Pages

quinta-feira, 29 de março de 2018

Projeto Consultório na Rua leva assistência e atendimento de saúde a pessoas em situação de rua


  
Pessoas sem moradia também têm direito ao atendimento de saúde. É o projeto Consultório na Rua, criado em 2011 pelo Ministério da Saúde, que busca auxiliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional que se encontra em condições de vulnerabilidade.  

Em Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o projeto funciona desde 2014. Ao todo, são três equipes multiprofissionais que atendem a população que não tem onde morar nas zonas Leste e Sul da capital. Cada equipe é formada por enfermeiro, técnico de enfermagempsicólogo, e assistente social 

 As equipes desenvolvem ações integrais de saúde frente às necessidades dessa população, quando necessário, em parceria com as equipes das Unidades Básicas de Saúde do território. "O nosso trabalho é levar assistência social e de saúde à população em situação de rua in loco, o que quer dizer que nós atendemos as pessoas onde elas estão, em baixo de viadutos, semáforos, onde for", disse a técnica de enfermagem, Kivia Bezerra, que Integra a equipe da Unidade de Saúde São João do Consultório na Rua.  

O atendimento acontece de segunda a sexta a partir das 14h seguindo até as 20h, de forma itinerante. Cada equipe sai com o veículo que dá suporte as ações, em direção aos locais onde está concentrada a população de rua. Inicialmente a equipe faz um trabalho de pré-campo, para analisar o território a ser visitado e que está com uma necessidade maior e traçar a rota do dia. "Nós fazemos o pré-campo para ver onde a população de rua está, cada equipe tem um mapa de rotas a ser visitadas semanalmente, essas rotas são variáveis, por que em alguns lugares eles estão com mais frequência e outra hora não estão mais lá, uma vez que essa população é muito itinerante", comenta a técnica de enfermagem.   

Funcionando como uma ponte entre o grupo populacional e a atenção básica e de média e alta complexidade, cada equipe do Consultório na Rua atente cerca de 20 pessoas por dia. São ofertados curativos, vacinas, kits de higiene e prevenção, quando há necessidade são viabilizadas consultas com clínicos, dentista. A equipe realiza também a confecção de cartão SUS, dá suporte psicólogo, campanhas, palestras de educação em saúde, com temas como a tuberculose, que é uma doença que costuma acometer esse grupo populacional.  

"São pessoas em situação difícil e costumamos dar o máximo de suporte a eles, procuramos dar assistência, quando encontramos alguém em situação debilitada viabilizamos o internamento", explica a técnica de enfermagem que também integra a equipe, Rejane Rodrigues. 
O Consultório na Rua atua também como uma extensão dos serviços de saúde, levando para a rua serviços da atenção básica, como por exemplo, com o pré-natal, fazendo o acolhimento a gestante, vacinas, e ausculta de batimentos cardíaco fetal.    
 
Cada equipe do Consultório na Rua busca criar um vínculo com os usuários para possibilitar o desenvolvimento do trabalho, com abordagem e acolhimento in loco, onde eles se sentem mais à vontade. A partir daí a equipe consegue vincular o usuário ao SUS e unidades básicas de referência para que possam ter atendimento garantido.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário