Pages

terça-feira, 22 de agosto de 2017

População do Planalto recebe UBS para atender mais de dez mil pessoas


A população do bairro do Planalto recebeu na tarde desta segunda-feira, 21, a nova Unidade Básica de Saúde Enfermeira Rosângela Lima, uma obra da Prefeitura de Natal que deve beneficiar cerca de dez mil pessoas por mês na comunidade. A unidade amplia a assistência à saúde pela rede municipal de atenção básica no Distrito Sanitário Oeste, com a adoção de três equipes de estratégia de saúde da Família, com cobertura de mais de 60% da população do bairro.
O prefeito Carlos Eduardo participou da entrega da UBS na rua Santa Beatriz, acompanhado do secretário de saúde, Luiz Roberto Fonseca, entre outros secretários municipais e servidores; de vereadores e do presidente do Conselho Regional de Medicina, Marcus Lima. 
O investimento na obra ficou em torno de R$ 810 mil e a Unidade conta com ambientes climatizados, amplos e com acessibilidade a idosos e pessoas com dificuldades de locomoção, além de área externa e estacionamento.  A unidade funciona com três equipes de estratégia de saúde da família, cada uma responsável por atender a 3.450 pessoas por mês, elevando a cobertura da SMS no bairro a 62% dos seus moradores.
A obra desta unidade ficou paralisada e há cerca de um ano e meio foi retomada, sendo um compromisso do prefeito para a área que não contava com serviço de saúde que atendesse a população. “Apesar das dificuldades, o senhor tirou essa unidade do chão, fazendo a obra de uma unidade totalmente nova”, afirmou o secretário municipal de saúde, Luiz Roberto Fonseca, acrescentando que já foram reformadas e ampliadas 37 unidades de saúde das 40 previstas pela administração municipal.


A enfermeira Rosângela Lima foi homenageada in memoriam, dando nome a UBS, pelo seu envolvimento profissional com seus pacientes. O presidente do CRM, Marcus Lima, irmão da homenageada, agradeceu e reconheceu a importância dos serviços básicos da saúde em Natal. 
O prefeito Carlos Eduardo destacou para a comunidade presente à inauguração a importância de serviços essenciais como os da saúde, sem que tenham sido atingidos por cortes de recursos, por ser área prioritária, assim como a Educação e Assistência Social. “Apesar da crise, conseguimos segurar essas três áreas essenciais da administração, e hoje entregamos essa nova unidade de saúde do tamanho de um hospital”, afirmou o prefeito.


O prefeito homenageou a enfermeira Rosângela Lima, lembrando do seu compromisso profissional e humanitário, como foi relatado por várias pessoas presentes.

Para a coordenadora de Estratégia de Saúde da Família da SMS, Marliete Duarte, a entrega desta UBS é de suma importância para a melhoria da assistência à saúde dos moradores do Planalto, diante da existência de apenas uma unidade no bairro, um dos maiores e mais carentes da cidade.


Estiveram presentes à entrega da nova unidade no Planalto, representantes da administração municipal como secretários, além de vereadores e lideranças comunitárias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário