Pages

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Natal já aplicou mais de 700 mil doses de vacina este ano

Uma das principais armas na prevenção de diversos tipos de doenças, a vacinação recebe atenção especial por parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o que pode ser constatado pelos números. Este ano, 737.458 mil vacinas já foram aplicadas. 

A que teve maior procura foi a contra ‘influenza’, com 223.030, seguida por: hepatite B, com 105.872; dT, com 59.380; VOP, com 39.192; Meningocócica C, com 35.895; e BCG, com 31.340. A SMS ainda tem registro de vacinas de Pentavalente, Poliomielite inativada, Pneumocócica 10, Rotavírus, Tríplice Viral, Tetraviral, Hepatite A, DTP, HPV, Varicela, dTpa, Febre Amarela, Poliomielite oral e antirrábica humana. 

Diante dos números, Aline Bezerra, chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica da SMS, destacou a importância das imunizações. “A vacinação tem uma relevante importância para a saúde coletiva em nosso município, prevenindo agravos com risco epidemiológico, reduzindo a gravidade, bem como a mortalidade pelas doenças”. 

Durante todo o ano, Natal participou de campanhas de vacinação para intensificar as ações de imunização, como contra a Influenza e a Multivacinação para crianças e adolescentes. 

“A intensificação das ações de imunização se mostra importante, pois tem como função básica conscientizar a população a respeito da segurança proporcionada pelo exercício imunizatório, que se estende a todos os ciclos de vida”, afirmou Aline Bezerra. 
Vale salientar que a vacinação é 'porta aberta', ou seja, a população pode buscar qualquer unidade de saúde, mesmo que não seja de sua área de cobertura, para ser imunizada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário