Pages

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Carnaval 2014: Semob define mudanças no trânsito

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) da Prefeitura de Natal finalizou o planejamento da operação especial para intervenções viárias no entorno dos cinco pólos do Carnaval deste ano, na cidade. Um efetivo de 250 agentes da mobilidade será mobilizado, além de 12 viaturas e 27 batedores, para atuar entre a sexta-feira (28) e a quarta-feira de Cinzas (5/3), último dia da “Folia de Momo”.
Alex RégisRibeira: começou ontem montagem da estrutura para desfilesRibeira: começou ontem montagem da estrutura para desfiles


A secretária municipal de Mobilidade Urbana, Elequicina dos Santos, disse que o efetivo será suficiente para garantir a segurança nas vias públicas, onde ocorrerão mudanças no trânsito de veículos, em virtude das festas. “Disponibilizamos efetivo para as ocorrências de trânsito no município e para a orientação dos motoristas sobre os desvios no sistema viário”, afirmou a secretária.

A recomendação da Semob é para que, ao se deslocar de carro, o folião redobre a sua atenção na via pública, inclusive com relação ao uso de cinto de segurança, respeito aos limites de velocidade, à sinalização dos desvios e intervenções viárias, além de evitar o uso de bebida alcoólica. Outra orientação para os foliões é para que usem, principalmente, o transporte coletivo, seja o ônibus, opcional ou táxi. 

Segundo a Semob, o serviço de transporte coletivo vai operar durante o Carnaval para atender a população que quiser sair de um lado a outro da cidade. A Semob está divulgando seis mapas (disponíveis no site da Prefeitura) em que indicam o Plano de Mobilidade Urbana durante o Carnaval, nos cinco Polos Multiculturais, apontando também as áreas da cidade que estão bloqueadas para o tráfego de veículos.

No Pólo Multicultural de Ponta Negra haverá, por exemplo, bloqueio do trânsito na avenida Praia de Jenipabu, onde um palco será armado do lado próximo à avenida Praia de Muriú.

A outra área bloqueada para concentração das bandas, fica entre a avenida Roberto Freire e as ruas Praias de Camboinhas e de Ponta Negra. As áreas de estacionamento de veículos recomendadas ficam na avenida Praia de Muriu e no Largo de Capim Macio, uma quadra antes da avenida Praia de Jenipabu.

Já os ônibus vão circular dentro do conjunto Ponta Negra, usando como escoamento de ida e volta, a avenida Praia de Tibau para ligação à avenida Roberto Freire e avenida Dinarte Mariz (Via Costeira).


No Pólo da Redinha, a área bloqueada ao trânsito compreende todo o entorno entre a praça do Cruzeiro e a Igreja de Pedra, onde ficará um palco, enquanto o segundo palco ficará armado na rua Ulysses Guimarães entre as ruas Baependi e Araguaia.

O Polo das Rocas contará com um palco armado na rua Pereira Simões, com bloqueio do trânsito entre as ruas João de Deus e São Francisco. No Centro Histórico o bloqueio do trânsito situa-se entre a rua Ulysses Caldas e João Pessoa, no limite com a avenida Rio Branco, que estará liberada para a passagem de veículos.

Em relação a Ribeira, o trânsito ficará bloqueado na avenida Duque de Caxias entre a Tavares de Lyra e a Esplanada Silva Jardim. Ontem, a prefeitura já começou a montagem da estrutura que vai ser usada para o Desfile das Escolas de Samba e tribos de índios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário