Pages

terça-feira, 19 de setembro de 2017

CMEI Irmã Dulce reforça identidade do natalense em projeto cultural


“Toda memória tem uma história”. Esse é o tema da IX Mostra Cultural do Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Dulce. A abertura do evento aconteceu na manhã desta terça-feira (19), na unidade de ensino que fica situada no bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste da capital. A programação segue com as exposições até às 17h da quinta-feira (21).  

Foto: Adrovando Claro
A Mostra conta com a produção e exposição dos trabalhos das 224 crianças, na faixa etária dos dois aos cinco anos de idade. A abertura do evento teve a apresentação musical de Fabrício Cardoso tocando Rabeca e Violão e a Banda da Escola Estadual Eurípedes Barsanulfo. Crianças, professores, funcionários, pais, familiares e a comunidade escolar prestigiaram o evento.

De acordo com a diretora administrativa e financeira do CMEI Irmã Dulce, Ariadna de Carvalho Barbosa, a partir de pesquisas realizadas com os familiares das crianças e roda de conversa em sala de aula, começaram a dialogar no sentido de conhecer que olhar essa comunidade tem sobre o bairro e a cidade.  “Assim fomos valorizando a memória dos familiares e construindo conhecimentos e cada criança foi vivenciando um pouco da história do bairro de Felipe Camarão e de Natal”, explicou a diretora.

Os trabalhos desenvolvidos estão expostos no pátio do CMEI e nas salas de aulas divididas por subtemas e turmas. Dentre as exposições das vivências foram abordados: “Do meu quintal ao CMEI, muitas plantas posso encontrar”; “Transportes que circulam na nossa cidade; “Minha Cidade Natal”; “Brum Brum... Meios de transportes: Uma viagem para ficar na memória”; “Contos Populares: Um encontro em Natal com Câmara Cascudo”; “Animais Amigos: Os que conhecia e o que passei a conhecer”; “Natal Como Te Vejo”; Praias: O lugar mais lembrado pelas crianças quando passeiam” e “Aqui tem Mata... Precisa Ser Preservada”.

As crianças do nível III “A” estudaram a temática: “Natal Como Te Vejo”. E produziram um Outdoor – anunciando a Cidade do Natal com texto coletivo e registro gráfico; também tiraram fotos e texto coletivo da aula de campo “City Tour” pelo litoral das praias urbanas de Natal. Ainda produziram telas registrando os pontos de lazer da capital.  

A educadora infantil do nível III “A”, Zenaide Barros, lembra que “a cada novo vídeo que assistíamos as crianças se encantavam e desejavam conhecer os lugares que apareciam nas imagens. Eles pediram para passear pelas praias. No City Tour pelo litoral, além da vivência, as crianças fotografaram todo o percurso, demostraram uma enorme curiosidade que deu lugar a construção e reconstrução de seus conceitos. Também tivemos a oportunidade de conhecer a culinária da Redinha, a famosa ginga com tapioca”, afirmou a educadora infantil.

Júlia Leocadio Bolonha, de quatro anos, também do Nível III, conta que adorou a aula passeio para a praia de Ponta Negra, conhecer a Igreja de Pedra da Redinha e visitar o Farol de Mãe Luiza. “Foi muito legal todos os passeios”, disse Júlia Bolonha.

A dona de casa Lucicleide da Silva, mãe de Luan da Silva, de quatro anos, do Nível III, estava encantada com as exposições no CMEI Irmã Dulce. “Sempre venho prestigiar todos os trabalhos realizados pelo meu filho. Acho importante essa relação família e escola. Este evento está bastante organizado e muito bonito. Quando Luan chega das aulas passeios, ele vem logo contar como foi divertido e o quanto aprendeu durante o passeio”.

Para a diretora do CMEI, Ariadna de Carvalho, a mostra cultural também representa um momento de integração das crianças com as famílias.  “Os pais conseguem visualizar a produção dos alunos, ficar próximos aos filhos e perceber a importância da Educação Infantil na vida das crianças. Nossa mostra todo ano é sempre muito esperada pelos professores e pela própria comunidade, pois consiste no fechamento do projeto da escola”, afirmou a gestora.   As exposições estarão abertas para visitação durante todos os dias da Mostra das 8h às 11h e 14h às 17h, além das apresentações culturais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário