Pages

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Semsur pretende recuperar as praças de Natal até o final do ano



Quando a atual gestão assumiu, em janeiro deste ano, um dos desafios era regularizar os serviços urbanos da cidade. E, para isso, a Semsur trabalhou incansavelmente para reformar os mercados públicos, atuar no paisagismo de canteiros da cidade, retomar a manutenção da iluminação pública e atuar na limpeza e manutenção das praças.

Nove meses depois já é visível ao natalense o trabalho da Semsur. A secretaria retomou a revitalização das feiras da cidade, revitalizou os mercados públicos Do Peixe, Petrópolis, Av. 6 e Quintas, reativou o Call Center da Iluminação Pública, bem como agiu na fiscalização do comércio informal e nas ações de podas e limpeza dos canteiros. 

A Semsur já atuou em 17 das 254 praças da cidade e pretende executar a limpeza e a iluminação de todas elas até o final deste ano. Outro projeto é do E-Poste, que vai controlar de forma eletrônica a iluminação pública de Natal.

Saiba mais na entrevista da semana


 
1) Quais as principais realizações da Semsur nesses 9 meses de gestão?
 
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realizou diversas atividades nestes três trimestres do ano. Destacaremos por área de atuação:

Mercados Públicos

Executou a revisão da parte elétrica e revitalizou a pintura nos mercado públicos do Peixe, Petrópolis, Av, 06 e Quintas. Ainda nos mercados contratou  agentes de limpeza e seguranças permanentes, instalou sistema wi-fi e circuito interno de monitoramento de tv, nos mercados do Peixe e Petrópolis.

Ainda no Mercado de Petrópolis foi firmada a parceria com o Armazém Pará e as tintas Coral dentro do Projeto Tudo de Cor, as empresas doaram as tintas para revitalizar a pintura do mercado. A Semsur  recuperou os recursos federais para dar continuidade ao Mercado das Rocas, agora aguarda apenas o deferimento do novo orçamento pela Caixa Econômica para deflagrar a Licitação.

Cemitérios Públicos:


Realizou o mutirão de limpeza nos 8 cemitérios públicos da cidade. Contratou coveiros e administradores para gerenciar as atividades.

Feiras Livres

Cadastrou os feirantes de  11 feiras da cidade.  Retomou o processo de revitalização das feiras livres da cidade. O processo consiste em urbanizar as áreas onde são realizadas as feiras. Até o momento, as feiras do Alecrim, Rocas, Pajuçara, Cidade da Esperança, Quintas, Carrasco estão com novas tendas, banheiro químicos, coletores de limpeza fixo e móvel, sinalização a área, setorização dos produtos e equipe de fiscais e agentes de limpeza. Além disso, as demais feiras estão sendo atendidas com fiscalização, lixeiras e limpeza permanente.

Iluminação Pública:

Reativação de Call Center. Manutenção da rede pública de iluminação, serviço que consiste em trocas de luminárias queimadas e aumento de potência. Nestes noves meses foram mais de seis mil atendimentos a população.

Praças, Poda e Canteiros

Reiniciou o processo de limpeza dos canteiros e praças da cidade. As praças revitalizadas são um total de 17 das 254 existentes, são elas: Praça São Pedro, Praça Almirante Tamandará, Praça Carlos Gomes, Praça Henrique Carloni, Praça Cívica, Praça Ulbado Bezerra, Praça Joaquim da Mata, Praça Marcelino Dias, Praça Maria José Lira, Praça Ney Aranha Marinho, Praça da Ávore, Praça Lions, Praça de Neopólis, Praça da Guerreira,  Praça Miriam Vasconcelos, Praça de Potilândia e Praça do Batalhão,  A secretaria priorizou os corredores turísticos e a entrada da cidade no processo de plantio do novo paisagismo. Já foram reconstruídos o paisagismo da Avenida Engenheiro Roberto Freire e Viaduto do 4º Centenário.

Sobre a atividade de Poda, a Semsur executou 947 processos de poda na cidade.

Fiscalização comércio informal

Realizou o ordenamento das calçadas no entorno do Midway Mall; iniciou o cadastramento dos ambulantes da Cidade Alta. Reordenou a ocupação das calçadas da Ribeira, na Avenida Duque de Caxias.

2) Quais os projetos da Semsur?

A Semsur está com um planejamento para executar 27 projetos para os próximos meses. Alguns destes já iniciamos. Os demais dependem dos resultados das licitações. Além disso, continuaremos com a manutenção da iluminação, paisagismo. Segue lista abaixo:

 Reformas


·         Projeto de Reforma do Mercado do Peixe – Aguarda aprovação do orçamento pela Caixa, os recursos já estão garantidos.


Projetos

·         Projeto de Construção da Rua Trampolim da Vitoria com implantação da Academia da 3º Idade

·         Projeto de Implantação da Academia da 3º Idade no Passo da Pátria

·         Projeto de Implantação da academia da 3º Idade na Av. Paulistana

·         Projeto de Área multiuso no Parque dos Coqueiros com Academia da 3º Idade Campinho, pátio coberto para eventos (Feiras) e pista para caminhada (Zona Norte)

·         Projeto de um espaço para implantação de uma Academia da 3º Idade na Av. Itapetinga ( Prox. A Antiga Penitenciaria)

·         Projeto de Estacionamento e Ampliação da Calçada posterior do Mercado de Petrópolis

·         Projeto do Camelódromo do Centro, Construção de Boxes em Alvenaria, Restauração dos Banheiros e Acessibilidade (Está obra será executada em parceria com a Claro Telefonia).

·         Projeto de Ampliação da Praça Por do Sol

·         Projeto de Restauração da Praça Bíblia (Zona Norte)

·         Projeto do E-poste (Monitoramento da Rede pública de iluminação em parceria com professores da UFRN)

·         Projeto Central de Monitoramento da Rede Pública de Iluminação

·         Projeto Reforma dos Cemitérios Públicos

·         Projeto de Reforma do Mercado da Redinha em parceria com a empresa Cachaça Ypióca.

·         Projeto de Construção da Praça Irmã Vitória e Pátio da Feira Rocas.

Projeto de Revitalização do Mercado da Av. 06 em parceria com Armazém Pará e Tintas Coral.

·         Projeto da Feira do Fogo

·         Projeto de revitalização do Camelódromo do Centro

·         Projeto de instalação de 79 Academias da Terceira Idade, através das emendas dos vereadores.

·         Licitação para reconstrução de 06 praças, através de emenda parlamentar da deputada Fátima Bezerra.

Feiras

·         Construção de um Espaço para atividades Múltiplas no Conjunto Santa Catarina (Feira)


Paisagismo

·         Produto de Recuperação do Paisagismo da Av.Prudente de Morais

·         Paisagismo do Viaduto Fronteiras

·         Paisagismo da Av. Hermes da Fonseca, Salgado Filho, Viaduto de Ponta Negra e BR 101

·         Projeto Paisagismo da Orla (Zona Leste)

·         Projeto de Paisagismo do Canteiro na Av. Campos Sales

(entre a Rua Apodi e Açu – Tirol)

·         Projeto de Revitalização e Urbanização da Av. Afonso Pena

·         Projeto de Iluminação Cênica para o paisagismo


3) A Semsur tem algum projeto especifico de revitalização e construção de novas praças?


Sobre novas praças a Semsur não irá executar nenhuma este ano, pois não dispõe de orçamento. Entretanto, já iniciou a recuperação e limpeza de 17 praças das 254 existentes. Duas praças merecem o destaque especial e estão localizadas no bairro da Rocas, estas praças compreendem a região onde está localizado a obra do Mercado das Rocas, Praça Irmã Vitória e a Praça do Pátio da Feira, as obras de recuperação já começaram. Para as demais praças a Semsur planeja executar a limpeza, pintura e recuperar a iluminação até o final do ano. Foi estabelecido um cronograma para dar andamento ao processo de revitalização.

2 comentários:

  1. Algumas sugestões para arborização de Natal:


    Arborizar escolas, espaços públicos, praças, ruas;

    Quando for asfaltar uma rua larga, fazer um canteiro central e já entregar com árvores nativas de grande porte, estão asfaltando muitas ruas aqui em Natal sem se preocupar com os canteiros/arborização central;

    Parar com os cortes de árvores nas calçadas para para instalação de fios, Natal está ficando completamente amarrada com tantos fios nas ruas (GVT, cabo, embratel, oi-telemar, entre outras), em países de primeiro mundo a fiação é toda subterrânea, aqui virou bagunça, exigir uma proteção de árvores já;

    Fazer parcerias com os hortos florestais (Ex Horto Pitimbú) para arborizar escolas, praças, ruas, órgãos públicos, entre outros;

    Incentivar a população a plantar arvores nas calçadas, fazer um trabalho para diminuir o plantio de algodão do pará, nim indiano (da Índia), fixo, priorizar as nativas: Exemplo de plantas para calçadas de pequeno porte: araticum, pata de vaca, urucum, aroeira do sertão, maçaranduba; pau brasil;

    motivar plantio de árvores de médio porte: craibeira, jenipapo, ipê-amarelo, ipê roxo, pitomba, ubaia, sabão de soldado, jambo;

    Incentivar plantio de árvores de grande porte (canteiros, escolas, praças): jatobá, angico, gameleira, oiti, sucupira, sapucaia, cajarana, peroba, barriguda, ingá, angico;

    Expandir o conhecimento sobre arborização para a população, fazer eventos nas comunidades doando plantas nativas. Exemplo: A prefeitura montar nas feiras dos bairros um stand com plantas nativas para doação, a SEMURB seria a executora, podendo usar seus funcionários e ou estagiários.


    O IMPORTANTE É PLANTAR!

    ResponderExcluir