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sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Projeto da Semob apresentado em Brasília prevê a construção de 26 km de BRT



A Prefeitura do Natal apresentou nesta segunda-feira, em Brasília, um projeto para mudar a cara do nossa transporte público.
O projeto prevê a construção de 26 km de corredores para o BRT, nas vias na Av. das Fronteiras,
na Tomaz Landim, na Felizardo Moura, na Bernardo Vieira, na Salgado Filho, na Roberto Freire.

O BRT (Bus Rapid Traffic) são ônibus articulados que trafegam em vias exclusivas. São mais eficientes na velocidade da locomoção e mais confortáveis aos usuários.

Além disso, o projeto contempla mudanças viárias na Prudente de Morais com a construção de dois viadutos para melhorar o tráfego.

O Plano Cicloviário de Natal também foi apresentado. O plano visa interligar todas as regiões da cidade com cicloviais e dotar determinados pontos com bicicletários para aluguel de bikes.

As novas estações de transferência também estão no projeto, junto com a reforma de todas as paradas de ônibus de Natal

Outro avanço é o sistema informatizado do transporte público, que vai disponibilizar informações de linhas, horários e tempo de espera.

Para ser implantado, ele depende da liberação de recursos na ordem de R$ 577 milhões do Ministério das Cidades. O projeto de Natal foi habilitado e a Prefeitura aguarda a resposta do órgão em duas semanas.

Veja o projeto



2 comentários:

  1. Belo projeto. Seria um sonho ver isso pronto antes da Copa de 2014... Que além de contemplar o BRT para RMN ainda prevê a criação de ciclovias tão importante numa cidade turística como a nossa...

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  2. Infelizmente, penso que BRT e coisas como as estações causarão mais problemas que soluções. BRTs são uma solução do passado e particularmente não cabem onde as vias não permitem. Tecnicamente falando, BRTs com paradas urbanas (300, 400m) são inviáveis. Do mesmo modo, viadutos e túneis degradam a região urbana do seu entorno e ao final os prejuízos são maiores que supostos benefícios. A Prefeitura está com uma mentalidade dos anos 1950, levando Natal para o passado em vez do futuro. Torço para que a cidade de Natal impeça essas obras sem sentido. Prof. Rubens Ramos, UFRN, Dept. de Engenharia Civil

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