Pages

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Secretaria de Saúde amplia rede laboratorial



O ano de 2017 foi de mudanças e implantação de ações importantes na assistência laboratorial da rede municipal de saúde de Natal.  Num trabalho conjunto com outros departamentos, setores e principalmente contando com a colaboração de todos os coordenadores das unidades laboratoriais da SMS, está sendo possível gerenciar, com processos administrativos, a realização de exames por gestão própria. Ao todo, em 2017, foram realizados um total de 2.061.727 exames em toda rede laboratorial da Secretaria Municipal de Saúde. 

A chefe do Setor de Apoio ao Diagnóstico e Incorporações de Novas Tecnologias (DINT), Elineide Alves, explicou que o primeiro passo para as mudanças foi a abertura de processos de compra para equipamentos permanentes, insumos laboratoriais e compra de exames efetivamente realizados por empresas com instalação de equipamentos e acessórios, além de assistência técnica e científica. “Recebemos a doação de um sistema de informática da Empresa Artmed, que será mantido pelas empresas vencedoras dos certames”. As atualizações são coordenadas pelo sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL), utilizado pelo Ministério da Saúde em todas unidades laboratoriais. 

Elineide Alves explica ainda que ao longo do ano foram realizados treinamentos e capacitações dos servidores para operacionalidade dos novos equipamentos; abertura da unidade laboratorial da UPA Sul; descentralização dos laboratórios distritais, com otimização de recursos humanos; abertura dos serviços de baciloscopia para hanseníase e escarro. 

O DINT fez a implementação dos serviços do futuro Laboratório Municipal de Referência de Natal, localizado no Distrito Sanitário Leste, nas dependências da Policlínica José Carlos Passos, onde no mês de novembro começou a funcionar os serviços e atendimentos internos com fluxo de algumas unidades com demanda reprimida, para posterior transferência para Unidade das Quintas, onde será instalado definitivamente. 

Atualmente, o município conta com quatro unidades laboratoriais nas UPAS; dois postos de coletas, sendo uma na Unidade Mista de Mãe Luiza e outra na Maternidade Felipe Camarão; duas unidades laboratoriais nas Maternidades, sendo uma na Leide Morais e uma na Araken Pinto, e o Laboratório da Policlínica José Carlos Passos. 

Com os laboratórios distritais desativados, todo o contingente está sendo assistido por empresas contratados por chamada pública até a abertura do Laboratório de Referência Municipal de Natal, onde este irá assistir a toda rede municipal.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário