Pages

quinta-feira, 13 de março de 2014

Programação do Dia da Poesia



Nesta sexta-feira (14) é comemorado o Dia da Poesia. Em alusão à data, a Prefeitura do Natal preparou uma programação especial, que inclui show de Silvério Pessoa e participação do ensaísta e poeta Eucanaã Ferraz.

Confira:

8h - CAFÉ DA MANHÃ PÃO & POESIA

Para celebrar o Dia Nacional da Poesia, a Prefeitura Municipal de Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes oferecerá o tradicional Café da manhã, Pão & Poesia, como de hábito com a presença de escritores da cidade e do ensaísta e poeta Eucanaã Ferraz.

Na oportunidade o Prefeito Carlos Eduardo e o Pte. da Funcarte Dácio Galvão recepcionará os convidados. Será uma manhã dedicada à poética brasileira que trará também em seu cardápio a seguinte programação:

*Assinatura pelo Prefeito Carlos Eduardo dos decretos que transfere da Secretaria de Esporte e Lazer para a Fundação Cultural Capitania das Artes os Centros de Artes e Esportes Unificados – CEUs (Minc / PMN).

Os CEUs terão os seguintes patronos:
CEU do bairro Lagoa Azul (Zona Norte) o poeta contemporâneo Moacy Cirne.
CEU do bairro Felipe Camarão (Zona Oeste) o mestre da poética oral Manoel Marinheiro.


Os CEUs é um projeto do Governo Federal em parceria com as prefeituras municipais. Em Natal, os CEUs serão coordenados pela Funcarte em ação conjunta envolvendo as Secretarias de Esporte e Lazer e a do Trabalho e Assistência Social. Funcionará Cine Teatro, Bibliotecas, Canteiros de Leituras, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Área de Esporte e Lazer.



 *Lançamento do Edital Público de Premiações Literárias:

- Othoniel Menezes (Poesia)
- Câmara Cascudo (Ensaio Etnográfico)
- Moacy Cirne (Ensaio Literário)

* Lançamento do livro A Poesia e o Poema do Rio Grande do Norte. (Reedição do Sebo Vermelho/ Prefeitura Municipal de Natal/ Projeto Nação Potiguar).

 MESAS LITERÁRIAS (Auditório Funcarte)

09h – Mesa 1:  “A Poesia vista pelos olhos da Poesia”
(Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Waly Salomão…) com Eucanaã Ferraz


10h – Mesa 2: Moacy Cirne : Da Crítica à Poesia Experimental

Mediação: Abimael Silva.
Palestrantes: Falves Silva, Anchieta Fernandes, Muirakitan de Macedo.


*Durante a manhã poética acontecerão Intervenções com o Grupo Para Eu Parar de Me Doer (Alessandra Augusta e Thiago Medeiros) & as poetas potiguares  Michelle Ferret & Ananda Kryhsna, homenageando Moacy Cirne.


20h – Pocket Show com Silvério Pessoa: Canções, Poesia e Hibridismo Cultural
Local: Pátio externo da Funcarte - entrada franca.

Silvério Pessoa revisa em suas canções as influências diretas da literatura, da poética e dos poetas que são seus parceiros: Marco Polo, Climério, Raimundo Carrero, e a presença da cultura Occitana através de um diálogo que o mesmo mantém durante 10 anos como resultado de pesquisas e de viagens ao Sul da França, o que culminou com cds e com sua recente defesa de dissertação de mestrado. 

Silvério canta POESIA URBANA, NAS TERRAS DA GENTE, ESTA CIDADE, PERNAMBUCANA, NA BOLEIA DA TOYOTA, COCO DO M, RARA BELEZA, SAIA AZUL, ao mesmo tempo que intercala suas canções com as situações no campo da literatura e da poesia que mais marcaram sua vida artística.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário