O projeto mais impactante para a cidade é a reformulação das avenidas Salgado Filho, Hermes da Fonseca, Bernardo Vieira, Coronel Estavam, Mário Negócio e Rio Branco. Este projeto é para instalar corredores de ônibus exclusivos e semi-exclusivos, além de construir novos abrigos de passageiros nas avenidas.
O recurso para as obras, no valor global de R$ 104 milhões, foi garantido, pelo governo federal, ainda no final de 2012. No entanto, segundo Walter Pedro, a maior dificuldade foi em não ter um projeto básico no momento da garantia dos recursos. “Recebemos o dinheiro, mas não tínhamos o projeto. Esse tempo, um ano e meio, foi para elaboração do projeto básico”, explica. “Estamos fazendo reajustes no plano básico e o prazo teve de ser ampliado”, coloca.
O projeto básico, que deveria ter sido feito em meados de janeiro deste ano. Em setembro de 2013 a empresa Tectran venceu a licitação de R$ 1 milhão para este serviço. A expectativa é que em setembro seja licitado a elaboração do projeto executivo e execução da obra.
Para o mesmo mês está previsto a ampliação do sistema binário da cidade. Já foi anunciado, desde 2013, a mudança nas avenidas Nascimento de Castro, Antônio Basílio, São José e Jaguarari. No caso, o secretário disse que as duas primeiras vias estão na fase do projeto de sinalização. “Tem uma equipe fazendo as avaliações, para sabermos os custos com a implantação da sinalização”, disse.
“No mais tardar, em setembro estamos iniciando a operacionalização”, garante, acrescentando que para as avenidas São José e Jaguarari, depende ainda de um estudo da movimentação do sistema binário das avenidas Mor Gouveia e Jerônimo Câmara, não previstas na época do projeto.
A mudança do sentido das vias principais de entrada na cidade, avenidas Prudente de Morais e Salgado Filho, é um dos projetos mais antigos. “Fizemos um estudo duas vezes, uma na década de 90 e outra em 2010. Nas duas vezes não houve boa conclusão quanto ao custo-benefício”, relembra. “Mas, vamos esperar todos esses outros projetos serem executados e estudar novamente a possibilidade”, disse.
Enquanto isso, mais estudos e projeto para obras chegam à Secretaria. Uma delas é a possibilidade da construção de uma terceira ponte em direção a Zona Norte de Natal. Ontem, houve a primeira reunião técnica na Semob para delinear as as prerrogativas técnicas do Estudo de Viabilidade Técnica da Terceira Ponte.
“Não há orçamento, nem prazos previstos. O estudo que vai dizer”. Depende também da finalização do projeto do Pró-Transporte que altera as vias próximas às atuais pontes, Newton Navarro e do Igapó.
O que está previsto
Quatro projetos estão em fase de estudos
- Corredores exclusivos e semiexclusivos em seis avenidas da cidade (avenidas Salgado Filho, Hermes da Fonseca, Bernardo Vieira, Coronel Estevam, Mário Negócios e Rio Branco);
- Sistema binário de quatro vias (Nascimento de Castro e Antônio Basílio; São José e Jaguarari);
- Sistema binário nas avenidas Prudente de Morais e Salgado Filho;
- Terceira ponte para a zona Norte.
O recurso para as obras, no valor global de R$ 104 milhões, foi garantido, pelo governo federal, ainda no final de 2012. No entanto, segundo Walter Pedro, a maior dificuldade foi em não ter um projeto básico no momento da garantia dos recursos. “Recebemos o dinheiro, mas não tínhamos o projeto. Esse tempo, um ano e meio, foi para elaboração do projeto básico”, explica. “Estamos fazendo reajustes no plano básico e o prazo teve de ser ampliado”, coloca.
O projeto básico, que deveria ter sido feito em meados de janeiro deste ano. Em setembro de 2013 a empresa Tectran venceu a licitação de R$ 1 milhão para este serviço. A expectativa é que em setembro seja licitado a elaboração do projeto executivo e execução da obra.
Para o mesmo mês está previsto a ampliação do sistema binário da cidade. Já foi anunciado, desde 2013, a mudança nas avenidas Nascimento de Castro, Antônio Basílio, São José e Jaguarari. No caso, o secretário disse que as duas primeiras vias estão na fase do projeto de sinalização. “Tem uma equipe fazendo as avaliações, para sabermos os custos com a implantação da sinalização”, disse.
“No mais tardar, em setembro estamos iniciando a operacionalização”, garante, acrescentando que para as avenidas São José e Jaguarari, depende ainda de um estudo da movimentação do sistema binário das avenidas Mor Gouveia e Jerônimo Câmara, não previstas na época do projeto.
A mudança do sentido das vias principais de entrada na cidade, avenidas Prudente de Morais e Salgado Filho, é um dos projetos mais antigos. “Fizemos um estudo duas vezes, uma na década de 90 e outra em 2010. Nas duas vezes não houve boa conclusão quanto ao custo-benefício”, relembra. “Mas, vamos esperar todos esses outros projetos serem executados e estudar novamente a possibilidade”, disse.
Enquanto isso, mais estudos e projeto para obras chegam à Secretaria. Uma delas é a possibilidade da construção de uma terceira ponte em direção a Zona Norte de Natal. Ontem, houve a primeira reunião técnica na Semob para delinear as as prerrogativas técnicas do Estudo de Viabilidade Técnica da Terceira Ponte.
“Não há orçamento, nem prazos previstos. O estudo que vai dizer”. Depende também da finalização do projeto do Pró-Transporte que altera as vias próximas às atuais pontes, Newton Navarro e do Igapó.
O que está previsto
Quatro projetos estão em fase de estudos
- Corredores exclusivos e semiexclusivos em seis avenidas da cidade (avenidas Salgado Filho, Hermes da Fonseca, Bernardo Vieira, Coronel Estevam, Mário Negócios e Rio Branco);
- Sistema binário de quatro vias (Nascimento de Castro e Antônio Basílio; São José e Jaguarari);
- Sistema binário nas avenidas Prudente de Morais e Salgado Filho;
- Terceira ponte para a zona Norte.
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