Pages

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Prefeitura do Natal negocia com grevistas da saúde

A Prefeitura do Natal negocia, desde o dia 8 de outubro, com os servidores da saúde pública municipal. 

O executivo encaminhou uma proposta de rajuste de 8% dos vencimentos, o percentual equivale aos anos de 2012 e 2013. 

A proposta é que a partir de janeiro de 2014 sejam discutido o próximo reajuste, de forma a garantir a sustentabilidade financeira do município, bem como garantir ganhos salariais para os servidores.

Vale lembrar que os servidores da saúde estão com reajustes congelados desde 2012.

A Prefeitura ainda se comprometeu a pagar as férias atrasadas dos servidores, a estudar a implantação dos quinquênios.

Veja a nota oficial da Prefeitura sobre o caso

 No dia 04 de outubro de 2013, em continuidade ao processo de diálogo e de construção de negociação, estiveram reunidos os sindicatos SINSENAT, SINDAS, SINDSAÚDE, e ODONTOLÓGOS e a Prefeitura através das secretarias GABINETE, SAÚDE, SEGELM, SEMPLA, PROCURADORIA e CONTROLADORIA, visando dialogar e discutir a pauta de negociação de parte ( LC 118 e LC 120) dos servidores da Prefeitura Municipal de Natal, tendo em vista a definição de propostas em face ao complexo cenário econômico-financeiro que desafia a Administração Municipal de Natal. Após as apresentações e discussões sobre o tema, RESUMIDAMENTE, foram feitas as seguintes propostas por parte da Prefeitura Municipal de Natal. A saber:

1. Em relação às férias dos trabalhadores, referentes ao período de janeiro-abril de 2013  que ainda não foram pagas, será feito um levantamento dos servidores que não receberam naquele período e serão pagas ainda no ano de 2013, de forma programada de acordo com o impacto financeiro. Para as férias de 2012, será efetuada a identificação  dos  servidores  inseridos  nesta  situação  e  o  impacto  financeiro,  para  proceder  a  decisão  de pagamento durante o ano de 2014.

2. Quanto a quinquênios devidos, será realizado levantamento e impacto financeiro para definir o cronograma de implantação na folha de pagamento, iniciando o pagamento ainda no ano de 2013, em função da conclusão dos processos;

3. A situação do conjunto de gratificações não implantadas para os trabalhadores da saúde que já desenvolvem suas funções nos serviços de saúde, a SMS com apoio da SEGELM fará levantamento dos valores dessas gratificações bem como o respectivo impacto financeiro para posteriormente apresentar um cronograma de pagamento que ocorrerão durante o ano de 2014, de acordo com as possibilidades financeiras da prefeitura e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

4. Será criada uma comissão (prazo de 60 dias) com integrantes da Prefeitura e Sindicatos para estudar e propor soluções para os impasses ocorridos em função dos casos de auxílio-doença, adicional noturno e contribuição dos servidores sobre o salário integral para a previdência do município. Nesse período fica garantido o pagamento integral da remuneração durante a licença médica.

5. Quanto ao reajuste dos salários a Prefeitura se compromete a pagar um percentual de 8% conjunto relativo aos anos de 2012 e 2013 (data-base março). O pagamento ocorrerá a partir de janeiro de 2014. Em janeiro de 2014 serão iniciadas as negociações relativa a data-base de março de 2014.

6. A correção salarial dos Assistentes em Saúde para a matriz de técnicos contemplados com a alteração da lei nº
134/2013, de 05 de setembro de 2013 – (DOM 09/09/2013), começará a ter efeito a partir do pagamento de salários da Prefeitura do mês de outubro de 2013, condicionado a apresentação da documentação necessária.

Foi reafirmado o compromisso de continuar mantendo o diálogo transparente e democrático e   de continuar construindo e avançando na negociação, condicionados as disponibilidades financeiras do poder executivo municipal e restrições da legislação em vigor.

Ocorre que o SINSENAT e o SINDSAÚDE decidiram por rejeitar a proposta e iniciar uma greve.

O ponto principal de discordância é quanto ao índice de reajuste dos salários.

Com a implantação dessa proposta, a partir de janeiro de 2014 a folha de pagamentos aumentaria em R$ 16.300 milhões.  A  proposta  defendida  pelo  SINSENAT  elevaria  a  folha  em  R$  44.000  milhões,  algo  impossível  de concordar em vista da situação atual da prefeitura.

Fizemos um apelo para evitar qualquer movimento de paralização já que havíamos iniciado a negociação mas os sindicatos foram irredutíveis.

A previsão para início da greve é a partir de amanhã, dia 15 de outubro.

Alertamos para evitar confrontos e criar as condições para os funcionários que não aderirem à greve trabalharem normalmente.

Informamos ainda, que os servidores ocupantes de cargos comissionados NÃO podem participar do movimento grevista. O movimento se limita aos servidores cujos cargos são relacionados na LC 118/2010 e LC 120/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário