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terça-feira, 10 de setembro de 2013

Prefeitura de Natal tem projetos para a construção de BRTs e ciclovias



A Prefeitura do Natal tem projetos para melhorar a mobilidade da cidade. O primeiro é o Plano Cicloviário, discutido junto com a sociedade civil, ele pretende ligar toda a cidade por meio de ciclovias, além de dispor de um programa de aluguel de bicicletas.


Outro projeto da Prefeitura é do BRT (Bus Rapid Trafic), um sistema de transporte público mais rápido e eficiente. De acordo com o projeto, seriam 26 km de BRT em toda cidade, ligando a Zona Norte com a Zona Sul de Natal. A previsão é que seja implantado até 2015, caso o cronograma seja seguido. 

Além desses, tem a instalação das novas estações de transferência, que funcionarão em conjunto com o atual sistema de integração temporal das linhas. A inauguração da primeira estação está prevista para o final deste ano.

O Blog da Prefeitura fez uma rápida entrevista com a engenheira civil secretária de Mobilidade  Urbana, Elequicina dos Santos, sobre esses projetos.

1- Qual a data para a implantação do Plano Cicloviário de Natal?
O projeto do Plano Cicloviário já foi apresentado ao Governo Federal e estamos aguardando a liberação da verba. Assim que ela (a verba) for liberada, poderemos afirmar com precisão uma data de implantação.

2- Existe alguma previsão para a implantação do BRT?
O projeto do BRT foi incluído no pacote das obras de mobilidade. Estamos também na expectativa da liberação da verba pelo ministério, sendo que, se o cronograma for seguido (com a liberação das verbas federais), a previsão é para 2015.

3- E quanto as estações de transferência. Quantas serão e quando a primeira será inaugurada?

No início serão duas novas estações de transferência em um novo modelo onde o cidadão terá muito mais conforto e acessibilidade. Estamos na iminência de fazermos a licitação e pretendemos inaugurar a primeira ainda esse ano.

Um comentário:

  1. Meu prefeito não esqueça que coisas simples e baratas também resolvem. RESSUSCITE O VIA LIVRE. A falta de fiscalização tá matando o da Av Afonso Pena e onde foi implantado. O Via Livre equivale a duplicar uma via gastando apenas com sinalização. Tenha coragem de enfrentar os comerciantes, donos de hospitais e clinicas que fazem da via pública estacionamento para seus clientes.

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