Pages

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Ações alusivas à semana do aleitamento materno​ da SMS Natal teve grande aceitação​

Cerca de 45 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Natal estiveram envolvidos nas atividades de encerramento da Semana Mundial do Aleitamento Materno promovida durante pelo Departamento de Atenção Básica. As ações do último sábado 9, aconteceram no Complexo Cultural da Zona Norte.

As mães que compareceram ao local puderam realizar uma multivacinação podendo regularizar a situação dos cartões de vacina dos bebês, além de poderem realizar o teste do pezinho, o teste da orelhinha, teste do olhinho e de receberem orientações sobre aleitamento materno e realização de teste rápido para identificar sífilis e HIV.

Segundo a coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente, Fabíola Andréa Leite, as mães com crianças que foram ao Complexo receberam também vitamina B e puderam fazer o cálculo do índice de massa corpórea (IMC).

O Setor de Vigilância Epidemiológica, o NAI, junto com o Distrito    Sanitário Norte II e a Unidade de Saúde Potengi disponibilizam equipe de vacinadores como, enfermeiros e técnicos de enfermagem, insumos e imunobiológicos para atendimento a clientela que participou do evento.
“Disponibilizamos todas as vacinas do calendário de vacinação da criança ao idoso de forma a atender toda a clientela que estiveram no encerramento da Semana do Aleitamento Materno”, a chefe do NAI, Solange Cruz.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança. Com o objetivo de seguir os compromissos assumidos pelos países com a assinatura do documento, foi fundada em 1991 a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA. Essa Organização criou no ano de 1992 a Semana Mundial de Aleitamento Materno, para promover as metas da “Declaração de Innocenti”.

A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. A WABA define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na Semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Entretanto, a data e o tema podem ser adaptados em cada País a fim de que seja obtido mais e melhores resultados do evento. No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário