Pages

sexta-feira, 27 de março de 2015

Natal recebe nesta terça-feira sua Pegada Ecológica

Você sabe qual é a sua Pegada Ecológica? Não? Então, poderá descobrir ao visitar o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. O local será palco do lançamento da “Pegada Ecológica de Natal”, na próxima terça-feira (31), às 9h. O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em parceria com o Banco do Brasil, a Fundação Banco do Brasil, a Agência Nacional de Águas (ANA) e a WWF Brasil.
Natal foi a única cidade da região Nordeste escolhida para apresentação da Pegada Ecológica, uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo de uma população sobre os recursos ecológicos disponíveis no planeta. Este estudo, que é desenvolvido pela WWF Brasil, será entregue ao prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves e ao secretário da Semurb, Marcelo Rosado, em solenidade no auditório do Parque da Cidade.
A Pegada Ecológica de um país, de uma cidade ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam seus estilos de vida. Quanto maior a for a pegada ecológica, mais danos causados ao meio ambiente. 
“O WWF-Brasil escolhe uma cidade de cada região do País e Natal foi indicada pelo seu tamanho e suas características ambientais”, revela a consultora do WWF-Brasil, Meiriane Moura. Ainda segundo ela, o lançamento da Pegada Ecológica de Natal está gerando grandes expectativas.
O motivo são as mudanças que podem ocorrer nos hábitos dos natalenses, vez que a Pegada Ecológica tem como objetivo provocar alterações no estilo de vida das pessoas, tornando-os mais equilibrados e dentro dos limites bioprodutivos do nosso planeta. “Espero que esse evento consiga alcançar, sensibilizar as pessoas para uma reflexão e reduzir o impacto gerado no meio ambiente”, conclui a consultora.
O evento também vai contar com a presença de secretários municipais, estaduais do superintendente do Banco do Brasil no Estado, Sérgio Luiz Cordeiro de Oliveira, representantes da WWF Brasil, membros da sociedade civil organizada, autoridades e entidades ligadas ao meio ambiente.
WWF-Brasil

O WWF-Brasil é uma entidade comprometida com o fortalecimento do movimento ambientalista brasileiro e com o engajamento da sociedade na conservação da natureza. A entidade participa de uma rede internacional comprometida com a conservação da natureza dentro do contexto social e econômico brasileiro. O WWF-Brasil identifica problemas de conservação, concebendo e implementando, geralmente com parceiros, projetos de caráter demonstrativo que apontam soluções para esses problemas; trabalha ativamente para que as soluções ou prioridades em termos de conservação sejam adotadas, gerando produtos para audiências específicas e articulando ações de políticas públicas a partir dos resultados obtidos em seus projetos ou diagnósticos.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Natal conquista pela sétima vez o prêmio Top Aviesp como melhor cidade do País para fazer turismo

Praias urbanas ganharam novos equipamentos - Foto Alex Régis
Natal foi agraciada pela vez com o prêmio Top Aviesp 2015 conferido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Estado de São Paulo (Aviesp), como melhor cidade do Brasil para se fazer turismo em consulta feita aos 500 agentes de viagens paulistas. A comunicação foi feita pelo presidente da Aviesp, Marcelo Matera na quarta-feira (25) à noite ao secretário municipal de Turismo (Setur), Fernando Bezerril.
A entrega do prêmio será no próximo dia 10 de abril em Campinas, em solenidade programada pela Aviesp com vencedores de outras categorias. Segundo o secretário Fernando Bezerril este é um momento de comemoração, pois mostra que Natal continua na preferência dos turistas nacionais. O interior de São Paulo é o segundo maior polo emissor de turistas do Brasil.

Bezerril lembra ainda que em sua passagem anterior a frente da Prefeitura do Natal o prefeito Carlos Eduardo ganhou outras condecorações, somando agora sete prêmios Top Aviesp. “O prefeito Carlos Eduardo preparou Natal para receber os turistas com obras de infraestrutura, as praias urbanas ganharam nova urbanização e outras intervenções na capital, melhorando a autoestima dos natalenses além da divulgação do destino Natal, é com muito orgulho que vamos receber este prêmio”, disse Bezerril.  

sexta-feira, 20 de março de 2015

Prazo de inscrição para concurso de concepção artística da decoração natalina termina dia 27


Quer participar do projeto de concepção artística da decoração natalina 2015? Então não perca tempo. O prazo de inscrição no concurso termina dia 27 de março.  Podem participar pessoas físicas e jurídicas na forma do edital tais como: artistas independentes, associações, cooperativas, companhias, coletivos, grupos, empresas ou Micro Empreendedor Individual (MEI), com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural.  O concurso premiará o melhor anteprojeto de decoração no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

Está é a primeira vez que a Prefeitura do Natal abre espaço para a população participar do processo de criação da decoração natalina.  As inscrições que começaram no dia 27 de Fevereiro e terminam em 27 de Março de 2015, podem ser feitas no endereço, www.blogdafuncarte.com.br, e devem ser enviados junto com os desenhos, textos, fotos, etc., do anteprojeto, exclusivamente por correio eletrônico, para o endereço: usaf.semsur@gmail.com.

A ficha de inscrição deve ser baixada no site da Prefeitura do Natal www.natal.rn.gov.br ou no blog da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) www.blogdafuncarte.com.br. O formulário deve ser integralmente preenchido, assinado e digitalizado para envio pelo interessado. A inscrição deverá ser encaminhada somente por e-mail, até às 23h59min do dia 27 de março 2015.

Todos os detalhes do concurso podem ser conferidos no edital publicado no Diário Oficial do Município do Município no dia 27 de fevereiro de 2015. http://portal.natal.rn.gov.br/_anexos/publicacao/dom/dom_20150227.pdf

Foto: Alexis Régis

quinta-feira, 19 de março de 2015

Educação, cultura e diversão no Bosque das Mangueiras


Se você procura diversão saudável agregada à cultura e educação, o Bosque das Mangueiras é uma ótima opção para você e sua família. Contação de estórias, troca de livros, teatro de mamulengo, essas são algumas das ações de educação ambiental desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) no local. Além disso, o Bosque está aberto de domingo a domingo, das 5 da manhã às 11 horas e das 14 às 20 horas.

O Bosque das Mangueiras é aberto ao público todos os dias, lá é possível caminhar ouvindo o canto dos pássaros, respirar a natureza e viver momentos aconchegantes lazer. A Semurb oferece o projeto Bosque Literário, são serviços gratuitos de contação de estórias, incentivo a leitura e troca de livros. Esses serviços são disponíveis a população de terça a sábado, sempre no período da manhã, das 8 às 11 horas.
Além do Bosque Literário, a Semurb disponibiliza, as quintas-feiras, a cada quinze dias, oficinas que ensinam as crianças a produzirem brinquedos usando material reciclável. Elas acontecem sempre no período da tarde e visam promover a educação ambiental. Laura Paiva, que é chefe do Setor de Educação Ambiental da Semurb, explica que “as oficinas conseguem juntar diversão e aprendizagem, isso é importante no desenvolvimento de nossas crianças”. 

O fim de semana também é recheado de atrações. Aos sábados, é possível exercitar a leitura utilizando os livros de educação infantil que estão disponíveis na Ecoteca do Bosque e a cada 15 dias, a Semurb apresenta seu teatrinho de mamulengo. São apresentações divertidas e cheias de mensagens de educação voltado para as causas ambientais. 

O Bosque das Mangueiras fica na Avenida Nascimento de Castro com a Jaguarari, 1951, em Lagoa Nova. Venha e traga sua família para desfrutar de um ambiente aconchegante por natureza.