Pages

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Funcionários da SME destacam o comprometimento com o serviço público

A assistente administrativo Lorena Câmara Pereira trabalha no gabinete da Secretaria Municipal de Educação de Natal desde 2008. Aprovada em concurso público, ela cumpre uma carga horária de 30 horas semanais, e ainda integra a Comissão Permanente de Concurso da SME (Compec). Lorena faz parte do universo dos funcionários públicos que atuam diariamente para garantir o funcionamento de toda estrutura da Secretaria Municipal de Educação de Natal.

Ao todo são 3.439 professores, 649 educadores infantis e 680 servidores efetivos, além dos profissionais contratados de maneira terceirizada, espalhados pelo órgão central e nas 72 escolas e 73 centros municipais de educação infantil.

Foto: Manoel Barbosa
Neste dia 28 de outubro, data que se comemora o “Dia do Funcionário Público”, a assistente lembra que depois de trabalhar na iniciativa privada, optou pelo serviço público, ao buscar uma segurança funcional. “Eu busquei estabilidade funcional. Foi uma decisão bastante acertada e eu sou muito feliz no que faço”, afirmando que é dever do servidor atender o público de maneira gentil e com respeito.

Quem também concorda com o pensamento de Lorena, é a funcionária Ana Maria Mallem Machado Sampaio. Ela entrou para o serviço público em 1980, e desde então, trabalha na Secretaria Municipal de Educação de Natal. “Eu tenho muito respeito pelas pessoas. Acredito que todo mundo tem o direito de ser atendido com presteza e receber uma resposta”, afirma.

Chefe do Departamento de Recursos Humanos da SME, Maria Anunciação Fernandes Macedo, trabalha na Prefeitura Municipal de Natal há 36 anos. Anunciação conta que os primeiros 10 anos no serviço público ela cumpriu expediente diário na Secretaria Municipal de Tributação, e só depois, veio para a Secretaria Municipal de Educação. “Faço meu trabalho com dedicação. Eu me identifico muito com essa atividade”, afirmando que não se arrepende de nada e que faria tudo novamente.

Quando acontece algum concurso público para a SME, Anunciação é uma das primeiras pessoas que mantém contato com os aprovados. Ela conta que muitos buscam uma tão sonhada estabilidade funcional e chegam ao serviço público depois de muito esforço e dedicação. “Os aprovados em concurso chegam felizes e com uma certa ansiedade”, conta.

Para a titular da SME, a professora Justina Iva de Araújo Silva, “o servidor público em qualquer pais do mundo é uma realidade e uma necessidade”, destacando que a estrutura dos serviços públicos necessitam desses profissionais capacitados e comprometidos com o exercício de atender toda sociedade. “O servidor público é extremamente importante, e pode fazer toda diferença em qualquer ente federado pela prestação do serviço que oferece”, destacando que o dia 28 de outubro é uma data para se dizer “obrigado” ao funcionário público.

Funcionário Público


O Dia do Funcionário Público foi instituído no governo do presidente Getúlio Vargas, com a criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.
Foto: Manoel Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário