Foto: Ney Douglas/Novo Jornal |
Dentro do prazo. Esta é a situação da obra de enrocamento de Ponta Negra. A fixação de pedras na orla tem o objetivo de proteger o calçadão da força do mar e da erosão marítima, que no início do ano deixou o principal cartão postal de Natal em destroços. Segundo a Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), a obra já está 70% concluída e tem previsão de ser entregue no final de setembro.
O secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Pereira, calcula que dos 2 km de intervenção, 1.100 metros já receberam a aplicação de pedras em suporte. O volume total de rochas a ser instalado é de 19.753 m³. Após a conclusão do serviço, a secretaria iniciará a execução do projeto de urbanização da orla, completando a reestruturação do calçadão.
Além da renovação das pedras instaladas na via do calçadão, novos quiosques e iluminação também estão previstos na obra de reestruturação da Orla Marítima Urbana de Natal, que compreende a praia de Ponta Negra e o trecho entre a praia de Areia Preta e do Forte. O valor total da obra é de R$ 14.636.160,00.
“O enrocamento é uma obra temporária; faremos estudos para reestruturar não apenas o calçadão, mas a praia em si. O calçadão vai ser complementado com as obras de reestruturação da orla”, explica o secretário.
Para a recuperação da faixa de areia da praia de Ponta Negra ainda serão definidas as ações a partir de estudos de engodamento da praia e obras contra a erosão. A Prefeitura de Natal encaminhou ao Ministério de Integração o pedido de contratação de estudos para viabilização do contrato com uma empresa que realize este estudo. Na próxima terça-feira, o secretario Tomaz Pereira pretende viajar a Brasília para definir o assunto.
Atualmente, o perímetro de faixa de areia está entre oito a dez metros em maré alta. A proposta é estabelecer um espaço de 35 metros entre o calçadão e o mar, incluindo a parte da proteção de pedra, estando em maré alta, através do engodamento da praia, tendo como exemplo serviço semelhante já realizado no litoral de Recife (PE).
“Ainda precisamos realizar os estudos, mas conversando com os pescadores soubemos de um barranco de areia em Ponta Negra que poderia ser removido para o engodamento”, revela Pereira. Entre o estudo e a execução desta nova obra a previsão é de dois anos.
Como ação contra a erosão, que ocasionou os desmoronamentos há quase dois anos, o secretario afirma que terão as opções de um espigão ou quebra-mar, mas que será definido através das análises técnicas.
Isolamento
De acordo com o secretário, a medida que o enrocamento avança, os trechos deteriorados são recuperados. Recentemente um trecho de 50 metros foi interditado próximo ao Hotel Miramar pelos estragos ocasionados pelas fortes chuvas da semana. O local foi interditado pela Defesa Civil e será recuperado quando for alcançado pelo serviço.
O coordenador da Defesa Civil de Natal, Jeoás Santos, confirma a existência de alguns pontos isolados, tendo em vista o risco de acidentes no calçadão. Ao todo são sete pontos de isolamento ao longo do calçadão de Ponta Negra, compreendendo tanto a região de lojas quanto a dos hotéis. No início do ano eram vinte pontos de isolamento.
Diferente da interdição, o isolamento visa apenas proteger o local deteriorado, deixando espaço para passagem de pedestres. Para isso foram utilizados telas, tapumes, braçadeiras, vigas, além de placas sinalizando o perigo e a atividade de obras no local.
As dificuldades encontradas pelo coordenador se relacionam com a retirada do material de isolamento. Diariamente os pontos são monitorados e percebe-se que a população retira o material. “Não sabemos se são os comerciantes, moradores, ou os turistas que retiram, pois ainda não flagramos a ação. Inclusive, esse é um ato possível de punição de acordo com o artigo 130”, adverte Jeoás. Ele pede a colaboração da comunidade para manter o isolamento e garantir a segurança dos transeuntes.
O secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Pereira, calcula que dos 2 km de intervenção, 1.100 metros já receberam a aplicação de pedras em suporte. O volume total de rochas a ser instalado é de 19.753 m³. Após a conclusão do serviço, a secretaria iniciará a execução do projeto de urbanização da orla, completando a reestruturação do calçadão.
Além da renovação das pedras instaladas na via do calçadão, novos quiosques e iluminação também estão previstos na obra de reestruturação da Orla Marítima Urbana de Natal, que compreende a praia de Ponta Negra e o trecho entre a praia de Areia Preta e do Forte. O valor total da obra é de R$ 14.636.160,00.
“O enrocamento é uma obra temporária; faremos estudos para reestruturar não apenas o calçadão, mas a praia em si. O calçadão vai ser complementado com as obras de reestruturação da orla”, explica o secretário.
Para a recuperação da faixa de areia da praia de Ponta Negra ainda serão definidas as ações a partir de estudos de engodamento da praia e obras contra a erosão. A Prefeitura de Natal encaminhou ao Ministério de Integração o pedido de contratação de estudos para viabilização do contrato com uma empresa que realize este estudo. Na próxima terça-feira, o secretario Tomaz Pereira pretende viajar a Brasília para definir o assunto.
Atualmente, o perímetro de faixa de areia está entre oito a dez metros em maré alta. A proposta é estabelecer um espaço de 35 metros entre o calçadão e o mar, incluindo a parte da proteção de pedra, estando em maré alta, através do engodamento da praia, tendo como exemplo serviço semelhante já realizado no litoral de Recife (PE).
“Ainda precisamos realizar os estudos, mas conversando com os pescadores soubemos de um barranco de areia em Ponta Negra que poderia ser removido para o engodamento”, revela Pereira. Entre o estudo e a execução desta nova obra a previsão é de dois anos.
Como ação contra a erosão, que ocasionou os desmoronamentos há quase dois anos, o secretario afirma que terão as opções de um espigão ou quebra-mar, mas que será definido através das análises técnicas.
Isolamento
De acordo com o secretário, a medida que o enrocamento avança, os trechos deteriorados são recuperados. Recentemente um trecho de 50 metros foi interditado próximo ao Hotel Miramar pelos estragos ocasionados pelas fortes chuvas da semana. O local foi interditado pela Defesa Civil e será recuperado quando for alcançado pelo serviço.
O coordenador da Defesa Civil de Natal, Jeoás Santos, confirma a existência de alguns pontos isolados, tendo em vista o risco de acidentes no calçadão. Ao todo são sete pontos de isolamento ao longo do calçadão de Ponta Negra, compreendendo tanto a região de lojas quanto a dos hotéis. No início do ano eram vinte pontos de isolamento.
Diferente da interdição, o isolamento visa apenas proteger o local deteriorado, deixando espaço para passagem de pedestres. Para isso foram utilizados telas, tapumes, braçadeiras, vigas, além de placas sinalizando o perigo e a atividade de obras no local.
As dificuldades encontradas pelo coordenador se relacionam com a retirada do material de isolamento. Diariamente os pontos são monitorados e percebe-se que a população retira o material. “Não sabemos se são os comerciantes, moradores, ou os turistas que retiram, pois ainda não flagramos a ação. Inclusive, esse é um ato possível de punição de acordo com o artigo 130”, adverte Jeoás. Ele pede a colaboração da comunidade para manter o isolamento e garantir a segurança dos transeuntes.
Espero em Deus ver a Orla de Natal, bonita, iluminada, com bons quiosques e academias apta para receber os natalenses e turistas...
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