Pages

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Prefeitura nega fechamento do pronto-socorro Sandra Celeste

 
A Prefeitura do Natal garantiu, em nota publicada hoje (6), que não fechará o Pronto-Socorro Infantil Sandra Celeste, após informações de que a Secretaria Municipal de Saúde considerou encerrar as atividades da unidade de saúde.

No comunicado, a SMS afirma que a unidade tem papel importante na rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo a única unidade pública em Natal aberta para o atendimento pediátrico. A pasta diz também que não anunciou o fechamento do pronto-socorro e que discute a "reorganização do serviço de urgência e emergência em pediatria" e, para isso, seria necessário ampliar o atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Pajuçara e Cidade da Esperança, nas zonas Norte e Oeste da cidade.

A informação de que a Secretaria Municipal de Saúde fecharia o Sandra Celeste foi divulgada na última terça-feira (4) em nota do Sindicato dos Médicos do Estado (Sinmed/RN). No texto, o sindicato afirma que o Sandra Celeste seria fechado após a transferência dos médicos para a UPA de Cidade da Esperança.

Na nota, os médicos afirmam que o serviço ofertado apenas na Unidade de Pronto Atendimento seria prejudicado, por ter menos estrutura - cinco leitos de observação frente aos 15 do Sandra Celeste, além de não ter raio-X, neuropediatra, ortopedista, nutricionista e odontologia.

O Sinmed também frisa o Sandra Celeste como a única unidade pública de Natal a receber demanda pediátrica, desde o encerramento desse serviço no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, no Hospital Santa Catarina e no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, que juntos tinham 100 leitos atendendo uma média de mil pacientes por dia.

Ontem, funcionários do Sandra Celeste, incluindo médicos e servidores, se reuniram com representantes da SMS. Na reunião, os profissionais mostraram-se contrários à transferência. Por sua vez, a secretaria afirmou que não pretende fechar o pronto-socorro, mesmo que houvesse relocação de servidores. Procurados, a assessoria de imprensa e o secretário municipal de Saúde Cipriano Maia não atenderam às ligações da TRIBUNA DO NORTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário