Pages

sábado, 23 de setembro de 2017

Projeto Mulher 365 realiza edição especial neste sábado


Neste sábado (23), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove uma edição especial do 'Mulher 365: o cuidar passa por todas as estações'. Nove unidades de saúde estarão abertas para atender a população, das 8h às 13h.

Foto: Daniel Morais
O diferencial deste sábado serão ações voltadas para o 'Setembro Dourado', mês voltado para a intensificação do combate ao Câncer Infantojuvenil. A unidade de saúde do Bairro Nordeste, por exemplo, terá a participação de representantes do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) e Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva.

Em geral, ainda serão ofertados os seguintes serviços para o público feminino: vacinação para HPV, exames preventivos, verificação de pressão arterial e glicemia, testes rápidos HIV e sífilis, atendimento médico, orientações nutricionais, orientações de odontologia, orientações farmacêuticas e cálculo do índice de massa corpórea.

O 'Mulher 365', que acontece pelo menos um sábado por mês durante todo o ano, tem como objetivo proporcionar atendimentos para aquele público que durante a semana não tem condições de se dirigir até uma unidade de saúde.

Com ações como essa, a SMS tem o objetivo de incentivar que as mulheres façam uso desses espaços para a realização de procedimentos, que ajudam a detectar de forma precoce as doenças facilitando na recuperação, servindo também para atingir as metas de realização de preventivos na rede municipal.

Confira as unidades que estarão abertas neste sábado:
Sul - USF Rosângela Lima
Norte I - José Sarney / Gramoré e Parque das Dunas
Norte II - Planície das Mangueiras
Leste - Rocas e São João
Oeste - Bairro Nordeste / Cidade Nova

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Rocas recebe o programa Nossa Cidade neste sábado


Para celebrar o Dia Municipal do Bairro das Rocas, a edição do Projeto Nossa Cidade #TamoJuntoNatal levará vários serviços gratuitos e ações sociais para os moradores do bairro na edição do próximo sábado (23), que acontece das 8h às 15h, na Escola Municipal Henrique Castriciano. O evento é realizado pela Prefeitura do Natal, coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento, participação de todas as secretarias municipais e parceiros.

De acordo com a Secretária Adjunta da Secretaria de Planejamento (Sempla), Joanna Guerra, o objetivo do Nossa Cidade é promover a integração entre a gestão municipal e a cidade por meio da realização de uma ação multissetorial e integrada que visa ampliar o acesso da população à informação, aos serviços públicos e a atividades de esporte, lazer e arte.
Serão oferecendo serviços como emissão de carteira de identidade, CPF e carteira de artesão, atendimento de odontologia, medicina do trabalho, saúde ocupacional e informática; corte de cabelo e esmaltação, recreação, serviços de orientação jurídica.  
Foto: Alex Régis

Estarão disponíveis ainda orientação ao consumidor, informação sobre os serviços dos oferecidos pelos equipamentos da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (Semul), atividades artísticas e culturais, emissão do cartão do idoso, cartão de estacionamento, carteira de estudante, atendimento na unidade móvel do Cadastro Único, oficina de reciclagem, atualização do cadastro do programa Minha Casa Minha Vida, entre outros serviços.

Entre os parceiros da Prefeitura do Natal para realizar o Nossa Cidade estão o sistema Fiern, Fecomércio, Sebrae, Sesi, Senac, Secretaria do Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e o Instituto Técnico-Cientifico de Pericia (Itep). O projeto conta ainda com o apoio da Farmácia Santa Fé, OAB e do Gabinete do Vereador Ubaldo Fernandes.


Escola Municipal Henrique Castriciano está localizada na Rua Décio Fonseca, 663, bairro das Rocas.

Agentes mirins ambientais de Natal são campeões em gincana sobre o tema trânsito


A Semana Nacional de Trânsito foi mais uma oportunidade para que os alunos do projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana), operado pela Guarda Municipal, pudessem ampliar seu conhecimento sobre as regras de boa conduta no trânsito. As crianças participaram de uma gincana sobre a temática trânsito, organizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), e conseguiram alcançar a primeira colocação na disputa.

A gincana reuniu escolas municipais e os dois projetos de segurança preventiva coordenados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Amana e o Semente Cidadã. Entre várias provas que testaram os conhecimentos e as habilidades das crianças, ficou em destaque a produção de uma paródia composta e cantada pelos próprios alunos. A paródia tinha como assunto central a ser desenvolvido: “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, que o tema trabalhado este ano pelos órgãos de trânsito de todo o país.

A paródia construída pelos agentes mirins abordou informações importantes de conduta no trânsito como os perigos de beber e dirigir, necessidade de respeitar a legislação e cuidados preventivos. Parte do refrão aponta: Vou de carro, de moto ou a pé... não quero ver carros baterem, não quer ver gente morrer...”.

O guarda municipal e coordenador do Projeto Amana, Marconi Lucas, explicou que para os agentes mirins construírem a paródia foi necessário estudar sobre o tema, no intuito de adquirir conhecimento para compor a letra da canção. No decorrer da última semana, os alunos do Amana produziram desenhos, frases e cartazes mostrando o que para eles seria um trânsito ideal, buscando com isso contribuir com a segurança e humanização do trânsito. “Foi importante para a cidadania dos nossos agentes mirins. Parabenizo a iniciativa da STTU, aos envolvidos na organização da gincana e os vencedores que se empenharam nos estudos e na construção de uma paródia sobre um tema tão importante”, disse.

Amana

O Amana é um projeto de segurança preventiva criado pela Prefeitura do Natal por meio da Semdes em novembro de 2013 e atende 60 crianças na faixa etária de 07 a 12 anos, do bairro de Cidade Nova.

Os alunos recebem instruções trabalhadas dentro de uma grade curricular que leva informações sobre cidadania, cultura, esporte e lazer; conhecimento e respeito ao espaço público; noções de saúde; noções básicas de primeiros socorros; segurança no trânsito; ecologia básica; saneamento básico; lixo, água, bioma e fogo; saúde ambiental; consciência crítica e ambiental; consumo sustentável; poluição; aquecimento global; recuperação de áreas degradadas; e noções básicas de legislação ambiental.



Show instrumental, exposição, espetáculos de dança e infantil no agendão de fim de semana

Do violão invertido do genial Márcio Rangel, passando pela arte circense infantil e espetáculo de dança. A agenda cultural em Natal para este fim de semana com o incentivo da Prefeitura do Natal, está imperdível. Conheça a agenda para sábado (23) e domingo (24) de projetos incentivados pela Lei Djalma Maranhão.   


   
EXPOSIÇÃO “QUANDO A PELE INCENDEIA A MEMÓRIA”No segundo piso do Natal Shopping segue a exposição "Quando a pele incendeia a memória – Nasce um fotógrafo no sertão do século 19", que conta os primeiros retratos de pessoas negras do Rio Grande do Norte, fotografadas por José Ezelino da Costa, no início do século 20. A exposição, que tem curadoria de Ângela Almeida e expografia de Rafael Campos e Michelle Holanda, conta com 40 fotografias. Os retratos revelam a identidade social da cultura negra e o dia a dia da região do Seridó, cuja sociedade da época era predominantemente branca, comandada por uma elite de coronéis e fazendeiros.  Entrada Gratuita
    
        SÁBADO (23). ARTE URBANA NO JESIEL FIGUEIREDO -No Espaço Cultural Jesiel Figueiredo (Gramoré), a partir das 19h, tem mais edição da “Batalha do Vinho”. Trata-se de um duelo entre Mcs e Djs que reúne diversas tribos de artes urbanas na Zona Norte de Natal. Desde o hip hop, rap, passando pela sonoridade regional, grafitti e skate. Início: 19h. Entrada Franca
  
          SÁBADO (23) - “ORIENTE POTIGUAR” A Cia Al Hanna, que trabalha com as danças tradicionais árabes, será a atração de sábado (23) do Dançando nas Dunas, no Parque das Dunas, com seu espetáculo “Oriente Potiguar. Além de inovar ao misturar com outros estilos e linguagens artísticas, trata-se da única companhia de dança oriental do RN a ter um grupo masculino, que dançam o tahtib (dança com bastão), odabke (dança libanesa) e os tradicionais dervixes. Início: 16h30. Entrada Franca

   
DOMINGO (24) BOSQUE ENCENA COM GRUPO GARAJALO Anfiteatro Pau-brasil, do Parque das Dunas, recebe neste domingo o Grupo Garajal, do Ceará, com o espetáculo Circo Alegria. A companhia vem contar a história de uma trupe mambembe com habilidades nas artes circenses. Para conquistar o seu público, passeia por todos os cantos com sua alegria. Com a chegada atrasada de um dos palhaços, fazem a maior confusão, tirando gargalhada de todo o público. Início: 10h. Entrada Franca.

          DOMINGO (24) SOM DA MATA COM MÁRCIO RANGELO Som da Mata recebe em seu palco o compositor, arranjador e violonista Márcio Rangel, destaque na revista Guitar Player italiana, citado como novo talento entre os violonistas e compositores brasileiros. Com um estilo musical eclético e original de tocar o seu violão ao contrário (sem inverter a ordem das cordas), Márcio recebe influencias da música brasileira, flamenco e jazz. Neste domingo, exibirá um show singular passando por composições originais e clássicos da música brasileira e universal. Início: 16h30. Entrada Franca.


quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Sábado tem cinema no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte


A Delegação RN da Escola Brasileira de Psicanálise retoma, neste sábado (23), às 9h30, as sessões de Cinema e Psicanálise no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, com o filme “Mil Vezes Boa Noite”, dirigido por Erik Poppe.

O filme conta o drama de Rebecca (Juliete Binoche), uma das melhores fotografas de guerra em atividade que tem que se dividir entre a família que mora na Irlanda e sua profissão em zonas de conflito e não quer abrir mão dos dois, que tanto ama e são incompatíveis. O marido e filhas já não suportam conviver com o risco de perdê-la a qualquer momento diante da guerra.

Depois de um último episódio, o marido (Nikolaj Coster-Waldau) dá um ultimato, exigindo que ela escolha entre a profissão e a vida familiar e o casamento. O conflito atravessa o filme, convidando-nos a tentar dizer do desejo naquilo que a aproxima e a distancia da morte. Naquilo que nos leva para além dos ideais da cultura e da civilização. Desejo e superação, desejo e culpa, desejo e impulsos são alguns dos pares que podem explorar a partir deste belo e impactante filme.


O filme tem 117 minutos de duração e em seguida haverá um bate-papo entre os presentes, com a coordenação da psicanalista Liane Barros. Os organizadores pedem que os interessados cheguem um pouco antes da sessão começar para não atrapalhar a concentração dos demais. A entrada e o estacionamento no Parque da Cidade são gratuitos.

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Negociação de débitos municipais prevê descontos de até 80% em juros e multas

Negociação de débitos municipais prevê descontos de até 80% em juros e multas

Os contribuintes natalenses ainda podem negociar com descontos nos juros e multas de mora os débitos fiscais com o Município. Quem tiver débitos em atraso pode negociar os valores com a Secretaria Municipal de Tributação (Semut), a Procuradoria Geral do Município ou até mesmo fazer todo procedimento via internet no site da Secretaria (www.natal.rn.gov/semut). Até o próximo dia 29, os descontos nos juros e multas de mora chegam a 80% para liquidação à vista. Também estão previstas vantagens para o pagamento parcelado, que pode ser feito em no máximo 30 meses. Sem desconto, o parcelamento ainda pode ser feito em até 60 meses.

Foto Emanoel Amaral
Os descontos e número de parcelas irão diminuindo gradativamente até o mês de dezembro, quando será encerrado o regime especial provisório de quitação de créditos tributários e não tributários, determinado pela Prefeitura em decreto. O primeiro período de negociações englobou parte das datas do Mutirão Fiscal realizado de 11 a 15 deste mês, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

Durante o Mutirão, foram negociados cerca de 9.000 débitos. Destes, 6.500 processos, correspondentes a uma arrecadação de cerca de R$ 30 milhões, são negociações ativas. No total, a Prefeitura recolheu, em negociações registradas (parcelamentos ou consolidações) cerca de R$ 7,3 milhões. “O Mutirão foi muito positivo para a Prefeitura e também importante para o cidadão, que regularizou sua situação. É bom registrar que as condições do mutirão continuam válidas. O que mudou foi apenas o valor do desconto nos juros e multas de mora e a quantidade de parcelas”, explica o diretor de informática da Secretaria Municipal de Tributação, Rembrandt Coura Vasconcelos.

O Decreto enfatiza que em todas as hipóteses do parcelamento a primeira parcela — ou a única, caso seja esta a opção do contribuinte — a ser expedida no momento da formalização do requerimento de parcelamento, vence no prazo de 10 dias, não podendo ultrapassar o último dia útil do mês, vencendo-se as demais no dia 20 de cada um dos meses subsequentes.

Os devedores cujos créditos estão sob cobrança judicial com bens penhorados que já foram destinados à hasta pública e aqueles nos quais os créditos provenientes de substituição tributária, em que houve a retenção e o não recolhimento do tributo, terão o desconto apenas com pagamento à vista.

Confira os descontos e parcelamentos:

Até 29 de setembro de 2017, os descontos nos juros e multa de mora, incidentes terão os seguintes percentuais:
* Oitenta por cento (80%) à vista;
* Setenta e cinco por cento (75%) em até três (3) parcelas
* Setenta por cento (70%) em até seis (6) parcelas;
* Cinquenta por cento (50%) em até doze (12) parcelas;
* Trinta por cento (30%) em até dezoito (18) parcelas;
* Vinte por cento (20%) em até vinte e quatro (24) parcelas;

* Dez por cento (10%) em até trinta (30) parcelas.

terça-feira, 19 de setembro de 2017

CMEI Irmã Dulce reforça identidade do natalense em projeto cultural


“Toda memória tem uma história”. Esse é o tema da IX Mostra Cultural do Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Dulce. A abertura do evento aconteceu na manhã desta terça-feira (19), na unidade de ensino que fica situada no bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste da capital. A programação segue com as exposições até às 17h da quinta-feira (21).  

Foto: Adrovando Claro
A Mostra conta com a produção e exposição dos trabalhos das 224 crianças, na faixa etária dos dois aos cinco anos de idade. A abertura do evento teve a apresentação musical de Fabrício Cardoso tocando Rabeca e Violão e a Banda da Escola Estadual Eurípedes Barsanulfo. Crianças, professores, funcionários, pais, familiares e a comunidade escolar prestigiaram o evento.

De acordo com a diretora administrativa e financeira do CMEI Irmã Dulce, Ariadna de Carvalho Barbosa, a partir de pesquisas realizadas com os familiares das crianças e roda de conversa em sala de aula, começaram a dialogar no sentido de conhecer que olhar essa comunidade tem sobre o bairro e a cidade.  “Assim fomos valorizando a memória dos familiares e construindo conhecimentos e cada criança foi vivenciando um pouco da história do bairro de Felipe Camarão e de Natal”, explicou a diretora.

Os trabalhos desenvolvidos estão expostos no pátio do CMEI e nas salas de aulas divididas por subtemas e turmas. Dentre as exposições das vivências foram abordados: “Do meu quintal ao CMEI, muitas plantas posso encontrar”; “Transportes que circulam na nossa cidade; “Minha Cidade Natal”; “Brum Brum... Meios de transportes: Uma viagem para ficar na memória”; “Contos Populares: Um encontro em Natal com Câmara Cascudo”; “Animais Amigos: Os que conhecia e o que passei a conhecer”; “Natal Como Te Vejo”; Praias: O lugar mais lembrado pelas crianças quando passeiam” e “Aqui tem Mata... Precisa Ser Preservada”.

As crianças do nível III “A” estudaram a temática: “Natal Como Te Vejo”. E produziram um Outdoor – anunciando a Cidade do Natal com texto coletivo e registro gráfico; também tiraram fotos e texto coletivo da aula de campo “City Tour” pelo litoral das praias urbanas de Natal. Ainda produziram telas registrando os pontos de lazer da capital.  

A educadora infantil do nível III “A”, Zenaide Barros, lembra que “a cada novo vídeo que assistíamos as crianças se encantavam e desejavam conhecer os lugares que apareciam nas imagens. Eles pediram para passear pelas praias. No City Tour pelo litoral, além da vivência, as crianças fotografaram todo o percurso, demostraram uma enorme curiosidade que deu lugar a construção e reconstrução de seus conceitos. Também tivemos a oportunidade de conhecer a culinária da Redinha, a famosa ginga com tapioca”, afirmou a educadora infantil.

Júlia Leocadio Bolonha, de quatro anos, também do Nível III, conta que adorou a aula passeio para a praia de Ponta Negra, conhecer a Igreja de Pedra da Redinha e visitar o Farol de Mãe Luiza. “Foi muito legal todos os passeios”, disse Júlia Bolonha.

A dona de casa Lucicleide da Silva, mãe de Luan da Silva, de quatro anos, do Nível III, estava encantada com as exposições no CMEI Irmã Dulce. “Sempre venho prestigiar todos os trabalhos realizados pelo meu filho. Acho importante essa relação família e escola. Este evento está bastante organizado e muito bonito. Quando Luan chega das aulas passeios, ele vem logo contar como foi divertido e o quanto aprendeu durante o passeio”.

Para a diretora do CMEI, Ariadna de Carvalho, a mostra cultural também representa um momento de integração das crianças com as famílias.  “Os pais conseguem visualizar a produção dos alunos, ficar próximos aos filhos e perceber a importância da Educação Infantil na vida das crianças. Nossa mostra todo ano é sempre muito esperada pelos professores e pela própria comunidade, pois consiste no fechamento do projeto da escola”, afirmou a gestora.   As exposições estarão abertas para visitação durante todos os dias da Mostra das 8h às 11h e 14h às 17h, além das apresentações culturais.


Idosos do Mirassol recebem ação de promoção e cuidados com a saúde



Visando a promoção de ações de prevenção e cuidados com a saúde das pessoas com mais de 60 anos de idade que vivem no município de Natal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem realizado uma série de atividades voltadas aos usuários idosos nas unidades de saúde da cidade.  
 
Com atividades que envolvem educação, bem-estar e lazer, as ações levam conscientização sobre as formas de prevenção e combate às principais doenças que mais acometem pessoas nessa faixa etária. Nesta segunda-feira (18), os idosos acompanhados pelo grupo desenvolvido pela unidade básica do Mirassol, no Distrito Sanitário Sul de Natal, foram os beneficiados.  

Os integrantes do grupo de idosos “Maria Nísia” participaram de duas palestras, que abordaram os temas referentes ao câncer de boca e também à qualidade de vida na terceira idade, ambas ministradas por profissionais de saúde da própria unidade.  
 

O diretor da UBS Mirassol, José Ivan Pinheiro, explicou que a ação, realizada no auditório do Conselho Comunitário do bairro, promove benefícios tanto à saúde física quanto emocional e social dos usuários, evitando a doença e promovendo uma melhoria da qualidade de vida aos participantes. 

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Exposições, K-pop, filarmônica, oficinas e apresentações infantis na agenda cultural de fim de semana


Da moda juvenil do K-Pop, passando pela arte urbana do hip hop, até a tradição do som de filarmônica e exposição sobre a identidade social da cultura negra do Seridó. A agenda cultural em Natal para este fim de semana com o incentivo Lei Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal, atende todos os gostos, idades e tribos.

 EXPOSIÇÃO “QUANDO A PELE INCENDEIA A MEMÓRIA”
No segundo piso do Natal Shopping segue a exposição "Quando a pele incendeia a memória – Nasce um fotógrafo no sertão do século 19", que conta os primeiros retratos de pessoas negras do Rio Grande do Norte, fotografadas por José Ezelino da Costa, no início do século 20.
A exposição, que tem curadoria de Ângela Almeida e expografia de Rafael Campos e Michelle Holanda, contará com 40 fotografias. Os retratos revelam a identidade social da cultura negra e o dia a dia da região do Seridó, cuja sociedade da época era predominantemente branca, comandada por uma elite de coronéis e fazendeiros.  Entrada Gratuita


SÁBADO – OFICINAS DO “MÃOS CRIATIVAS” NAS ROCAS
Neste sábado, o projeto Mãos Criativas estará no bairro das Rocas e promete oferecer estímulo para o desenvolvimento e a geração de novos negócios na comunidade, por meio da produção de peças e esculturas empregando a técnica de papel machê. A iniciativa será desenvolvida na Escola Municipal Henrique Castriciano, das 8h às 12h, com a artista Clarissa Torres sendo a oficineira deste sábado.
O projeto propõe levar cultura, arte e sustentabilidade por meio de cinco oficinas consecutivas, em que serão ensinadas técnicas manuais realizadas com reciclagem de papel. O curso é gratuito e dá direito a certificado de conclusão. Ao final, uma escultura de pescador em papel machê será produzida como forma de homenagear tantos homens e mulheres que vivem da atividade naquela região.

  
        SÁBADO (16). ARTE URBANA NO JESIEL FIGUEIREDO
      No Espaço Cultural Jesiel Figueiredo (Gramoré), a partir das 19h, tem mais edição da “Batalha do Vinho”. Trata-se de um duelo entre Mcs e Djs que reúne diversas tribos de artes urbanas na Zona Norte de Natal. Desde o hip hop, rap, passando pela sonoridade regional, grafitti e skate. Início: 19h. Entrada Franca
  

         SÁBADO (16) - DANÇANDO NAS DUNAS COM K-POP
O Dançando nas Dunas deste sábado (16) terá como atração o grupo Ex-4 Dance Group, coletivo independente cover de K-pop (estilo característico da Coréia do Sul).  Para esta apresentação, o grupo preparou o espetáculo “Back To School”. “Em um dia aparentemente comum na escola, alunos com personalidades diferentes vivenciam experiências não tão normais para o seu cotidiano. Bad boys, casais apaixonados, jogos escolares e professores mal-humorados, estarão presentes nesses cenários regado a muita dança, música e diversão. ”  Início: 16h30. Entrada Franca

  
DOMINGO (17) BOSQUE ENCENA COM NARA KELLY
A manhã de domingo (17) o Parque das Dunas vai receber mais uma edição do projeto Bosque Encena e terá como atração Nara Kelly, do grupo Estação de Teatro com o espetáculo “1, 2, 3.... Conto outra vez...”.  Com as histórias “O pote vazio”, “A Lagartinha Comilona” e “Pandolfo Bereba” a atriz estabelece uma relação direta com o público que é convidado a interagir com a trama de forma envolvente e divertida. Os enredos ganham novas cores e são intercaladas com músicas, brincadeiras e trava-línguas. Início: 10h. Entrada Franca.


         DOMINGO (17) SOM DA MATA COM FILARMÔNICA
O domingo de Som da Mata terá a presença da Filarmônica de São Tomé, no Parque das Dunas. Criada em 2004, a Filarmônica é regida por Luiza Maria de Oliveira e reúne músicos e estudantes daquela cidade num projeto pioneiro por acreditar na musicalização como forma de educação para cidadania, de inclusão social e cultural. Início: 16h30. Entrada Franca.


quinta-feira, 14 de setembro de 2017

CMEI Padre Sabino Gentille executa projeto sobre o trânsito e realiza passeio de trem com crianças


Com o propósito de formar uma geração de cidadãos conscientes no trânsito, o CMEI Padre Sabino Gentille está desenvolvendo o projeto “Trânsito: eu e minha família respeitando e aprendendo uma experiência para a vida”. Nesta quinta-feira (14), cerca de 26 crianças participaram de um passeio de trem de Natal para Ceará-Mirim. A atividade extraclasse objetiva que os alunos conheçam na prática o funcionamento do trem urbano.

O trem urbano é um dos transportes utilizados pelos pais das crianças na locomoção diária para o
Foto: Adrovando Claro
trabalho e também para o lazer, por isso, a importância das crianças conversarem e aprenderem sobre esse equipamento urbano. “As crianças receberam orientações por meio de folhetos ilustrativos que aplicam o respeito e valorização pela vida como “Galerinha no Trem”, “CBTU nas escolas” e “Guia do usuário”, conhecendo de perto como se desloca um trem num dos trajetos conduzindo passageiros da capital para uma das cidades da Região Metropolitana, proporcionando a felicidade das crianças conhecendo novas paisagens”, destacou a gestora administrativa Edna Morais da Silva.

A professora Marluce Maria de Lima Nunes, realizou uma dinâmica em sala de aula antes do passeio para simular um passeio de trem. “ Os alunos sentaram em pedaços de plásticos, cantaram a música Trem Caipira de Villa Lobos e imaginaram uma condução cortando paisagens diferente”. Aos quatro anos, Evelyn Kelly Oliveira do Nascimento, disse que já viajou de trem. “Fui de trem na feira com minha mãe e meu pai”.

O trajeto do trem de Natal até Ceará-Mirim mostrou paisagens como o rio Potengi, a lagoa de Extremoz, restos de construções abandonadas de engenhos em Ceará Mirim, casas de agricultores margeando a linha férrea, e aspectos urbanos dos conjuntos habitacionais ao longo do percurso.

O projeto “Trânsito: eu e minha família respeitando e aprendendo uma experiência para a vida” vai ser encerrado no dia 29 de setembro com uma palestra do capitão PM Eann Styvenson Valentim e do Grupo de Teatro da STTU.

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Prefeitura reativa Ronda Saúde da Guarda Municipal com cinco novas viaturas

O trabalho de segurança preventiva realizado pela Ronda da Saúde (RondaS) nas unidades municipais de saúde da capital foi retomado no sábado (09). O patrulhamento ostensivo operado Guarda Municipal do Natal (GMN) é aprovado por servidores e pacientes que necessitam de atendimento médico na capital. O serviço criado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) disponibiliza um efetivo diário de 25 guardas municipais e cinco viaturas para patrulhar postos, unidades de pronto atendimento e hospital do município.
Divulgação Semdes

A ação diária do patrulhamento realizado pela GMN com o efetivo do RondaS traz também resultados positivos para a população residente nas proximidades das áreas onde estão situados os prédios de saúde municipais, já que esses locais são cobertos pela vigilância dos guardas municipais. Nessas situações, a RondaS já é responsável pela prisão de assaltantes e pela recuperação de veículos roubados, entre outras medidas de combate a delitos que vem gerando maior segurança para o cidadão.

O comandante da GMN, Michel Dantas, ressaltou que com o número maior de viaturas e de guardas municipais nas ruas a corporação vem podendo não somente zelar pela segurança do cidadão que busca as unidades municipais de saúde, mas também contribuir com aquele que se encontra em outros pontos da cidade, na medida que as viaturas estão realizando deslocamento de um ponto para outro. “O RondaS é uma realidade aprovada pela população e podemos creditar isso a prefeitura e a união da Semdes, GMN e Secretaria Municipal de Saúde”, comentou o comandante.

Atualmente o RondaS realizar patrulhamento ostensivo direcionado as 82 unidades médicas municipais situadas nos cinco distritos sanitários de Natal. O planejamento do patrulhamento foi realizado de maneira a manter as viaturas distribuídas por área de atuação específica, sendo para o Distrito Norte I e II direcionadas duas viaturas, o Oeste com uma viatura e os distritos Sul e Leste com uma viatura de patrulhamento em cada um.

Os guardas municipais patrulham utilizando um sistema integrado de comunicação via rádio de dois tipos: um fixo instalado nas viaturas e o móvel, conhecidos por Hts. O sistema está ligado ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), onde faz parte a GMN, as polícias Militar e Civil, como também outras forças de segurança e de defesa social. 

domingo, 10 de setembro de 2017

Procon Natal realiza ações para celebrar aniversário do Código do Consumidor


Em alusão ao aníversário de 27 anos do Código de Defesa do Consumidor celebrado no dia 11 de setembro, o Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumido (Procon Natal) está realizando diversas ações para comemorar a data, como a distribuição de material educativo e intensificação da fiscalização.

Na semana do dia 11 a 15 de Setembro, o Procon vai realizar a 3ª edição da “Caravana Procon” com a distribuição de material educativo em vários pontos da cidade como: Avenida Rio Branco, Avenida Princesa Isabel, Praia de Ponta Negra, Praia do Meio, Shoppings da cidade.
O material distribuído tem como temas; “Atribuições do Procon”, “Como realizar compras com segurança”, “Como viajar com tranquilidade”, “Mini código de defesa do consumidor em bolso”, “Respeito ao consumidor turista”.

De acordo com a Diretora Geral do Procon Natal, Aíla Cortez, a educação para o consumo é uma das prioridades do Procon Natal. “É muito importante a realização da Caravana, pois o Procon se aproxima cada vez mais do consumidor, atingindo aqueles que tem dificuldade de ir ao órgão”.

Além dessas ações, a equipe de fiscalização intensificará suas atividades na cidade juntamente com a equipe da “Caravana Procon”. O objetivo da operação é fazer valer o direito do consumidor, que vai desde a informação clara e ostensiva do preço do produto, até a qualidade e validade da mercadoria exposta na prateleira.

Para registrar reclamação, o Procon Natal fica situado na Rua Ulisses Caldas,181, com funcionando das 8:00 às 16:00 horas, telefone 3232-9050 e para qualquer esclarecimento ou dúvida disponibilizamos o whatsapp 98870-3865 ou e-mail, procon.natal@natal.rn.gov.br.
Programação da Caranava Procon
- Segunda-Feira 11/09 Estabelecimentos da Cidade
-Terça-Feira 12/09 Shoppings da Zona Leste
- Quarta-Feira 13/09 Praia de Ponta Negra
-Quinta-Feira 14/09 Shoppings da Zona Norte
- Sexta-Feira 15/09 Shoppings da Zona Sul


sábado, 9 de setembro de 2017

Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte passa a oferecer aulas gratuitas de Yoga aos sábados

Os visitantes do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte passam a contar com mais um serviço oferecido gratuitamente para quem quer cuidar do corpo e da mente e obter qualidade de vida. A partir deste sábado (09), às 8h30, a professora Stephany Campanelli Esmaile estará dando orientações para a prática de relaxamento do corpo e da mente. Para participar, os interessados devem fazer inscrição pelo telefone 3232-3207, ou pessoalmente na biblioteca do Parque. “A cada sessão, serão admitidas até 25 pessoas, que é a capacidade da sala de aula, e podem participar jovens e adultos que consigam fazer a prática no chão. Cada um deve levar um tapete ou toalha e uma almofada para ficar confortável”, explica a professora.
A yoga é um conceito originário da Índia e refere-se às tradicionais disciplinas físicas e mentais, estando associada com as práticas meditativas tanto do budismo quanto do hinduísmo. Os praticantes são chamados de iogue. As aulas no Parque da Cidade acontecerão quinzenalmente, sempre às 8h30 e já estão marcadas algumas datas que podem ser agendadas pelos interessados. Anote aí: 09/09; 23/09; 07/10; 28/10; 11/11; 25/11.
Para o gestor do Parque da Cidade, as parcerias só acrescentam na qualidade dos serviços prestados aos visitantes, além do que já é oferecido como educação ambiental na Unidade de Conservação. “Por ser uma Unidade de Conservação e de Proteção Ambiental, o Parque da Cidade já oferece, normalmente, a educação ambiental aos visitantes e nós estamos sempre buscando parceiros e aliamos outros interesses como o estímulo à leitura, a prática de exercícios, música, dança e outros serviços como aluguel de bicicleta.
No pórtico da Cidade Nova nossos parceiros oferecem aulas de capoeira e de exercícios funcionais aos sábados e domingos. E a professora Stephany só vem acrescentar com a Yoga, que vai beneficiar muito as pessoas que têm uma rotina diária muito estressante”, comenta Carlos da Hora.  

O Parque da Cidade funciona diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 5h às 8h para a prática de exercícios nas trilhas pavimentadas e das 8h às 17:30h no Centro de Visitantes, que é equipado com biblioteca, sala de exposição de animais, banheiros e bebedouro. A torre panorâmica funciona da quarta-feira ao domingo, das 14h às 17:30h.  O telefone para informações é o 3232-3207 ou 3232-3028.