Pages

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Museu da Cultura Popular realiza semana da Cultura Popular

A Prefeitura de Natal através da Fundação Cultural Capitania das Artes realizará a Semana da Cultura Popular que acontecerá nos dais 20, 21 e 22 de agosto, dentro das comemorações do aniversário de seis anos do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, inaugurado no dia 22 de agosto de 2008.

A programação será composta por violeiros, aboiador, declamador (poeta popular), boi de reis, pastoril, lapinha, joão redondo, feira de artesanato e outras atrações da cultura popular, tendo como objetivo de levar ao público mais uma opção de cultura, lazer e entretenimento a comunidade local aberta a visitantes de outras regiões.

A Semana propõe ainda, um grande encontro das artes envolvendo a cultura popular, criando oportunidades para o artista de expor e comercializar seus trabalhos sem a intervenção de atravessadores - uma nova alternativa de geração de renda para artistas e artesãos do RN.

 Música e viola, teatro de bonecos – joão redondo, dança de roda e o boi de reis, artesanato e suas peculiaridades estarão integrados de forma a contemplar as diferentes categorias da cultura genuinamente popular, garantindo a participação maciça da comunidade local, do público cativo do segmento e de admirados da arte. O local da apresentação é um sitio histórico de relevante valor para a história da cidade do Natal, o Bairro da Ribeira,onde estão o Teatro Alberto Maranhão, o Museu de Cultura Popular, sede do IPHAN, antiga Escola Doméstica dentre outros bens do patrimônio arquitetônico da cidade do Natal. Na oportunidade serão convidadas as escolas públicas municipais, estaduais, Instituições culturais, brincantes, quadrilheiros, carnavalescos e representantes de segmento religiosos.

 
Programação da Semana de Cultura Popular


Horário Fixo: 15h às 22h
Abertura com artesanato do Município, intervenção artística e danças folclóricas,  boi de reis; teatro de bonecos – joão redondo, quadrilhas juninas e barracas de comida típicas, exposição figurino das quadrilhas campeãs dos festejos  Juninos), declamador, aboiador e violeiros.

OFICINAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS: procedimento para inscrições nos editais e cadastramento no CEMEC/Funcarte.

20 de Agosto 2014
15h – Abertura
- Vila Cultura - Artesanato local
16h – Apresentação de João Redondo
19h - Apresentação do Boi de Reis do Bom Pastor
20h – Apresentação da Quadrilha Junina Beijoqueiros

 21 de Agosto 2014
15h - Vila Cultura - Artesanato local
16h – Auditório do Museu de Cultura Popular – Palestra: Gestão em Projetos & Politicas Públicas com o Consultor Josenilton Tavares (Certificado)
18h – Lançamento do Livro de Pedro Bandeira da Cantoria – Autor Aquino Neto
19h - Apresentação de Lapinha de Ponta Negra
20h – Maracatu – candomblé de Parnamirim
21h - Apresentação da Quadrilha Tradicional Campeã do XXVIII Festival de Quadrilhas Juninas de Natal: BRILHO MATUTO
 
22 de Agosto 2014
15h - Vila Cultura - Artesanato local
18h – Lançamento do Livro ‘’Cantigas de Estradar’’ – Autor Paulo Varela
19h – Encontro de Violeiros

Aboiador: Amâncio Sobrinho
Declamador: Bob Mota & Xexeu

Duplas:
Ivanildo Vila Nova x Raulino Silva
Antônio Lisboa x Edmilson Ferreira
Severino Dionísio x Edvaldo Zuzu
Pedro Bandeira x Zé Morais
Helânio Moreira x Felipe Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário