Pages

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Capital potiguar é o 10º destino mais procurado pelos turistas brasileiros




Natal é o 10º destino mais procurado pelos turistas brasileiros. A informação é do maior site de viagens do mundo, o TripAdvisor (www.tripadvisor.com.br), que divulgou relatório onde são discriminadas as cidades preferidas pelos viajantes que acessam o sistema. Na região Nordeste, apenas Fortaleza, ficou à frente da capital potiguar, ocupando a oitava colocação. A lista é encabeçada por Rio de Janeiro e São Paulo, seguidas pelas cidades americanas de Nova York e Orlando. A quinta posição coube à capital argentina, Buenos Aires. Gramado/RS (6ª), Paris (7ª) e Campos do Jordão/SP (9ª) completam o ranking. 

O levantamento considera a intenção de viagens dos usuários do serviço até o próximo mês de setembro, apontando as características médias do turista brasileiro. Como mostra a lista de cidades mais procuradas, há uma predominância por destinos domésticos sobre os internacionais (seis contra quatro); além disso, a maioria dos usuários se hospeda em hotéis quatro estrelas e prefere programas ao ar livre (32% dos turistas) e culturais (16%). 

Conforme relatou a titular da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Gina Robson, o destaque dado à capital potiguar é merecido, apesar das dificuldades enfrentadas pela pasta para fortalecer o setor turístico no Rio Grande do Norte. O principal assunto abordado pela gestora, em meio às reclamações, diz respeito à malha aérea que serve ao estado. “O número de voos que servem o RN está muito distante do que queremos e gostaríamos. Se hoje ainda conseguimos resultados expressivos, isso se deve às belezas naturais da cidade à receptividade da nossa população”, reconheceu.

A secretária também citou o fato de Natal ser uma cidade relativamente pequena, o que configura um atrativo a mais para quem deseja fugir dos grandes centros e dos problemas característicos das cidades maiores. “Até mesmo esse certo provincianismo daqui ajuda, mas creio que há muito a ser melhorado”, comentou Gina Robson. Já a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), através de seu titular, Fernando Bezerril, adota um discurso mais otimista quanto ao atual panorama do turismo local. 

O secretário esteve reunido quarta-feira com representantes de diversas entidades ligadas ao setor turístico no RN, como o Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Micro Empresa (Sebrae/RN) e a Federação do Comércio (Fecomercio/RN), além da Empresa de Promoções Turísticas do RN (Emprotur), para traçar o planejamento de divulgação da capital potiguar no segundo semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário