Pages

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Alunos participam da Olimpíada de Raciocínio Lógico Mind Lab da Rede Municipal de Natal


Jogos e competição! Durante esta semana, alunos de oito escolas municipais que participam do Programa MenteInovadora, disputaram a seletiva local da Olimpíada de Raciocínio Lógico Mind Lab da Rede Municipal de Natal. A cerimônia de abertura aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), com a presença dos alunos, professores e gestores das unidades de ensino participantes.

De acordo com a representante da Mind Lab, Mariza Augusta, e gerente de relacionamento da região Nordeste, as Olimpíadas


Mind Lab é um evento em que os alunos e educadores trocam experiências entre eles e as escolas, e com instituições de ensino de outras cidades, estados e países. “É um momento significante para os participantes. A Olimpíada, por meio dos jogos, traz a competência do raciocínio lógico e trabalha a concentração de forma colaborativa”.

Segundo Mariza Augusta, a Olimpíada é um momento de compartilhar e praticar a diversidade de habilidades exploradas nas aulas do Projeto MenteInovadora. “Compreender o entorno estratégico, planejar e executar, resolver problemas, pensar de forma criativa, lidar com o ganhar e o perder, cooperar e trabalhar em equipe, jogar honestamente e com espírito esportivo”, explicou os objetivos da Olimpíada.
 
Na abertura, a secretária municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva agradeceu aos professores e gestores pelo êxito dos trabalhos desenvolvidos nas escolas, utilizando a metodologia do Programa MenteInovadora e aos alunos pelo compromisso e desempenho. “É um prazer grande receber todos para este momento da Olimpíada de Raciocínio Lógico, etapa local. É muito importante independente do resultado, pois vocês estão exercitando uma prática saudável, com acesso a metodologia inovadora, trabalhando com os jogos - o raciocínio lógico e os valores éticos e sociais”.
Durante a solenidade, a coordenadora pedagógica da Mind Lab, Rose Araújo dos Santos, explicou as etapas das Olimpíadas. “Primeiro ocorreu o torneio interno da escola, para escolha dos quatro jogadores que estão hoje representando a unidade de ensino em que estudam. Em seguida, as oito escolas selecionadas, disputam esta etapa local. Quatro escolas se classificarão para a etapa regional. Já a equipe vencedora de cada região classifica-se para o torneio nacional. Teremos ainda um evento internacional de confraternização entre representantes dos países em que a Mind Lab está presente”.
As equipes da etapa municipal da disputa foram formadas pelos alunos das escolas municipais: Irmã Arcângela, Reginaldo Ferreira, Antônio Campos, Palmira de Souza, Josefa Botelho, Luiz Maranhão Filho, Ferreira Itajubá e Waldson Pinheiro. O aluno Matheus Teixeira, do 7º ano da Escola Municipal Waldson Pinheiro, realizou o juramento do competidor.


Após a cerimônia de abertura, teve início a competição dividida em duas categorias (do 4° ao 7º ano) e do 8º e 9º ano. Os alunos disputaram os jogos de Quoridor, Octi, Damas e Abalone. Foram vencedoras e classificadas para a etapa regional as equipes da E. M. Professor Luiz Maranhão Filho, E. M. Professor Waldson José Bastos Pinheiro, E. M. Professora Josefa Botelho e. M. Professor Reginaldo Ferreira Neto. E a partir de agora essas equipes treinam com o objetivo de se prepararem para disputar as etapas regional e nacional da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário