Pages

sábado, 30 de dezembro de 2017

Prefeito entrega 22 ruas drenadas e pavimentadas no Parque dos Coqueiros

Fotos João Maria Alves
O prefeito Carlos Eduardo entregou na tarde desta sexta-feira, 29, a obra de drenagem e pavimentação de 22 ruas no Parque dos Coqueiros, Zona Norte de Natal. Depois de uma caminhada pelas ruas, ele visitou a Área de Lazer Marinho Chagas, onde está instalada uma das árvores de natal desta região administrativa. A banda Leão de Judá tocou para a população presente.


O prefeito percorreu as ruas Rio das Ostras, Lago Piratuba, Nestor Galhardo, Maragogi e avenida dos Expedicionários, finalizando a caminhada na Área de Lazer Marinho Chagas.


Esta obra do Parque dos Coqueiros faz parte do projeto Saneamento Integrado, que contempla 85 ruas, recebendo drenagem e pavimentação nas áreas de Parque dos Coqueiros, loteamento José Sarney e Vila Paraíso. O orçamento total deste projeto foi de R$ 27 milhões.

“Tivemos que aumentar a lagoa de captação para atender a obra de drenagem que estamos entregando hoje”, falou o prefeito Carlos Eduardo à população, acrescentando que esta parte da obra deve ser finalizada em breve.


O prefeito também lembrou que em sua administração conseguiu fazer 26 ruas no outro lado do Parque dos Coqueiros e agora está entregando 22 ruas beneficiando moradores e duas escolas. “Quando chovia ficava um caos e impedia o acesso de professores e alunos às escolas”, disse.


Esta obra faz parte de conjunto que contempla mais de 500 ruas drenadas e pavimentação naquela área. Mais de 242 ruas foram feitas em quatro anos, segundo o prefeito, sempre contando com o apoio do senador Garibaldi Alves, em Brasília. 


A próxima etapa será a Vila Paraiso, com 36 ruas entregues no fim de janeiro próximo; 64 no Brasil Novo e em Novo Horizonte, também no final de janeiro e
37 ruas no José Sarney.


“Hoje conseguimos aprovar recursos para os demais bairros desta área para iniciar a obra no próximo ano: Nordelândia, Câmara Cascudo, Boa Esperança, Cidade Praia, Parque Industrial e complementar Vale Dourado”, afirmou o prefeito.


Estiveram ao lado do prefeito Carlos Eduardo, na caminhada pelo Parque dos Coqueiros, o senador Garibaldi Alves, vereadores Eudiane Macedo e Kleber Fernandes, secretários municipais, lideranças comunitárias e população em geral. 


Associação dos Advogados Criminalistas do RN certifica trabalho de segurança pública da Guarda Municipal


 O trabalho de segurança ostensiva realizado pela Guarda Municipal do Natal (GMN) no âmbito da capital e diante das paralisações de setores da segurança pública estadual foi reconhecido pela Associação Brasileira dos Advogados Criminalista - Secção do Rio Grande do Norte (Abracrim-RN). A entidade representativa emitiu Certificado de Bravura em nome do titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), João Paulo Mendes, e da GMN.

O Certificado entregue na manhã desta sexta-feira (29), na sede da Semdes, elogia o titular da pasta e todos os integrantes da Guarda Municipal do Natal apontando a qualidade técnica, a coragem e a bravura pelos serviços prestados a sociedade natalense diante da situação de crise atual. O documento assinado pelo advogado e presidente em exercício da Abracrim-RN, Pedro Alexandre Menezes Gadelha, finaliza registrando o agradecimento da entidade de classe e desejando sucesso na atividade funcional desenvolvida nos órgãos de segurança pública do município.

O secretário da Semdes, João Paulo Mendes, agradeceu o reconhecimento certificado pela entidade dos advogados criminalistas do RN e ressaltou a importância da Guarda Municipal no contexto da segurança pública, exaltando a capacidade técnica do efetivo operacional, o compromisso e a seriedade dos seus integrantes em garantir segurança pública aos cidadãos natalenses. “Essa é uma atitude que motiva e fortalece todos os envolvidos na manutenção da ordem pública da nossa cidade. A Guarda Municipal mostra ainda mais o seu valor e a Abracrim nos cumprimenta com essa honra simbolizando a bravura de quem faz a Semdes”, comentou.

O efetivo de patrulhamento de rua da GMN continua ampliado desde o último dia 21 por determinação do prefeito Carlos Eduardo, no intuito de reforçar a segurança da cidade devido a paralisação das policias Civil e Militar. O número de guardas municipais foi aumentado com a utilização de diárias operacionais, que traz para o serviço regular agentes que estão em gozo de folgas.

As guarnições da GMN estão patrulhando a cidade utilizando não só o armamento de fogo comum, como pistolas 380, mas também o armamento com maior poder letal, a exemplo das espingardas calibre 12.

Em nove dias de reforço e atuação permanente, a GMN já recuperou mais de 40 veículos com queixa de roubo ou furto, além de prender vários acusados de assaltos, clonagem de veículos, arrastões e outros delitos.




terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Natal ganha Plano Municipal do Livro, da Leitura, Literatura e Bibliotecas

Natal ganhou uma importante ferramenta de política pública nas áreas da Cultura e da Educação. Foi publicado na edição desta terça-feira (26) do Diário Oficial do Município, o Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas do Município de Natal (PMLLLB), fruto de um trabalho de 1 ano e meio das secretarias de Cultura (Secult) e Educação e que terá vigência pelos próximos 10 (dez) anos. O projeto foi sancionado pelo prefeito Carlos Eduardo após aprovação pela Câmara Municipal.

O presente Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas (PMLLLB), foi construído entre março de 2014 a outubro de 2015, por meio de diversas atividades e com a formação de um Grupo de Trabalho (GT) que se baseou no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), quanto aos seus quatro eixos: - Democratização do acesso; Fomento à leitura e à formação de mediadores; Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico; Desenvolvimento da economia do livro.

“Natal vem fortalecendo as discussões sobre a emergência de favorecer o acesso da população ao livro e à leitura, por meio de legislações específicas e do engajamento de vários atores sociais. Esse plano faz parte de um esforço conjunto das secretarias da Cultura e Educação e será o documento a ser seguido na próxima década”, comenta o Secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.

Para a construção do Plano do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas, foram realizados dez encontros regionais nas quatro regiões da cidade para colher subsídios e uma equipe conjunta e multidisciplinar que trabalhou todos os eixos e resoluções.

O Plano atende o Decreto Presidencial nº 7.559/2011; a Lei Federal das Bibliotecas Escolares, a Política Estadual do Livro Lei Henrique Castriciano; a Lei da Política Municipal do Livro de Natal e a Lei Municipal de Promoção da Leitura Literária nas Escolas de Natal.

O documento completo pode ser encontrado no portal da Prefeitura do Natal, na edição de hoje do Diário Oficial (DOM), no http://portal.natal.rn.gov.br/_anexos/publicacao/dom/dom_20171226_c030b930ede84a57b669ff87bdc5d805.pdf




sábado, 23 de dezembro de 2017

Ricardo Chaves agita a zona norte em um grande show

O Natal em Natal segue movimentado a capital potiguar neste final de ano. Nesta sexta-feira (22) foi a vez da população da zona norte curtir uma noite repleta de alegria com o show do cantor Ricardo Chaves. O pátio do ginásio Nélio Dias ficou pequeno para segurar o ânimo e a energia do público que foi em peso ao local para assistir à apresentação. O baiano levantou a galera em uma apresentação eletrizante. O prefeito Carlos Eduardo acompanhou o evento ao lado do secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão. 
Foto Alex Régis

A noite começou com o show da banda potiguar Leão de Judá que fez bonito, abrindo os trabalhos no palco da festa. Os artistas locais agradaram em cheio ao público com versões de sucessos nacionais com arranjos de samba/reggae.
Foto Alex Régis
O ponto alto da sexta-feira foi protagonizado por Ricardo Chaves. Ele que é bastante identificado com a capital potiguar e em todas as suas apresentações atrai uma multidão de fãs não decepcionou. Desde os primeiros acordes da sua guitarra até o final, a multidão cantou todos os sucessos da trajetória do artista. Ricardo Chaves fez vários elogios ao público e disse que é sempre um prazer tocar para o público natalense: “Eu amo essa terra. Agradeço por todo o carinho e a gente tem um encontro marcado no carnaval de 2018”, adiantou o cantor que já fechou com a Prefeitura do Natal para fazer uma apresentação no polo de Ponta Negra.

Carlos Eduardo falou sobre o Natal em Natal e destacou que o evento se consolidou e a zona norte tem uma parcela muito importante no sucesso da iniciativa, pois os eventos da programação da festa que ocorrem na região contam sempre com uma grande participação popular: “A zona norte nunca decepciona e o público daqui sempre responde positivamente. Ricardo Chaves tem uma empatia muito grande com a cidade e fez um grande show”.
O Natal em Natal além do aspecto cultural gera também um impacto muito importante na economia local. O exemplo disso é o autônomo Elias Silva. Ele foi ao pátio do ginásio para vender cerveja e churrasquinho. O ambulante comemorou o resultado das vendas: “Estou muito satisfeito com o apurado. O que faturei hoje vai servir para pagar minhas despesas domésticas e ainda sobrou para comprar o material escolar dos meus filhos. O bom que neste sábado tem mais”.

Neste sábado (23) será a vez de Fagner subir ao palco montado no pátio do ginásio Nélio Dias para se apresentar. O show começa às 21 horas. 



A Segurança do evento foi garantida com a Guarda Municipal do Natal (GMN).  A missão foi cumprida um efetivo de 40 guardas municipais que cobriram toda a área do evento evitando assim que qualquer tipo de ocorrência fosse registrada.

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Aniversário da cidade ao som de Pedrinho Mendes na Árvore de Mirassol

O dia do aniversário da cidade, também será um momento marcante na história da música potiguar. Na próxima segunda-feira (25), na Árvore de Mirassol, o cantor Pedrinho Mendes sobe ao palco para cantar o repertório que imortalizou há três décadas em “Esquina do Continente”, com o clássico “Linda Baby”. O show começa às 19h e faz parte da programação do Natal em Natal, promovido pela Prefeitura do Natal. A entrada é gratuita.
 
Pedrinho Mendes faz uma viagem por toda sua obra. Desde os clássicos “Linda Baby”, “Esquina do Continente”, “Uma Vez”, “Alegres Meninos” e tantos outros de um repertório que se aproxima das quatro décadas de composições. Nome icônico da nossa música, Pedrinho Mendes também irá ganhar um DVD ao Vivo gravado durante o show da próxima segunda-feira.
 
“Não é somente uma homenagem pelos 30 anos da música que se fixou como representativa da cidade como também por toda sua obra e parcerias musicais que mantem. Nada melhor que brindar isto no aniversário da cidade e imortalizar com uma gravação ao vivo”, comentou o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Viaturas da Guarda Municipal vão patrulhar área comercial do Alecrim e Cidade Alta

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por meio da Guarda Municipal do Natal (GMN) estará nesta quinta-feira (21), concentrando o efetivo de guardas municipais e viaturas operacionais no patrulhamento ostensivo das áreas comerciais dos bairros do Alecrim e de Cidade Alta. A medida visa garantir o funcionamento do comércio, levando segurança aos lojistas e a população que frequenta essas localidades.

O plano é deslocar oito viaturas para patrulhar durante todo o horário de funcionamento do comércio as ruas e avenidas comerciais do Alecrim e Cidade Alta. Serão utilizados um efetivo de 22 guardas municipais divididos nos dois principais polos de comércio popular da capital. Os guardas vão atuar em rondas e em ponto base nos locais de maior movimentação de pessoas.

De acordo com o comandante da GMN, Michel Dantas, o plano é evitar ações criminosas como as que foram registradas horas atrás na região comercial da cidade. “A Guarda Municipal estará nas ruas cumprindo a sua missão preventiva de zelar pela segurança do cidadão. Atuaremos apoiando as demais forças de segurança para que o cidadão possa ter tranquilidade para sair de casa e realizar suas compras”, comentou.

Durante todo o dia os guardas municipais lotados em todos os grupamentos operacionais da GMN estarão sob alerta para qualquer necessidade. O setor de videomonitoramento do Gabinete de Gestão Integrada Municipal da Semdes também vai se manter atento com guardas municipais monitorando os locais onde há vigilância feita por câmeras de segurança da Prefeitura.

Recuperação de Veículos
Equipes de patrulhamento noturno da Guarda Municipal do Natal (GMN) recuperaram na noite dessa quarta-feira (20), três veículos com queixa de roubo. Os automóveis localizados foram uma caminhonete Hilux e uma Cherokee, no bairro das  Rocas, e um Ford Fiesta (táxi), no bairro de Cidade Nova.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Projeto 10 vence I Copinha de Futebol Sub-13


Na noite desta terça-feira (19) o Palácio dos Esportes Djalma Maranhão foi palco do confronto final da I Copinha de Futebol Sub-13. A competição teve como finalista os times Projeto 10, das Rocas, e Sou do Rio, do Igapó. Com placar de 5x1, o Projeto 10 sagrou-se campeão do torneio. O campeonato reuniu 15 equipes de projetos sociais da cidade do Natal, sendo realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL).

Pela primeira vez a SEL realizou uma copa de futebol com crianças em fase de iniciação esportiva. Os clubes participantes aprovaram a iniciativa. "Achei importante pois Natal ainda não tinha copa nessa categoria menor. Eu acho que se deve fazer um trabalho maior com crianças e o esporte na faixa dos 9, 11 e 13 anos, pois o aprendizado é maior. Foi muito proveitosa e espero que próximo tenha ainda mais equipes", disse o dirigente do Projeto 10, Neto Ramos.

Para a Secretária de Esporte e Lazer, Danielle Mafra, a experiência inédita foi positiva. "Tivemos meninos revivendo os momentos de glória no Palácio dos Esportes, nossa praça histórica esportiva. A competição foi muito boa, com participação de vários projetos sociais e fomentando ainda mais o esporte em nossa cidade", afirma.

A Copinha de Futebol Sub-13 teve duração de aproximadamente 1 semana. Nesse período, o artilheiro da competição, Erick Batista, que também integra clube Projeto 10, indica que pontuou cima da média. "Fiz 30 gols e estou muito feliz com meu resultado e com a Copinha Sub-13. Meu desempenho foi acima da média e próximo ano quero me superar ainda mais", revela.


A Copa Natal de Futebol Sub-15 também segue ocorrendo no Campo de Brasília Teimosa, com quartas de final disputadas na tarde desta quarta (20), às 15h, e semifinais e final no sábado (23), a partir das 8h. A Secretaria de Esporte agora passa a contar conta com cinco torneios fixos no calendário esportivo da cidade: Sub13, Sub15, Sub17, Futebol Feminino e Copa dos Campeões de Bairros.

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Festival #Ribeira360º - edição 2018 fecha o calendário do Natal em Natal com muita música


O Palco 360 graus está de volta! Criado para celebrar a lendária Rua Chile e o protagonismo da música potiguar, o Festival #Ribeira360º chega ao segundo ano repleto de novidades para movimentar a cultura do bairro histórico da Ribeira, no início de 2018. Para começar, em vez de duas serão três noites de festival, de 5 a 7 de janeiro no largo da Rua Chile e demais espaços culturais do entorno.  O evento encerra o calendário do Natal em Natal e terá show de abertura com acesso gratuito para o público, no dia 5 de janeiro. A atração é o cantor e compositor Waldonys, herdeiro da tradição de Luiz Gonzaga, ao lado da banda potiguar de forró Bando das Brenhas, às 20h, no Palco 360º.

O festival conta com patrocínios da Prefeitura Municipal do Natal, Praia Shopping por meio do Programa Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura e NatalCard e apoio cultural da Codern – Companhia Docas do RN. Já os ingressos promocionais para os dias 6 e 7 (sábado e domingo) estão à venda na versão online no Sympla  (https://www.sympla.com.br/festival--ribeira-360-2018__204712) ao preço de R$ 15 e R$ 30 (mais taxas).

Idealizado pelo produtor cultural Marcílio Amorim, a segunda edição do festival ocupará o largo da rua Chile e alguns espaços culturais que compõem o atual cenário de entretenimento do bairro, como o Atelier Bar, Bar The Alchemist e o Galpão 29.

Grandes encontros estão programados para a edição. Além da abertura com Waldonys e Bando das Brenhas, o festival já fechou o line up do palco principal. O sábado (6) começa às 19h será aberto com Rastabrothers e Dudu Aire com participação de Androla e Filipe Toca.

Na sequência tem Luísa & Os Alquimistas apresentando o novíssimo álbum “Vekanandra”, uma mistura de diva cigana com o brega latente da música nordestina. Sobre o trabalho, trata-se de “uma viagem estética que mistura universos, remetendo à imagem da mulher que ganha a vida nos palcos, o disco é das divas da antiga Era do Rádio, mas também das cantoras de bregafunk, frequentes nos canais de televisão do Nordeste”.

Na mesma noite do Palco 360º chega para abalar a cantora e compositora Khrystal, com seu disco “Não deixe para amanhã o que você pode deixar para lá”, lançado em 2016 e mais sucessos da carreira. Na sequência se apresenta a banda potycarioca Pietá, formada por Juliana Linhares e os instrumentistas, compositores e arranjadores Frederico Demarca e Rafael Lorga. A noite de sábado ainda traz a banda DuSouto, com seu recém-lançado “Conecta” e terá um encerramento carnavalizado com o balanço da Orquestra Greiosa, que está cheia de gás em sua mistura de ritmos.


Participações-surpresa estão programadas para as duas noites. Mais novidades no domingo (7) do Palco 360º, com muito rock, psicodelia e experimentações sonoras.  Apresentação da Shaman Tribal Co, Joseph Little Drop, Mahmed, Skarimbó, Igapó de Almas, encerrando com Far From Alaska, apresentando seu premiadíssimo álbum Unlikely (2017), em que passeia por diferentes sonoridades e atmosferas, sem deixar de lado o rock incendiário que a consagrou. Os Palcos do Ateliê Bar (Pista eletrônica), Galpão 29 (Bandas alternativas e projetos experimentais) e After (The Alchemist) ainda terão seus lineups fechados em breve.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Espetáculo “En Promenade” será apresentado sexta-feira e sábado no Palácio dos Esportes


O tradicional Ballet Municipal do Natal e a Escola Professor Roosevelt Pimenta, núcleos pioneiros na prática e no aprendizado em nossa cidade, também estarão presentes na programação do Natal em Natal 2017, com a apresentação do espetáculo “En Promenade, a História da Dança”, dias 8 e 9 de dezembro, no Palácio dos Esporte, sempre às 19h.

Sob o comando do coreógrafo e professor Dimas Carlos, o Ballet Municipal do Natal fará duas apresentações abertas ao público e ainda a Mostra Potiguar de Dança antes do espetáculo do dia 8 (sexta). Este ano, os convidados especiais serão os bailarinos Anne Jullieth e Afonso Garcia, da Companhia Brasileira de Danças Clássicas.
Dimas Carlos e equipe abrem uma janela histórica para relatar num espetáculo a história da dança colocando em cena 300 pessoas, entre alunos do Ballet na Escola Professor Roosevelt Pimenta, pais, professores e convidados.

Tradicionalmente, o espetáculo de fim de ano é um momento único. “É um momento especial para os alunos que estiveram durante todo o ano ensaiando e participando da escola. Eles terão oportunidade de estar ao lado de grandes nomes do ballet clássico no Brasil”, comenta Dimas Carlos.

Uma das convidadas é a piauiense Anne Jullieth, 15 anos, revelação da dança clássica. Participou de festivais mundiais, entre eles um dos maiores concursos de dança do mundo, o Youth America Gran Prix (YAGP) e esteve na grande final do XIII Moscow International Ballet Competition.  Representante piauiense no olimpo do balé mundial, “Julie”, como prefere ser chamada, cresceu entre pliés e espacates (passos tradicionais do estilo) e seus pais são bailarinos e professores de dança.

Este ano o espetáculo terá um toque especial. A abertura será com um trabalho de continuidade de políticas públicas no incentivo aos grupos locais de produção de dança urbana e agregados. “Vamos ampliar nos próximos anos para um encontro de produção em dança nas comunidades que ultimamente tem produzido grandes trabalhos e nos representados muito bem nos festivais nacionais no ano de 2017”, comenta Dimas Carlos.  

Na sexta-feira (8), a partir das 19h, tem a Mostra Potiguar de Dança, com grupos que se destacaram ao longo do ano. Às 19h30 tem o espetáculo de fim de ano “En Promenade”, com alunos, pais, professores e os bailarinos convidados. A apresentação tem duração de uma hora. No sábado o espetáculo também começa às 19h.

“Trata-se de uma ação do Núcleo de Dança que estará realizando sua primeira Mostra de Dança. Nossa intenção é que esta apresentação de grupos antes do espetáculo de fim de ano seja repetida todos os anos”, comentou Dimas Carlos.  “Convidamos grupos que participaram do 2º Tanz Festival de Dança, grupos que realizaram seus espetáculos anuais e grupos que sempre foram parceiros”, revela.

Criado em 1974, o Núcleo de Dança da Prefeitura do Natal conta com equipe de professores e coreógrafos. O núcleo conta com a Escola Municipal de Balé Professor Roosevelt Pimenta e o Balé da Cidade do Natal.


  
 SERVIÇO
“En Promenade A História da Dança”
Espetáculo de Dança
(Ballet Municipal do Natal/ Escola Professor Roosevelt Pimenta)
Palácio dos Esportes
Dias 8 e 9. Ensaio dia 7
Sempre às 19h

Entrada franca

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Natal já aplicou mais de 700 mil doses de vacina este ano

Uma das principais armas na prevenção de diversos tipos de doenças, a vacinação recebe atenção especial por parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o que pode ser constatado pelos números. Este ano, 737.458 mil vacinas já foram aplicadas. 

A que teve maior procura foi a contra ‘influenza’, com 223.030, seguida por: hepatite B, com 105.872; dT, com 59.380; VOP, com 39.192; Meningocócica C, com 35.895; e BCG, com 31.340. A SMS ainda tem registro de vacinas de Pentavalente, Poliomielite inativada, Pneumocócica 10, Rotavírus, Tríplice Viral, Tetraviral, Hepatite A, DTP, HPV, Varicela, dTpa, Febre Amarela, Poliomielite oral e antirrábica humana. 

Diante dos números, Aline Bezerra, chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica da SMS, destacou a importância das imunizações. “A vacinação tem uma relevante importância para a saúde coletiva em nosso município, prevenindo agravos com risco epidemiológico, reduzindo a gravidade, bem como a mortalidade pelas doenças”. 

Durante todo o ano, Natal participou de campanhas de vacinação para intensificar as ações de imunização, como contra a Influenza e a Multivacinação para crianças e adolescentes. 

“A intensificação das ações de imunização se mostra importante, pois tem como função básica conscientizar a população a respeito da segurança proporcionada pelo exercício imunizatório, que se estende a todos os ciclos de vida”, afirmou Aline Bezerra. 
Vale salientar que a vacinação é 'porta aberta', ou seja, a população pode buscar qualquer unidade de saúde, mesmo que não seja de sua área de cobertura, para ser imunizada. 

Natal Em Natal na Zona Norte com projeto circo na praça de sexta a domingo no Jesiel Figueiredo


A magia do circo estará presente na programação do Natal em Natal, promovido pela Prefeitura do Natal e coordenado pela Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte). De sexta-feira (1) até domingo (3), no Espaço Jesiel Figueiredo, na Zona Norte, o público poderá apreciar o projeto Circo na Praça, que vai reunir as principais companhias do gênero na nossa cidade.

Nesta sexta-feira (1) tem apresentação do mágico Ney Saturno, um dos principais nomes da nova geração de mágicos potiguares. No sábado é a vez dos consagrados atores da Tropa Trupe e seus números de encantamento que vão desde números tradicionais e participação da plateia. No domingo é a vez da Companhia Ladrões de Sorrisos. Todos os números e apresentações são voltados para a família e começam sempre às 17h, com entrada franca.


O projeto Circo na Praça faz parte da programação do Natal em Natal e contempla ações culturais e de lazer na Zona Norte de Natal, que terá na próxima semana o Circuito Cultural com shows de bandas de garagem, hip hop, arte urbana e grafitti. A coordenação é do ator e diretor Grimário Farias e do núcleo teatral da Secretaria de Cultura de Natal.

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Escola Municipal Palmira de Souza realiza Mostra sobre diversidade e sustentabilidade


“No que a gente é, no que a gente faz, no que a gente pensa; todos têm diferença, desde nascença!”. Retratando a diversidade e o desenvolvimento sustentável, a Escola Municipal Professora Palmira de Souza promove esta semana a III Mostra ParmirARTE com o tema “Cultura e sustentabilidade na escola”. Realizado na instituição de ensino, localizada no conjunto Santa Catarina, Zona Norte, o evento ocorre entre esta quinta-feira (30) e sábado (02).

Fotos: Manoel Barbosa
Para a abertura das atividades foram convidados os autores Cláudia Barbosa, Maurício Garcia e Clenilson Silva, cujas obras foram trabalhadas na escola durante este ano letivo, abordando, entre outros, o tema da mostra. Em seu bate-papo com alunos, pais e professores, Clenilson Silva deixou a mensagem: “Precisamos conversas com as crianças sobre leitura. A leitura nos traz um reflexo sobre o que é cidadania”.

Entre as conversas com os escritores, estudantes apresentaram os temas de suas turmas com música, encenação e leituras. Dentre os trabalhos estiveram a contação de história “O cabelo de Lelê”, de Valéria Belém; uma coreografia da música “Morena de Angola”, de Clara Nunes e encenação do conto popular “O casamento da Princesa”, todos representando a herança e a cultura africana.

A diretora administrativa da escola, Luciana Barbosa, destaca o motivo de escolher a cultura africana para várias das atividades em desenvolvimento na escola: “Nós trabalhamos bastante a cultura brasileira, o folclore indígena, mas a gente esquece da raiz africana. Então este ano alguns eventos da escola prestigiaram essa cultura”.

A gestora aponta a importância de eventos como a Mostra: “A gente percebe como os alunos se envolvem, como gostam. E sabemos também que isso é importante para o desenvolvimento da criança, no sentido de como falar em público e como se colocar em determinadas situações”.

A aluna Júlia Mariana da Silva, de 8 anos, apresentou a história O cabelo de Lelê e afirma: “Eu aprendi que ninguém é igual a ninguém, que todo mundo nasceu diferente”. Raíssa Victória Cruz, de 9 anos, encenou a peça O casamento da Princesa. “O que eu mais gostei foi que a princesa seguiu o coração dela”, contou. Maria Cecília da Silva, também de 9 anos, diz que acha interessante apresentar seus trabalhos e que fez uma pesquisa sobre o frevo: “Eu gosto de aprender sobre culturas diferentes”.

Nos próximos dias, a programação segue com atividades diversificadas dentro do tema norteador da Mostra, realizadas por alunos e convidados. Os estudantes promoverão exposições nas salas de aula, e também participarão do evento voluntários que atuam no espaço da escola, com balé, hip hop e violão.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Atendimento às mulheres em situação de violência é ampliado


O prefeito Carlos Eduardo inaugura, na próxima sexta-feira (24) às 16h, a nova sede do Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser (CREN), equipamento da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul) que atende mulheres em situação de violência doméstica. O endereço, que antes era na zona norte de Natal, será agora na Avenida Bernardo Vieira, bairro de Dix-Sept Rosado, 2280, próximo à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).

Foto: Alex Régis
Com a mudança, além de estar numa localização mais acessível para as mulheres moradoras dos diversos bairros da capital e que necessitam do atendimento, as novas instalações do CREN também possibilitarão ampliar o número de atendimentos e o leque de serviços. O equipamento continua oferecendo assistência psicossocial e jurídica para as usuárias, mas também dispõe de estrutura para oferecer capacitações e formações profissionais para as mulheres.

A nova estrutura física conta a recepção, salão multiuso, quatro salas para atendimento de acolhimento, uma sala para atendimento jurídico, uma para atendimento de serviço social, outra para acompanhamento psicossocial e mais uma para atendimento psicológico. Conta ainda com brinquedoteca, espaço da mamãe – com estrutura para mães com bebês, copa, cozinha, coordenação, sala de reuniões, além de banheiros para usuárias e servidores.

“Esperamos que, com a mudança, as mulheres tenham mais acesso aos serviços do nosso Centro de Referência, que além de prestar atendimento às mulheres que se encontram em situação de violência doméstica, também entenderá os serviços para as mulheres de um modo geral, que queriam participar das capacitações que iremos oferecer”, planeja Andréa Ramalho, secretária da SEMUL.

Na semana seguinte à inauguração, de 27/11 a 01/12, serão oferecidos serviços de saúde, habitação e assistência social, como a realização de palestras, consultas, exames preventivos, massagens, vacinação e testes rápidos, além de orientações sobre o cadastro do programa Minha Casa Minha Vida.

16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

A inauguração da nova sede do Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser faz parte da programação da campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, que ocorre em nível nacional a partir do próximo dia 20 – Dia Nacional da Consciência Negra. Em nível internacional, começa no dia 25 - Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres e vai até o dia 10/12 - Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A campanha foi criada em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership– CWGL), resolveram criar o evento com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. Atualmente, cerca de 150 países desenvolvem esta campanha.

Os “16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher” se caracterizam por reunir datas importantes para o enfrentamento à violência de gênero e de respeito aos direitos humanos. 

Datas:
20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra
25 de novembro – Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres
1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à AIDS
6 de dezembro – Dia Nacional da Mobilização de Homens pelo fim da violência contra a mulher – Laço Branco – Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá)

10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Consultório na Rua desenvolve diversas ações de promoção à saúde para população em situação de vulnerabilidade

O Consultório na Rua se mostra como uma estratégia que procura ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços básicos de saúde. Em Natal, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve o serviço, de caráter itinerante, atua com três equipes, contanto com profissionais de nível superior (enfermagem assistência social e psicologia) e nível médio (técnicos em enfermagem) que se dividem em UBSs do Distrito Leste e Distrito Sul, contemplando a USF de Ponta Negra, a UBS São João e a Unidade Mista de Mãe Luiza, além do Centro POP.
“O Consultório na Rua tem a função de universalizar o acesso à saúde, no tocante ao acesso integral ao SUS. A partir disso, buscamos facilitar este acesso à população que se encontra em estado de vulnerabilidade, fazendo a vinculação dessas pessoas por meio do serviço de atenção básica, bem como instruindo-as a respeito de seus direitos, propiciando o acesso a documentos básicos e o cartão do SUS”, observou Glícia Kalliani, coordenadora do Consultório na Rua (SMS).

Glícia destacou que o Consultório na Rua realizou somente este ano, duas grandes ações que foram, consultas com médicos, dentistas, enfermagem possibilitando teste rápido para HIV, sífilis e Hepatite, curativos, vacinas, atendimento psicológico, além da oferta de corte de cabelo e bazar gratuito, integrando as três equipes com suporte e apoio da Unidade Básica de Saúde de São João.

A outra ação foi em alusão ao Outubro Rosa que aconteceu na Unidade Mista de Mãe Luiza, destinado para mulheres em situação de rua, com oferta de preventivos, testes rápidos, corte de cabelo, sobrancelhas, maquiagem, rodas de conversa, relaxamento, distribuição de absorventes, brindes e lanche.

“E na rotina diária foram desenvolvidas rodas de conversas nos serviços da assistência, seja Centro POP como também no Albergue Municipal de Natal, sobre temas variados como DSTs, cuidado pessoal, tuberculose, entre outros”.

“Com as ações conseguimos garantir acolhimento dos serviços de saúde para a população em situação de rua. Essas atividades são momentos importantes tanto para os serviços, como para e profissionais que realizam o atendimento, pois percebem essa população como um usuário de direitos e deveres e muitas vulnerabilidades. Para a população em situação de rua, conseguimos trabalhar ações de promoção da saúde e prevenção de doenças e fazer a vinculação para que eles possam ter o acesso aos serviços de saúde, mesmo sabendo que não existe endereço fixo. Também a proposta é desenvolver a autonomia deles”, finalizou.

O Consultório na Rua, programa do Ministério da Saúde instituído pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), que visa ofertar atenção integral à saúde básica para pessoas em situação de rua, prepara ações preventivas ao HIV/AIDS para o mês de dezembro. Serão realizadas, no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), localizado na região do Baldo (Barro Vermelho), atividades voltadas à redução de danos, com testes rápidos de HIV e Hepatite (B e C), e ainda distribuição de preservativos.


sábado, 18 de novembro de 2017

Festival da Ginga começa neste sábado na Praia da Redinha



A Praia da Redinha vai sediar a partir deste sábado (18), mais uma edição do Festival da Ginga. O evento promovido pela Prefeitura do Natal e organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, integra a programação do Natal em Natal e vai oferecer aos apreciadores da famosa Ginga com Tapioca, que é considerado patrimônio imaterial da cidade, várias variações da iguaria.

O Festival que acontecerá até o dia 16 de dezembro, sempre das 9h às 17h, vai disponibilizar em boxes do Mercado Público da Redinha e nos quiosques da orla marítima pratos diversificados com a Ginga com Tapioca, objetivando valorizar ainda mais a iguaria que é bastante apreciada por natalenses e turistas.

Fotos: Alex Régis
Em sua segunda edição o Festival da Ginga vai realizar no Redinha Club, das 12h às 13h na abertura do evento, o concurso com variações da Ginga com Tapioca. Trinta pratos diferentes estão inscritos e serão avaliados por uma comissão julgadora composta por cinco especialistas em gastronomia. O resultado do concurso será conhecido no dia 16 de dezembro, no encerramento do festival.


Para a secretária municipal de Turismo, Christiane Alecrim, o Festival da Ginga é mais uma oportunidade de valorizar a cultura gastronômica potiguar, além de ser uma ótima opção de lazer para natalenses e turistas. 

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Enconat abre espaço para a inclusão de pessoas com deficiência

Fotos: Manoel Barbosa


Uma noite de emoção e irreverência no palco do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), durante os concertos do 23º Encontro de Corais da Cidade do Natal e do 15º Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat).

Superando adversidades rotineiras o Coral Vivendo o Canto, formado por pessoas com deficiência, principalmente visual, emocionou o público pela sensibilidade da apresentação e da alegria de participarem de um evento.
 
Aos 83 anos a dona de casa Noêmia Andrade, estava na plateia atenta aos concertos, e relembrou o período em que também foi coralista. “Eu cantei em coral na juventude. Muito tempo depois, já casada, participei durante cinco anos do Coral da Igreja de Cristo. Eu gosto muito de cantar. Esse evento é maravilhoso. Fico emocionada”.

Presente ao evento, o professor Gueidson Pessoa, que leciona no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN-Central), e atua também em corais, destacou a importância do Enconat. “Ate onde me consta é o único evento que conheço que promove um grande encontro de coralistas. É um momento de socialização do que está acontecendo nacionalmente no canto coral”.

A professora da Rede Municipal de Ensino de Natal, Vanda Cláudia Barros faz questão de prestigiar todos os anos o Enconat, principalmente para acompanhar o desempenho do filho Pedro Henrique Barros, tenor do Grupo Vocal Acorde.

A pedagoga Vanda Barros destaca que o evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Natal, coordenado pela professora Rosângela Albuquerque, reúne uma diversidade musical de excelente qualidade. “Aqui se apresenta grupos de todos os formatos: religiosos, de associações, de professores, de aposentados e pessoas com deficiência. Isso é muito bonito!”.

Subiram ao palco na noite desta quinta-feira (16), o Coral Vivendo o Canto, Coral do Sebrae RN, Coral Rouxinol da ARPI, Coral Voz do Amor da LIGA, Coral Vozes do Potengi, Grupo Vocal Acorde, Coral Vale Vocalis, Coral NatalCard, Coral Vozes da Coteminas e Coral Vozes do Torreão.