Pages

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Natal em Natal terá de música a gastronomia, literatura e cinema


O calendário do Natal em Natal, promovido pela Prefeitura, começa a ser divulgado. As atrações musicais foram confirmadas nesta terça-feira (22) pela Fundação Capitania das Artes (Funcarte). As apresentações começam dia  13 de dezembro na Árvore de Mirassol, com o show da cantora potiguar Roberta Sá. Já no dia 20 de dezembro, no mesmo local, quem se apresenta é o cantor Zeca Baleiro. Neste ano o evento irá ocorrer também na zona Norte de Natal. Os shows acontecem no Ginásio Nélio Dias no dia 14, com apresentação de Fagner, e no dia 21 de dezembro, com o show de Elba Ramalho. Além das atrações musicais, o ciclo natalino terá espetáculos do Natal em Cena. 



O calendário do Natal em Natal tem início em novembro, quando a Prefeitura realiza o seminário Cine Natal (4 a 6), Festival Literário de Natal (6 a 9) e o Circuito Gastronômico de Natal (14 a 17).

O Circuito  terá atividades na Praça das Flores, Mercado de Petrópolis, Cidade Alta, Mãe Luíza e Rocas. Segundo o produtor Walde Faraj, nas  oficinas da Praça das Flores está confirmada a presença da chef paulistana Ana Luíza Trajano (Brasil à Gosto), que realizará oficina gastronômica para o público e vai aproveitar a participação para autografar, em caráter de pré-lançamento, seu novo livro “Cardápios do Brasil” (editora Senac). Também estão confirmados os chefs Carlos Ribeiro (Na Cozinha), Douglas Van Der Ley (É!), a enóloga portuguesa  Jacira Matos e o chef português Paulo Matos. De Natal, vários chefs participam em oficinas e encontros, como Cacau Wanderley, Adriana Lucena, Tadeu Lubambo, François Schimmt, entre outros. Haverá duelo dos curiosos, concurso Prato de Mãe  e oficina do Mercado do Peixe.

Também integra o calendário gastronômico o Festival Pratodomundo, evento promovido pela Samba.  O evento  acontece dias 16, 23 e 30 de novembro onde está confirmado o concurso e a realização de oficinas sob a consultoria do chef Alexandre Gurgel, com participação de donos de restaurantes do Beco da Lama e Adjacências.

Encontros de diretores

Outra novidade é o Seminário “E por Falar em Cinema”, anunciado como primeira etapa do Cine Natal. O evento contará com debates pela manhã nos dias 4, 5 e 6 de novembro. O destaque sem dúvida ficará no encontro de diretores, “uma reivindicação do setor audiovisual”, segundo informou o coordenador de Novas Mídias da Funcarte, o jornalista Rafael Duarte.

Estão confirmados os cineastas Claudio Assis (Amarelo Manga, Baixio das Bestas, Febre do Rato), o espanhol Santiago Zannou (El Truco del Manco, Alacrán Enamorado e El alma de La Roja) e o produtor e diretor português Alexandre Cebrian Valente (Eclipse em Portugal), além de oficina com o roteirista Marcelo Caetano, com participantes do edital de curtas-metragens de ficção.

Um debate sobre conteúdo audiovisual para tv e internet  contará com dois nomes de ponta: Valter Sales, diretor  executivo do canal Sesc TV e Mauro Alves Garcia, diretor executivo da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão. De acordo com o coordenador de Nova Mídias da Funcarte, está confirmada a participação, nesta mesa, de um representante da SAV — Secretaria do  Audiovisual do Ministério da Cultura.

Festival Literário


O Festival Literário de Natal também ganhará um evento  agregado. É o Encontro de Escritores em Língua Portuguesa (EELP). O local terá o formato do antigo ENE, com uma tenda climatizada com capacidade para receber mais de 600 pessoas, montada na praça Augusto Severo, no bairro da Ribeira. Do Brasil participam as estrelas Caetano Veloso, Marina Lima, Tatiana Salem Levy, Milton Hatoum, Eucanaã Ferraz, Nelson Pereira dos Santos, Zeca Camargo, entre outros. Dos convidados estrangeiros estão na lista José Eduardo Agualusa, Luís Carlos Patraquim, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário