Pages

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Atendimento às mulheres em situação de violência é ampliado


O prefeito Carlos Eduardo inaugura, na próxima sexta-feira (24) às 16h, a nova sede do Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser (CREN), equipamento da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul) que atende mulheres em situação de violência doméstica. O endereço, que antes era na zona norte de Natal, será agora na Avenida Bernardo Vieira, bairro de Dix-Sept Rosado, 2280, próximo à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).

Foto: Alex Régis
Com a mudança, além de estar numa localização mais acessível para as mulheres moradoras dos diversos bairros da capital e que necessitam do atendimento, as novas instalações do CREN também possibilitarão ampliar o número de atendimentos e o leque de serviços. O equipamento continua oferecendo assistência psicossocial e jurídica para as usuárias, mas também dispõe de estrutura para oferecer capacitações e formações profissionais para as mulheres.

A nova estrutura física conta a recepção, salão multiuso, quatro salas para atendimento de acolhimento, uma sala para atendimento jurídico, uma para atendimento de serviço social, outra para acompanhamento psicossocial e mais uma para atendimento psicológico. Conta ainda com brinquedoteca, espaço da mamãe – com estrutura para mães com bebês, copa, cozinha, coordenação, sala de reuniões, além de banheiros para usuárias e servidores.

“Esperamos que, com a mudança, as mulheres tenham mais acesso aos serviços do nosso Centro de Referência, que além de prestar atendimento às mulheres que se encontram em situação de violência doméstica, também entenderá os serviços para as mulheres de um modo geral, que queriam participar das capacitações que iremos oferecer”, planeja Andréa Ramalho, secretária da SEMUL.

Na semana seguinte à inauguração, de 27/11 a 01/12, serão oferecidos serviços de saúde, habitação e assistência social, como a realização de palestras, consultas, exames preventivos, massagens, vacinação e testes rápidos, além de orientações sobre o cadastro do programa Minha Casa Minha Vida.

16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

A inauguração da nova sede do Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser faz parte da programação da campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, que ocorre em nível nacional a partir do próximo dia 20 – Dia Nacional da Consciência Negra. Em nível internacional, começa no dia 25 - Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres e vai até o dia 10/12 - Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A campanha foi criada em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership– CWGL), resolveram criar o evento com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. Atualmente, cerca de 150 países desenvolvem esta campanha.

Os “16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher” se caracterizam por reunir datas importantes para o enfrentamento à violência de gênero e de respeito aos direitos humanos. 

Datas:
20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra
25 de novembro – Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres
1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à AIDS
6 de dezembro – Dia Nacional da Mobilização de Homens pelo fim da violência contra a mulher – Laço Branco – Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá)

10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário