Pages

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

CMEI Padre Sabino Gentille executa projeto sobre o trânsito e realiza passeio de trem com crianças


Com o propósito de formar uma geração de cidadãos conscientes no trânsito, o CMEI Padre Sabino Gentille está desenvolvendo o projeto “Trânsito: eu e minha família respeitando e aprendendo uma experiência para a vida”. Nesta quinta-feira (14), cerca de 26 crianças participaram de um passeio de trem de Natal para Ceará-Mirim. A atividade extraclasse objetiva que os alunos conheçam na prática o funcionamento do trem urbano.

O trem urbano é um dos transportes utilizados pelos pais das crianças na locomoção diária para o
Foto: Adrovando Claro
trabalho e também para o lazer, por isso, a importância das crianças conversarem e aprenderem sobre esse equipamento urbano. “As crianças receberam orientações por meio de folhetos ilustrativos que aplicam o respeito e valorização pela vida como “Galerinha no Trem”, “CBTU nas escolas” e “Guia do usuário”, conhecendo de perto como se desloca um trem num dos trajetos conduzindo passageiros da capital para uma das cidades da Região Metropolitana, proporcionando a felicidade das crianças conhecendo novas paisagens”, destacou a gestora administrativa Edna Morais da Silva.

A professora Marluce Maria de Lima Nunes, realizou uma dinâmica em sala de aula antes do passeio para simular um passeio de trem. “ Os alunos sentaram em pedaços de plásticos, cantaram a música Trem Caipira de Villa Lobos e imaginaram uma condução cortando paisagens diferente”. Aos quatro anos, Evelyn Kelly Oliveira do Nascimento, disse que já viajou de trem. “Fui de trem na feira com minha mãe e meu pai”.

O trajeto do trem de Natal até Ceará-Mirim mostrou paisagens como o rio Potengi, a lagoa de Extremoz, restos de construções abandonadas de engenhos em Ceará Mirim, casas de agricultores margeando a linha férrea, e aspectos urbanos dos conjuntos habitacionais ao longo do percurso.

O projeto “Trânsito: eu e minha família respeitando e aprendendo uma experiência para a vida” vai ser encerrado no dia 29 de setembro com uma palestra do capitão PM Eann Styvenson Valentim e do Grupo de Teatro da STTU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário