terça-feira, 25 de março de 2014
4 coisas que você precisa saber sobre o mosquito da dengue
A dengue é transmitida por um mosquito chamado Aedes Aegypti, Aedes vem do grego e significa “odioso” e Aegypti do latim significa "do Egito". E é um mosquito bem diferente dos demais, com hábitos diurnos e preferência em depositar ovos em locais urbanos, úmidos e tropicais. Para saber melhor sobre ele, reunimos quatro características dos mosquitos da dengue.
1 – Eles são menores
Os Aedes Aegypti são menores que os outros, medem em geral 0.5 cm. São pretos, com pequenos riscos brancos no corpo, na cabeça e nas pernas. Têm asas translúcidas e produzem um ruído praticamente imperceptível ao ouvido humano.
2 - A transmissão é feita pela fêmea
Quem transmite as doenças são as fêmeas, que se alimentam de sangue animal. Os machos preferem frutas e vegetais adocicados. As fêmeas costumam picar no começo da manhã e no final da tarde, elas picam na altura dos pés, pernas e tornozelos, porque voam numa altitude máxima de meio metro do solo.
3 - Ovos ficam em áreas urbanas
Os locais que escolhem para colocar os ovos ficam normalmente em áreas urbanas, sombreadas. Os ovos podem sobreviver por meses até a chegada de água propícia para a incubação e, por isso, é importante que a prevenção seja feita o quanto antes.
4 – Ciclo do nascimento do mosquito dura 10 dias
O ciclo de nascimento do mosquito dura cerca de 10 dias e passa por quatro fases de crescimento diferentes depois disso ele está apto a reproduzir, gerar ovos novos como também transmitir a doença.
Prevenção
Há várias formas de se prevenir da dengue, a principal delas é não deixar água parada. Um método eficiente para matar larvas e ovos em plantas é usar borra de café como inseticida natural.
Ações como limpar a caixa d’água, além de prestar a atenção em pneus e outros recipientes que juntam água é importante.
A Prefeitura do Natal dispõe do número 0800 281 4031 para denúncias de focos de dengue.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário