras relacionadas à Copa do Mundo. Atualmente, a Prefeitura investe R$ 222 milhões com obras de mobilidade relacionadas ao evento esportivo e mais R$ 108 milhões no sistema de drenagem da Avenida Capitão Mor Gouveia.
Segundo a titular da Semob, Elequicina Santos, as obras de mobilidade deste ano incluem a construção de quatro estações de transferência, quatro terminais de passageiros e 1.052 abrigos para ônibus com recursos da Caixa Econômica Federal. Para 2015, os técnicos da Semob estão elaborando projetos a serem entregues à Caixa para obtenção de recursos estimados em R$ 451 milhões, mas que podem chegar a R$ 700 milhões depois de que os projetos executivos forem elaborados, anunciou Elequicina Santos.
Nesse rol, o projeto do BRT está orçado em R$ 130 milhões. Inclui um corredor exclusivo de ônibus biarticulados, de Gramorezinho (Zona Norte) a Ponta Negra (Zona Sul), passando pela Avenida Bernardo Vieira. Para isso, serão aproveitados os corredores exclusivos de ônibus do Pró-Transporte, na Zona Norte.
Pelo projeto, serão construídos túneis e viadutos nos corredores de ônibus das avenidas Salgado Filho com a Bernardo Vieira, túneis na Antônio Basílio com a Salgado Filho e dois viadutos na Salgado Filho com a Nascimento de Castro e Amintas Barros. Além de faixas exclusivas do BRT, que vai dar mais rapidez às viagens, os ônibus terão mais conforto com ar-condicionado, plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos e estações de integração com controle rigoroso de horários.
Também serão construídos corredores exclusivos de ônibus na Prudente de Morais ao custo de R$ 43 milhões; na Presidente Bandeira (R$ 15 milhões); e na João Medeiros Filho (R$ 42 milhões). Com a aprovação dos projetos executivos, esses valores poderão aumentar, explicou a secretária.
A reforma e a ampliação do Terminal de Passageiros de Soledade, na Zona Norte, irão custar R$ 4 milhões e a rede integrada de mobilidade urbana inclui ciclovias e corredores para bicicletas em todas as vias de circulação de ônibus.
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