Pages

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Projeto Praia-Escola de Educação EcoEsportiva ensina natação para estudantes da Rede Municipal de Natal


Aos 11 anos de idade e morador da Praia do Meio, o estudante da Escola Municipal Professora Laura Maia, Luis Felipe Majioli Barros decidiu perder o medo do mar e aprender a nadar. Nesta quarta-feira (04), ele participou na enseada da Praia do Forte, do lançamento do Projeto Praia-Escola de Educação EcoEsportiva e Ambiental, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Natal.  “Eu venho na praia com a minha mãe e sempre fico na areia. Agora, eu quero perder o medo e também aprender natação. Já estou sabendo que é preciso ter cuidado com as pedras e ficar em uma área mais segura”.
O estudante é um dos participantes do projeto coordenado pelo assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, o professor Milton França Júnior, que tem mais de 20 anos de experiência no ensino de hidroginástica e natação em praia.

 A primeira turma é formada por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental matriculados na Escola Municipal Professora Laura Maia, localizada na Rua do Motor, s/n Rocas. Inicialmente o 1º Curso Introdutório de Natação na Praia oferece 12 aulas de 80 minutos cada, uma vez por semana.

“Neste primeiro momento o projeto começa com os alunos da Escola Municipal Laura Maia, e logo em seguida, vamos atender os alunos das escolas Santos Reis e Henrique Castriciano. Estas escolas estão localizadas nas proximidades da orla urbana de Natal, e é muito importante que o espaço seja utilizado também de maneira pedagógica”, destacou a titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva que foi conferir o primeiro dia do curso.

Foto: Manoel Barbosa
De acordo com o idealizador do projeto, Milton França Júnior, o espaço da enseada da Praia do Forte é ideal para esse tipo de atividade. “Temos uma orla privilegiada. Precisamos utilizar também de maneira educativa e pedagógica. O contato com o mar é fundamental, além da atividade física que melhora o processo de aprendizagem dos alunos, e comprovadamente também apresenta resultados no bom comportamento e disciplina das crianças e adolescentes”.

“Eu já sei nadar um pouco. Quero aprender mais, principalmente como respirar direito na água”, conta Douglas Dantas de Oliveira, de 10 anos que mora no bairro das Rocas. A mãe de Douglas Oliveira, Ana Iris de Oliveira foi acompanhar o filho, e também colaborar com o projeto, destacando a importância da presença da família nas atividades da escola.

“Gosto muito da praia. Quero me defender das ondas fortes e das pedras. Na sala de aula, a professora ensinou também muita coisa sobre o meio ambiente e o mar”, disse Brenda Joana Pereira da Silva, de 11 anos.

 Acompanhando os alunos do 5º ano, a professora Francigleide Pereira de Souza, destacou que além da prática, os alunos estão estudando em sala de aula, questões importantes sobre o meio ambiente, preservação e conservação do ecossistema.

 Durante as aulas, os alunos e professores do curso utilizarão como apoio a estrutura municipal disponível na região da Praia do Forte, como banheiros, duchas, depósito e áreas de descanso e contemplação.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário