Pages

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Semana do Meio Ambiente 2014 será aberta no Parque da Cidade nesta quinta

“Sua atitude faz a diferença”, com este lema a Prefeitura do Natal lança nesta quinta-feira (5), a Semana do Meio Ambiente 2014 (Sema). A solenidade de abertura acontece no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, às 8h30, com a presença do prefeito Carlos Eduardo Alves, do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Marcelo Toscano entre outras autoridades.

O evento, que acontece todos os anos na capital potiguar, tem como objetivo despertar a consciência ambiental dos natalenses com diversas ações de educação, cultura e entretenimento. A programação deste ano vai contar com atividades simultâneas no Parque da Cidade e no Bosque das Mangueiras até domingo, dia 8 de junho.

Durante a abertura, haverá apresentações especiais da Orquestra Sinfônica de Natal, Ballet Municipal e Coral Som das Águas da Caern.  A partir das 10h30, no Parque da Cidade, estão previstas duas mesas redondas sobre Eco museologia e Poesia das Águas. Além do lançamento do livro “Prata, São Francisco, Amazonas-União das águas: imaginário das grandes bacias fluviais brasileiras”, de Bené Fonteles em parceria com Marcelo Delduque, recentemente lançado pela Câmara Federal, em Brasília.

Também no Parque, às 17h, acontece mais uma mesa redonda sobre “Aquífero da cidade de Natal”, com a participação do prefeito Carlos Eduardo, da promotora do Meio Ambiente, Gilka da Mata, do diretor de operações da Caern, Isaias Costa Filho, entre outros. Ao final ocorre ainda o lançamento do livro do arquiteto João Maurício Fernandes de Miranda “Natal foto-gráfico do passado ao presente”.

Já no Bosque das Mangueiras, em Lagoa Nova, a partir das 8h, ocorrem diversas oficinas de reciclagem, de brinquedos, de música e pintura, exposição de artes, jogos educativos, trilha ecológica, show de mamulengos  entre outras atividades.

Reabertura do Parque

Este ano, a Sema 2014, marca também a reabertura do Parque da Cidade. O equipamento será devolvido aos natalenses após cinco anos sem realizar atividades voltadas para a educação ambiental.  A recuperação do Parque foi iniciada em agosto do ano passado e custou R$ 3,6 milhões. Foram reestruturadas as partes elétrica e hidráulica, passeio público, biblioteca, auditório, e os dois acessos de Candelária e de Cidade Nova, este último com a reativação do teleférico.

Além disso, foi construído um anexo para o Setor de Manejo, responsável pela manutenção da unidade de conservação, compra e instalação de três novos elevadores para a Torre, que vai abrigar um mirante da cidade e o Memorial Natal. E a conclusão de todos os pontos de apoio dos passeios. 


O Parque possui uma área de 132,36 hectares e está situado na Zona de Proteção Ambiental 1 (ZPA-1), entre os bairros de Candelária e Cidade Nova. E foi inaugurado em 2008, pelo prefeito Carlos Eduardo, mas fechado ao público na administração passada. Com a reabertura a unidade de conservação volta a oferecer à população o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), que é responsável por propor ações de conscientização ambiental junto à comunidade, a biblioteca e as atividades realizadas junto às escolas



Nenhum comentário:

Postar um comentário