Até o final do próximo mês, a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura de Natal (Semopi) espera recuperar todas as bocas de lobo existentes na cidade. Segundo o secretário adjunto de Conservação da Semopi, Walter Fernandes, o principal problema encontrado é que muitas dessas estruturas são destruídas pelo mau uso feito pela população.
Walter Fernandes explica que a prefeitura decidiu fazer uma experiência ao celebrar um contrato específico para recuperação das bocas de lobo da capital potiguar. “Havia um contrato para fazer a manutenção da rede de drenagem de uma forma geral. Mas resolvemos fazer um trabalho específico nesse sentido, desde junho deste ano, e que tem funcionado muito bem”.
Segundo o adjunto de Conservação da Semopi, essas estruturas costumam quebrar com mais frequência devido à passagem de automóveis sobre elas. “Ou quando alguém resolve estacionar em cima das bocas de lobo, o peso dos veículos logo danifica o concreto”.
Walter Fernandes conta que não há uma área específica da cidade onde há mais bocas de lobo danificadas. Porém, ele ressalta que os bairros que possuem redes de drenagem e esgoto receberão a maior quantidade de equipes para o reparo dessas estruturas.
Ainda segundo o secretário, há pontos em Natal que sofrem com o transbordamento das bocas de lobo porque elas foram construídas anteriormente sem o correto dimensionamento da quantidade de água que teriam de absolver. “Há áreas em que a drenagem foi subdimensionada, sem falar no uso incorreto da rede de esgoto por parte da população”.
O contrato para recuperação dessas estruturas tem o prazo de 90 dias e pode ser renovado, caso haja necessidade.
Walter Fernandes explica que a prefeitura decidiu fazer uma experiência ao celebrar um contrato específico para recuperação das bocas de lobo da capital potiguar. “Havia um contrato para fazer a manutenção da rede de drenagem de uma forma geral. Mas resolvemos fazer um trabalho específico nesse sentido, desde junho deste ano, e que tem funcionado muito bem”.
Segundo o adjunto de Conservação da Semopi, essas estruturas costumam quebrar com mais frequência devido à passagem de automóveis sobre elas. “Ou quando alguém resolve estacionar em cima das bocas de lobo, o peso dos veículos logo danifica o concreto”.
Walter Fernandes conta que não há uma área específica da cidade onde há mais bocas de lobo danificadas. Porém, ele ressalta que os bairros que possuem redes de drenagem e esgoto receberão a maior quantidade de equipes para o reparo dessas estruturas.
Ainda segundo o secretário, há pontos em Natal que sofrem com o transbordamento das bocas de lobo porque elas foram construídas anteriormente sem o correto dimensionamento da quantidade de água que teriam de absolver. “Há áreas em que a drenagem foi subdimensionada, sem falar no uso incorreto da rede de esgoto por parte da população”.
O contrato para recuperação dessas estruturas tem o prazo de 90 dias e pode ser renovado, caso haja necessidade.
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