Pages

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Semob aguarda R$ 129 milhões para novas obras de mobilidade em Natal


A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) aguarda que até o final deste ano sejam repassados os recursos no valor de R$ 129 milhões para a execução de várias obras que irão modificar a estrutura de algumas das principais avenidas de Natal. A estimativa, segundo o secretário adjunto de Trânsito da Semob, Walter Pedro, é que essas obras comecem em abril de 2015.

Conforme Walter Pedro, essas obras atingirão principalmente as avenidas Salgado Filho, Hermes da Fonseca, Bernardo Vieira, Prudente de Morais, Coronel Estevam, Rio Branco e Mário Negócio. Essas alterações visam melhorar o fluxo de veículos e transformar essas vias em corredores.

As principais alterações, segundo o adjunto da Semob, serão a criação de corredores exclusivos e semi-exclusivos para o transporte público da cidade; a construção de passeios públicos concretados ao longo dessas avenidas; a instalação de pontos de ônibus com cobertura nessas vias; a reformulação da sinalização; e a sincronização dos semáforos.

“Dividimos essas obras em corredores. Por exemplo, o da Av. Mario Negócio vai se iniciar desde a Av. Juqueira Aires, na Ribeira, até chegar ao viaduto da Urbana, nas Quintas. Outro corredor é o da Av. Coronel Estevão, que se inicia na Av. Rio Grande do Norte, em Cidade da Esperança e vai até o final da Av. Rio Branco, na Ribeira. Assim também será com as avenidas Salgado Filho e Hermes da Fonseca”, detalha o secretário.

Além disso, a Av. Bernardo Vieira deverá ser reestruturada, ampliando o corredor de ônibus até a Av. Xavier da Silveira, em Morro Branco, bem como será alterada a sinalização da via.

Ainda conforme Walter Pedro, serão construídos túneis entre os cruzamentos das avenidas Bernardo Vieira com Prudente de Morais e Salgado Filho com Alexandrino de Alencar. Também devem ser erguidos viadutos nos cruzamentos com a linha férrea da Av. Bernardo Vieira e da Av. Engenheiro João Hélio Alves Rocha, este no bairro Planalto.

O adjunto da Semob ressalta que o prazo para execução dessas obras é de dois anos e que elas serão executadas em etapas. “A população vai sentir de novo alguns incômodos no trânsito, mas todos nós temos de entender que essas alterações trarão melhorias no fluxo, a exemplo das que foram feitas no entorno da Arena das Dunas”, comenta Walter Pedro.

Ainda segundo o secretário, basta a assinatura do financiamento junto à Caixa Econômica Federal, que deve acontecer até o final deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário