Pages

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Natal ganha Plano Municipal do Livro, da Leitura, Literatura e Bibliotecas

Natal ganhou uma importante ferramenta de política pública nas áreas da Cultura e da Educação. Foi publicado na edição desta terça-feira (26) do Diário Oficial do Município, o Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas do Município de Natal (PMLLLB), fruto de um trabalho de 1 ano e meio das secretarias de Cultura (Secult) e Educação e que terá vigência pelos próximos 10 (dez) anos. O projeto foi sancionado pelo prefeito Carlos Eduardo após aprovação pela Câmara Municipal.

O presente Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas (PMLLLB), foi construído entre março de 2014 a outubro de 2015, por meio de diversas atividades e com a formação de um Grupo de Trabalho (GT) que se baseou no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), quanto aos seus quatro eixos: - Democratização do acesso; Fomento à leitura e à formação de mediadores; Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico; Desenvolvimento da economia do livro.

“Natal vem fortalecendo as discussões sobre a emergência de favorecer o acesso da população ao livro e à leitura, por meio de legislações específicas e do engajamento de vários atores sociais. Esse plano faz parte de um esforço conjunto das secretarias da Cultura e Educação e será o documento a ser seguido na próxima década”, comenta o Secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.

Para a construção do Plano do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas, foram realizados dez encontros regionais nas quatro regiões da cidade para colher subsídios e uma equipe conjunta e multidisciplinar que trabalhou todos os eixos e resoluções.

O Plano atende o Decreto Presidencial nº 7.559/2011; a Lei Federal das Bibliotecas Escolares, a Política Estadual do Livro Lei Henrique Castriciano; a Lei da Política Municipal do Livro de Natal e a Lei Municipal de Promoção da Leitura Literária nas Escolas de Natal.

O documento completo pode ser encontrado no portal da Prefeitura do Natal, na edição de hoje do Diário Oficial (DOM), no http://portal.natal.rn.gov.br/_anexos/publicacao/dom/dom_20171226_c030b930ede84a57b669ff87bdc5d805.pdf




Nenhum comentário:

Postar um comentário