Pages

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Natal terá mais corredores de ônibus

Via Tribuna do Norte

O modelo de corredor exclusivo de ônibus implantado na avenida Bernardo Vieira, em 2007, será copiado para outras avenidas de Natal. A prefeitura aguarda a conclusão dos projetos executivos para 9,7 quilômetros de corredor semi-exclusivo do transporte público na capital potiguar – projeto orçado em R$ 125 milhões do PAC Grandes Cidades (PAC 2) e tenta a aprovação junto ao governo federal de recursos para projetos executivos relativos a outros 10,5 km de corredor exclusivo de ônibus. Ainda sem prazo para implantação desse sistema, a parte dos estudos, que está mais adiantada, deve terminar até o fim do ano.

O secretário adjunto de Trânsito da Semob, Walter Pedro da Silva, explica que estão sendo elaborados os projetos para corredores semi-exclusivos de ônibus nas avenidas Coronel Estevam (av. 9) e Hermes da Fonseca/Salgado Filho. Na primeira, o corredor acompanhará toda a extensão da avenida, somando 6 km alternados entre faixas exclusivas e semi-exclusivas. Já na Hermes, o trecho entre a avenida Bernardo Vieira e a rua General Cordeiro de Farias, em Petrópolis, somará outros 3,7 km de corredor semi-exclusivo.

A previsão de conclusão dos projetos é até dezembro deste ano. Ele estima em dois anos o prazo de execução das obras. Quando forem concluídos, os projetos seguem para fase de contratação seguida de execução. Em relação aos corredores exclusivos serão implantados na Salgado Filho, aproximadamente 1 km entre a Bernardo Vieira e a Amintas Barros; 7,3 km na Prudente de Morais, da avenida da Integração à General Cordeiro de Farias; e cerca de 2 km na avenida Presidente Bandeira (av. 2), da av. 9 à Bernardo Vieira.

Mas, Walter Pedro conta que ainda aguarda autorização do governo federal para iniciar os projetos executivos dos corredores exclusivos. Essas obras junto à implantação de 1054 novos abrigos de transporte público, além de uso de concreto nas faixas de ônibus, estão orçados em R$ 1,3 bilhões, oriundos do PAC 3. “Mas ainda é necessário dar mais consistência aos projetos para definir o valor”, adianta Walter Pedro.

Personagens
“Quando estou trabalhando é bom porque tem as faixas exclusivas, mas para motoristas de carro particular é ruim porque os sinais não são sincronizados"
Alex Fabiano,
Motorista de ônibus

“A faixa exclusiva facilita para os ônibus e dá mais agilidade ao trânsito”
Romão Ferreira Lima,
Motorista de ônibus

“O trânsito aqui é péssimo, mal organizado. Mas, o pior é o espaço: muito apertado para a quantidade de carro que passa aqui”
George Soares,
Taxista

“Para quem está nos ônibus é bom, porque anda rápido, mas é ruim para os pedestres. Tem pouca faixa e não tem respeito pela faixa. Também poderia melhorar um pouco as calçadas e a segurança, porque tem muito assalto”,
Luciene Gonzaga,
Estudante

Nenhum comentário:

Postar um comentário