Pages

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Festival Literário de Natal debate trajetórias literárias, poesia, arte e identidade cultural


Zuenir Ventura
Henfil, Ariano Suassuna e Zuenir Ventura são três personalidades que em suas respectivas áreas, deixaram e ainda deixam uma contribuição grandiosa para a cultura brasileira e para o mundo. Da arte do traço, humor, ativismo, política e irreverência; ou da literatura, música e cultura popular e do Nordeste Armorial; e da crônica, ficção e jornalismo literário. Assim é também o movimento Tropicalista, pois seus protagonistas são referências multiculturais para várias gerações posteriores.
Estes quatros pilares norteiam muitas das discussões na edição 2017 do Festival Literário de Natal – FLIN, que será realizado entre os dias 8 e 11 de novembro, na praça Augusto Severo e Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, na Ribeira.
Zélia Ducan

Realizado pela Prefeitura de Natal por meio da secretaria Municipal de Cultura e Fundação Cultural Capitania das Artes (Secult/Funcarte), o FLIN nos abastece de novos debates e intelectuais de grande contribuição para a cultura brasileira. Seu conteúdo engloba as muitas vertentes do fazer literário, mas vai além ao refletir sobre trajetórias relevantes, localmente ou em âmbito nacional, como é o caso das mesas sobre Veríssimo de Melo, Nísia Floresta, Manoel Dantas, Frei Miguelinho e Woden Madruga.
E de emblemáticos como Tom Zé e José Carlos Capinan, que representam contribuições reais para a música, poesia e vanguardas brasileiras, assim como Marcelo Rubens Paiva (“Feliz Ano Velho”, “Bala na Agulha”, “Blecaute”, “Malu de Bicicleta”, “Não és tu, Brasil”) e Carla Camurati (“Carlota Joaquina”, “Irma Vap – o retorno”, “Copacabana”) se tornaram divisores de águas para a literatura e o cinema. E o cartunista Henfil, o artista que revolucionou com seu traço único e o humor, que agora será revisitado por Jaguar, André Dahmer, Claudio Oliveira e Ivan Consenza.

Visitar a obra e a trajetória de um autor com a presença do próprio homenageado é um momento singular, pois é a oportunidade de entender o contexto de cada livro ou personagem. E será assim com o jornalista e cronista Zuenir Ventura. Ele irá dialogar com seus interlocutores, nada menos que o escritor e jornalista Edney Silvestre e o filho Mauro Ventura, diretor de teatro e cinema e jornalista. Será o grande momento de pontuar a carreira e o caminhar deste autor militante na vida, no jornalismo e na literatura. Zuenir escreveu obras que misturam ficção e realidade, como “Não verás País Nenhum” (Global) que chegou a 27ª edição, “1968 – O Ano que Não Terminou”, “Cidade Partida”, “Inveja – Mal Secreto”, “Sagrada Família”, entre outros.

O mossoroense recém-empossado na Academia Brasileira de Letras, João Almino (“Enigmas da Primavera”, “Ideias para onde passar o fim do mundo” e “Entre Facas, Algodão”) estará pela primeira vez em uma mesa literária no FLIN, ao lado do também potiguar Humberto Hermenegildo (“Rastejo”, “Argueirinha”). Eles falarão sobre suas escritas e a relação entre ficção e memória. O poeta e ensaísta Antônio Cícero está de volta para falar sobre o “vale tudo da poesia”, ao lado de Nelson Ascher, tradutor e crítico literário e cinematográfico.

Assim como Zélia Duncan e Antônio Nóbrega - que além de participar de bate-papos sobre seus interesses literários (Ariano Suassuna e Hilda Hilst) -  ainda vão apresentar shows musicais. Os dois se apresentam na quinta e sábado, respectivamente às 22h.

As irmãs Ana Miranda e Marlui Miranda abordaram temáticas mais recentes em seus trabalhos. Recém diplomada com o 2º lugar no Prêmio Jabuti 2017 pela biografia “Xica da Silva, a Princesa Negra” (Ed. Record), Ana Miranda tem sua carreira calcada em biografias e romances históricos, como “Boca do Inferno” (sobre Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira), “Dias e Dias” (sobre Gonçalves Dias) e “A Última Quimera” (Sobre Augusto dos Anjos). Neste bate-papo falará sobre sua pesquisa que nos transporta para o Brasil do século 18: uma realidade de fidalgos e pés-rapados, de cantos africanos e rezas católicas, um quadro vivo e riquíssimo de detalhes do violento ciclo do diamante, por meio do qual Ana Miranda reconstrói a biografia de Xica da Silva, uma personagem que nos fascina há gerações.

Festival de Violeiros e Repentistas
Dentro do evento literário também acontece o Festival de Violeiros, com apresentações de cultura popular, poesia oral e shows com nomes como Ivanildo Vilanova, Raimundo Caetano, Amâncio Sobrinho e uma participação especial de Jessier Quirino. Presença também da Academia Norte-Riogradense de Literatura de Cordel e o espaço Estação do Cordel. Na sexta-feira, mais viola será entoada com o show de Os Nonatos, às 22h.

A parceria com o Sesc-RN complementa a programação com a participação de jovens autores, temas do universo digital, quadrinhos, ilustradores, cultura pop e a presença do teatro como elo elemento da literatura oral. Nos estandes das editoras Cooperativa Cultural da UFRN, Sebo Vermelho, Queima Bucha, Jovens Escribas. CJA, Academia Norte-riograndense de Letras estão programados vários lançamentos.  O Flin também marca o retorno da revista Brouhaha, que passa a ser digital e interativa, um veículo de convergência de mídias.


PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL LITERÁRIO DE NATAL  2017



QUARTA-FEIRA, DIA 8.11
18h – Tenda Moacy Cirne
‘O Literário em Veríssimo de Melo’
Diógenes da Cunha Lima e Michelle Paulista

19h – Tenda dos autores
MESA 1: ‘Tropicália Lixo Lógico’
Com Tom Zé | André Vallias

20h - Tenda dos autores
Mesa 2: Tropicalismo: inserção & desdobramentos
José Carlos Capinan | Carlos de Souza
Participação Gereba Barreto

21h -Mesa 3 - O Escritor Militante
Com Zuenir Ventura | Mauro Ventura | Edney Silvestre

22h – Palco
Show musical de Tom Zé



QUINTA-FEIRA, 9.11
8h - Abertura do Espaço Sesc/Flin
8h às 9h - Contação de Histórias com Ivan Zigg- RJ
9h às 10h - Contação de Histórias de O Tapete Voador- PE
Com Mila Puntel (atriz e contadora de histórias) & a pernambucana Bruna Peixoto (musicista e contadora de histórias).
10h às 11h   - Um livro para cada leitor: Kalliny Moura e Márcio Benjamin Mediação da jornalista e poeta Michele Ferret
13h às 14h - Contação de Histórias- Ivan Zigg- RJ
14h às 15h - Contação de Histórias- O Tapete Voador- PE
15h às 16h - Traço e rabisco, o que é isso?: Luiza de Souza-RN e Aureliano Medeiros-RN. Mediação de Michele Ferret RN

18h – Tenda Moacy Cirne
Nísia Floresta’
Com Diva Cunha e Nivaldete Ferreira

FESTIVAL DE VIOLEIROS

19h – Tenda dos Autores
Tema:  ‘A poesia de Hilda Hilst, por Zélia Duncan”
Com Zélia Duncan

20h – Festival da viola
Apresentações de Sebastião Dias e Zé Carlos do Pajéu | Oliveira de panelas e Zé Viola | Ivanildo Vila nova e Raimundo Caetano | Valdir Teles e Severino Feito | Ismael pereira e Jonas Bezerra | .Aboiador Amâncio Sobrinho
Participação especial: Jessier Quirino – pocket show

22h – Show musical de Zélia Duncan



SEXTA-FEIRA, 10.11
8h as 9h - Contação de histórias Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare-RN
9h as 10h -  Contação de histórias Companhia Pé de Baobá- PB
10h as 11h - Nerd e Otaku: diálogos de força: Gabriel Andrade-RN, Giovana Leandro-RN e Paulo Morais-RN. Mediação de Milena
Intervalo
13h as 14h - Contação de histórias Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare-RN
14h as 15h - Contação de histórias Companhia Pé de Baobá- PB
15h as 16h   Mistura de versos: poesia, cordel e rap: Manoel Cavalcante-RN, Regina Azevedo-RN e Fábio Brazza- SP. Mediação de Carlos Fialho-RN
17h40 – Lançamento da Revista cultural digital #Brouhaha – 2017/01

18h – Tenda Moacy Cirne
“Conversas com Woden Madruga – 60 anos de jornalismo”
Com Tácito Costa, Franklin Jorge e Beatriz Madruga
Os convidados pontuarão a trajetória do decano do jornalismo potiguar, falando em jornalismo, política, cultura, cultura popular, memória, livros, amigos e cartas
19h – Tenda dos Autores
MESA 1: ‘romance: Ficção e Memória’
João Almino e Humberto Hermenegildo

20h – Tenda dos Autores
MESA 2: ‘Vale Tudo em Poesia?’
Antônio Cícero, Nelson Ascher e Vicente Serejo

21h – Lançamento de “Entre Facas, Algodão”, de João Almino
(Local: Estande da Cooperativa Cultural no FLIN)

21h10 – Tenda dos Autores
Mesa 3: Literatura e Cinema
Marcelo Rubens Paiva e Carla Camurati

22h – Palco
Show musical de “Os Nonatos”



SÁBADO, 11.11

18h – Tenda Moacy Cirne

“Frei Miguelinho e Manuel Dantas”
Com Edgar Dantas e Gustavo Sobral

19h – Tenda dos Autores
MESA 1: “Políticas Públicas para a Cultura Popular ”
Antônio Nobrega e Luiz Assunção

20h – Tenda dos Autores
MESA 2: “O Rebelde do Traço & Outros Traços”
Jaguar  | André Dahmer  | Claudio Oliveira | Ivan Consenza

21h – Tenda dos Autores
MESA 3: Xica da Silva, a Princesa Negra
Ana Miranda e Marlui Miranda

22h - Show: Antônio Nóbrega em
 “Um Recital para Ariano Suassuna”


ESTANDES DAS EDITORAS
EDITORA SEBO VERMELHO
Lançamentos:  “Vila Nova – Mito, Versos e Viola” e “Fabião das Queimadas – de Vaqueiro a Cantador” (Irani Medeiros)
Curta-metragem: “O recanto de Carmin” (dir.: Felipe Silva de Oliveira)

EDITORA QUEIMA BUCHA
Quinta-feira: “19272017 – 90 Anos da Invasão de Lampião a Mossoró “, Livro de Literatura de Cordel (autor: Neto Braga)
Sexta-feira
 “Uma história de fé e cura – Contada em prosa e em prece” (autora: Francisca Fernandes de Oliveira Gomes). Relato da autora, sobre a descoberta do câncer de mama em sua filha. Do tratamento à cura.
  “Aves de arribação-Lendas e canções sertanejas” (Autor: José Leão – 2ª edição. Livro do poeta assuense, publicado originalmente em 1877. Com posfácio de Alexandre Alves
Sábado: “Espelho” – Poesia (Autora: Camila Paula)





Nenhum comentário:

Postar um comentário