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segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Um legado para Natal



*Artigo veiculado na edição de domingo da Tribuna do Norte

Natal teve 53 meses para realizar as quatro obras da matriz da Copa FIFA 2014. Quando assumimos, só restavam 18 meses e nada fora feito. Por isso, tais obras já eram dadas praticamente como perdidas. Natal estava ameaçada de ser excluída da competição. Não podíamos admitir tal absurdo e nos comprometemos a realizá-las. A primeira providência foi readequar o projeto do lote 1,  com intervenções na Felizardo Moura, Complexo da Urbana, Mário Negócio, Bernardo Vieira, Mor Gouveia, Jerônimo Câmara, dentre outras importantes artérias que compõem o corredor estrutural oeste. As obras compreendiam alargamento de vias, corredores exclusivos para ônibus, canteiros centrais, calçadas acessíveis e plataformas de embarque e desembarque. No redimensionamento do projeto, reduzimos as desapropriações de imóveis de R$ 25,6 milhões para apenas R$ 4 milhões e deixamos de lado o alargamento da Mor Gouveia, implantando-se o primeiro binário de Natal, onde a Mor Gouveia e a Jerônimo Câmara passarão a ter mão única, solução inovadora já adotada em cidades como Curitiba e Rio de Janeiro. As intervenções estão orçadas em R$ 118 milhões.

As obras de drenagem, orçadas em R$ 194 milhões, já foram iniciadas, pois não exigem contrapartida da Prefeitura.  Elas vão eliminar 33 pontos de alagamento em Lagoa Nova, Nova Descoberta, Dix-Sept Rosado, Candelária, Bom Pastor, Cidade da Esperança e Nazaré. As obras incluem a urbanização de 7 lagoas e a construção de um túnel com 12 quilômetros de extensão e 45 metros de profundidade para levar as águas pluviais até o rio Potengi, interligando o sistema de drenagem das zonas sul e oeste. Também já foi dada ordem para os serviços contidos no lote 3, que vão padronizar  e dar acessibilidade a 55 quilômetros de calçadas entre as zonas sul e oeste. Serão construídos 278 mil metros quadrados de calçadas, que receberão 300 abrigos de passageiros e 6 mil árvores, num projeto de inclusão, cidadania, mobilidade e meio ambiente, orçado em pouco mais de R$ 25 milhões.

Finalmente, foi dada ordem de serviço para a quarta obra, o lote 2, que prevê a construção de 6 túneis (Romualdo Galvão com Lima e Silva, Jerônimo Câmara com Prudente de Morais, Mor Gouveia com Prudente de Morais, Raimundo Chaves com Prudente de Morais e mais 2 na Lima e Silva com Prudente de Morais) O projeto contempla também um viaduto estaiado na rotatória da Prudente de Morais e outro na Salgado Filho, a construção de 2 passarelas (Mor Gouveia e Moraes Navarro), passagens de níveis, iluminação, sinalização e paisagismo, além de passeios com piso tátil, rampa para portadores de necessidades especiais e paradas de ônibus. Seu custo está orçado em R$ 222 milhões. Para garantir tudo isso, faz-se necessária uma contrapartida de R$ 70 milhões. Assim, com apenas 8 meses de gestão, já estamos com investimentos de R$ 629 milhões só com mobilidade. Além disso, vamos aplicar R$ 15 milhões na nova orla, R$ 23 milhões na recuperação de Ponta Negra, perfazendo um total de aproximadamente R$ 700 milhões e vamos entrar em 2014 com novos projetos que superam a marca de R$ 1 bilhão. Isto representa empregos, salários, movimentação econômica. É Natal se reerguendo.

Carlos Eduardo
Prefeito de Natal

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